Comprar apartamento pequeno: kitnet, studio ou apartamento com 1 quarto

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Compra apartamento pequeno: imagem da fachada de um prédio de apartamentos com janelas de vidro

A possibilidade de investir em um apartamento pequeno tem sido olhada com muito carinho por compradores de imóveis, seja pela tendência dos aluguéis, por necessidade própria ou comodidade.

Há um interesse comercial crescente em apartamentos menores, já que podem ser alugados por estudantes ou por profissionais de cidades grandes que desejam morar mais perto do trabalho. Além disso, têm sido uma escolha de jovens adultos e casais que não querem pagar aluguel e desejam, desde cedo, investir na casa própria.

Se esse é o seu caso e você acha que um apê pequeno acolhe todas as suas necessidades, esse post vai te ajudar a descobrir todos os detalhes para a compra desse tipo de imóvel.

Aqui, vamos tirar as suas dúvidas sobre apartamento com 1 quarto, kitnet e apartamento studio e debater qual é o imóvel ideal para as suas demandas. Faça uma boa leitura.

Apartamento kitnet

Vamos começar falando sobre o apartamento kitnet. Estes imóveis são conhecidos por serem muito compactos, já que, geralmente, não possuem divisórias, com exceção do banheiro, é claro. Por isso, nas kitnets à venda, você irá encontrar um grande cômodo, que costuma englobar quarto, sala e cozinha. 

Em alguns casos, os prédios com apartamentos kitnet não possuem muitas opções de lazer, mas não deixam nada a desejar no quesito funcionalidade. Afinal, você pode encontrar imóveis com uma área de serviço comunitária à disposição, o que ajuda a economizar espaço dentro da sua casa. 

Mas, se por um lado economizam espaço,por outro não poupam na versatilidade. O que isso significa? Bem, você pode customizar o seu apartamento do jeito que desejar, como apostar no conceito de ambientes abertos ou instalar divisórias móveis entre o quarto e a área comum, por exemplo.

Quem procura um apartamento kitnet?

Este modelo de imóvel é muito encontrado em cidades ou bairros universitários. Em São Paulo, por exemplo, os bairros mais procurados por estudantes paulistas possuem muitos prédios antigos com apartamentos kitnet à venda. 

Além de estudantes, as kitnets também são muito procuradas por casais sem filhos e por pessoas que trabalham fora que acabam passando poucos períodos dentro de casa.

Compra apartamento pequeno: imagem de um apartamento sem divisórias entre o escritório, a sala de estar e a sala de jantar

Apartamento studio

É impossível não notar uma similaridade entre este modelo de moradia e as kitnets. Então, o que é apartamento studio? Basicamente, o apartamento studio é um imóvel pequeno, com banheiro privativo e um grande cômodo, que pode ou não conter uma separação para o quarto. 

Com cerca de 30 m² em média, os studios reúnem diversos fãs desse tipo de acomodação, principalmente jovens que estão procurando a primeira casa própria ou um lugar para alugar. Por serem bem reduzidos em tamanho, os espaços são bem otimizados, o que proporciona mais facilidade aos seus moradores. 

O lifestyle dos apartamentos studio

Na maioria das vezes, quem procura um studio para comprar está em busca não apenas de um imóvel, mas de um conceito! No fim das contas, quando falamos deste modelo de imóvel, estamos nos referindo a apartamentos novos que priorizam tanto a moradia quanto o bem-estar e, principalmente, o lazer de seus moradores. 

Por isso, nas áreas comuns a todos os condôminos, é possível encontrar alguns benefícios que não são disponibilizados pelos prédios com kitnets, como áreas de lazer, piscina aquecida e ao ar livre, academia, entre outros. Isso, é claro, vai variar de acordo com o modelo de cada condomínio. 

Além disso, esses apartamentos são construídos, em sua grande maioria, nos grandes centros urbanos das cidades. Então, os apartamentos studios também chamam muita atenção pela localização e pela facilidade de locomoção, sendo perfeitos para quem passa o dia inteiro fora de casa.

Apartamento de 1 quarto

Maiores do que uma kitnet ou studio, mas menores do que um apartamento “comum”, os apartamentos de 1 quarto são opções que oferecem um conforto maior para quem procura uma casa em formato mais tradicional, com mais privacidade. 

No geral, esses imóveis são muito parecidos com os exemplos anteriores. A grande diferença está na divisão dos ambientes, já que a cozinha, a sala e o quarto são de fato definidos na planta. Além disso, essas casas podem ou não conter uma área de serviço dentro do imóvel, já que alguns condomínios optam por lavanderias comuns.

Os benefícios dos apartamentos de 1 quarto

Você já deve ter pensado no dinheiro, certo? Bem, economizar não é o único lado positivo de investir em apartamentos pequenos.

Não podemos nos esquecer da manutenção, que é muito mais fácil de ser realizada do que em apartamentos com grandes metragens e muitas divisórias. 

Além disso, os apartamentos de 1 quarto são muito procurados por pessoas que moram sozinhas, casais sem filhos e por trabalhadores que precisam ter os espaços separados dentro de casa, para trabalhar home office, por exemplo. Por isso, se o seu planejamento inclui comprar um imóvel para alugar, você irá encontrar inquilinos com muita facilidade.

Inclusive, caso esse seja o seu caso, temos um texto muito interessante explicando porque comprar um imóvel para alugar rende mais do que investir em aplicações bancárias.

EmCasa: compre aqui o seu apartamento pequeno

Como você deve ter visto, os apartamentos pequenos sempre terão seu público. Hoje em dia, as pessoas procuram mais por mobilidade e conforto, dois benefícios que podem ser facilmente encontrados em kitnets, studios e apartamentos de 1 quarto. 

Até aqui, você conheceu os benefícios que cada um deles pode proporcionar para você. E, embora a escolha final será sua, ela não precisa ser tomada sem ajuda especializada.  

A EmCasa está aqui para ajudar na busca do imóvel ideal para as suas necessidades. Nós trabalhamos com um time de Especialistas Imobiliários para acompanhar você em todas as etapas da compra do seu apartamento pequeno (ou grande), desde a escolha até a entrega das chaves. 

Nós ensinamos tudo o que você precisa saber antes de comprar um imóvel e até mesmo a como avaliar um imóvel antes de investir o seu dinheiro na propriedade. 

Com a nossa consultoria e o seu sonho, comprar um imóvel nunca foi tão fácil! Esqueça os nomes difíceis, o juridiquês e as inúmeras burocracias: com a ajuda de um time apaixonado no que faz, você terá as chaves do seu apartamento próprio em poucos passos. 
Confira o blog da EmCasa e fique sempre ligado às novidades do universo imobiliário. O apartamento dos seus sonhos está na EmCasa, então vem com a gente: as suas chaves estão esperando.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis