Comprar apartamento: descubra como procurar um imóvel à venda

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
comprar apartamento: fachada de um prédio residencial branco

Está procurando um apartamento para comprar? Sabemos que este momento pode ser complicado e gerar ansiedade. Mas, calma, porque comprar apartamento não precisa mais ser tão difícil como muitas vezes foi. Lembre-se que o primeiro passo – e o mais importante – você já deu.

A compra de apartamento pode trazer muitos benefícios, como segurança, autonomia, maior comodidade e a possibilidade de morar em um condomínio com lazer e esporte para você e sua família. 

Mas, para uma compra com sucesso, vale conhecer alguns pontos que são extremamente importantes antes de você fechar um negócio. Por isso, continue com a gente e confira tudo o que saber antes de comprar um apartamento. 

Comprar apartamento na planta ou pronto?

Esta é a dúvida principal para quem acabou de decidir que irá investir em um apartamento próprio. Afinal de contas, o que é melhor: comprar apartamento na planta ou optar por um que já esteja construído e pronto para morar?

Bem, isso pode variar muito de acordo com o seu objetivo. Por exemplo: você precisa – ou gostaria de –  mudar para este apartamento em um espaço curto de tempo? Então, escolher um apê na planta pode não ser a melhor escolha, já que as obras sempre podem atrasar e atrapalhar os seus planos. 

Apartamento pronto

Embora comprar um apartamento na planta tenha alguns benefícios, muitas pessoas optam por escolher um apê já prontinho para morar – que também pode ter o tamanho e o espaço que você deseja. E esta escolha pode poupar muito tempo e, até mesmo, dinheiro. 

Para isso, você terá que avaliar o imóvel que deseja comprar e prestar atenção em alguns pontos-chave. Primeiramente, você precisa analisar o que o apartamento tem para oferecer. Por exemplo: os boxes do banheiro já estão instalados? Existe algum armário embutido na cozinha ou nos quartos? Os banheiros estão equipados com gabinetes úteis? Todas estas características são importantes, e até mesmo decisivas para a escolha do imóvel. 

Outro ponto essencial é saber se os cômodos do apartamento estão de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, se você deseja um ambiente mais despojado e aberto, talvez seja interessante optar por um imóvel com uma cozinha americana, que facilita a conversação e, é claro, o convívio com as pessoas convidadas para aquele jantar na sua casa. 

Por último, mas não menos importante, comprar um apartamento pronto exige uma vistoria antes da assinatura do contrato. Existem aspectos estruturais que precisam de uma atenção especial, como o estado das paredes, o funcionamento dos canos, torneiras, das tomadas e da fiação elétrica no geral.

comprar apartamento: sala de estar no interior de um imóvel, com mobília em tons neutros e vasos de plantas espalhados pelo ambiente

Tamanho do apartamento e dos cômodos

Agora que já conversamos sobre a escolha entre um apartamento na planta e um apartamento pronto para morar, vamos nos aprofundar no checklist do que levar em conta ao buscar seu tão sonhado apê?

O primeiro ponto não podia ser outro: o tamanho do apartamento e de seus cômodos. No fim de contas, estamos falando sobre o local em que você irá morar, o seu lar. Ele precisa, sem sombra de dúvidas, ser o imóvel certo para você e sua família.

Por isso, antes de escolher um apartamento para comprar, você deve conferir a quantidade de cômodos e o tamanho de cada um deles. 

Analise também se você deseja alguns diferenciais, como a varanda gourmet e o espaço para churrasqueira, as suítes e os banheiros com banheira,  lavabos, entre outros. Esses diferenciais podem ser fundamentais na sua escolha e, inclusive, você pode usá-los como filtros para selecionar imóveis no site da EmCasa.

Quantidade de quartos

Este critério é tão importante que separamos um tópico apenas para falar sobre ele. Mas você deve estar pensando: “oras, eu sei quantos quartos eu preciso dentro do meu apartamento!”. Acontece que essa necessidade pode mudar ao longo do tempo, especialmente com as recentes transformações pós-pandemia.

Afinal, comprar um apartamento implica em uma decisão que envolve curto, médio e longo prazos. A não ser que você esteja procurando um apê para alugar, este será o seu lar por muitos anos, abrigando muitas fases da sua vida. 

Por isso, você precisa pensar não apenas na sua situação atual, mas sobre como será o seu futuro. Por exemplo: você planeja ter filhos? Se sim, seria interessante pensar em um apartamento com mais quartos. Além disso, é preciso considerar a possibilidade de necessitar de um escritório, de um local para hóspedes ou, quem sabe, um quarto para jogos. Não se esqueça de analisar se, na sua necessidade, entram suítes e, se sim, quantas. 

Depois de pensar na quantidade de quartos, precisamos falar sobre o tamanho de cada um deles. Isto irá impactar diretamente no seu conforto, já que um quarto pequeno pode atrapalhar, e muito, na circulação de quem o usa e limitar a escolha dos móveis. 

E aqui, uma dica: escolha sempre quartos com uma boa entrada de luz solar, já que quartos com pouca incidência dos raios de sol podem aumentar as chances de proliferação de bactérias e fungos, além de serem escuros e necessitarem de maior apoio de luz artificial, ao longo do dia.

Condomínio e garagem

Hora de sair do apartamento e pensar sobre as comodidades apresentadas pelo seu condomínio. Este é um dos fatores que fazem as pessoas escolherem apartamentos ao invés de casas: os condomínios oferecem uma maior segurança para os seus moradores e muitos benefícios exclusivos. 

Por isso, além do valor cobrado pelo seu condomínio, precisamos analisar o que ele tem para lhe oferecer. 

O que está incluso no condomínio?

Muitos condomínios oferecem diversos benefícios para os seus condôminos. Os mais conhecidos são: academia, bicicletário, brinquedoteca, churrasqueira, espaço verde, piscina, playground, quadra, sala de jogos, salão de festas e sauna, por exemplo. 

É essencial analisar se o seu condomínio irá oferecer alguns destes itens, que podem ser essenciais para o lazer e o bem-estar seu e de toda a sua família.

Vagas na garagem

Você sabe a quantas vagas na garagem terá direito dentro do condomínio? Esta pode ser uma questão essencial para quem tem mais de um carro, ou pretende ter. Afinal de contas, você não vai querer deixar o seu automóvel fora do prédio, certo?

Se você contar apenas com uma vaga, pode ser interessante verificar a política de aluguel de vagas dentro do próprio condomínio, quando os próprios moradores alugam suas vagas disponíveis. 

Tipo de portaria do condomínio

Hoje em dia, a portaria automática ou com porteiro 24 horas deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade. 

Então, você deve prestar atenção no tipo de portaria que o condomínio apresenta, já que isso pode influenciar diretamente na sua segurança, comodidade e, inclusive, no valor do condomínio.

Sistema de segurança do condomínio

Por último, mas não menos importante, também é preciso verificar o sistema de segurança do condomínio, que pode incluir processos como o registro de entradas e dispositivos como as câmeras espalhadas em pontos estratégicos do lugar. 

Localização do apartamento

O último ponto que deve ser analisado antes de você se tornar um bom conhecedor da arte de como comprar um apartamento sozinho é a localização do prédio. 

Para facilitar, vamos trazer alguns pontos essenciais na hora de decidir a região do seu apartamento:

Antes de assinar qualquer documento, você precisa conhecer a região do seu futuro apartamento. Sentir-se em casa vai muito além das paredes do nosso apê. 

Para mais detalhes, acesse o nosso texto sobre o que você precisa saber antes de comprar um imóvel

Comprar apartamento é com a EmCasa

Chegamos ao final deste guia. Acima, trouxemos um compilado de informações sobre o que levar em conta na hora de escolher o seu apartamento.

Mas você não precisa passar por tudo isso sem ajuda: a EmCasa conta com um time de Especialistas Imobiliários para apoiar você em todas as etapas da compra do seu apartamento. Estamos aqui para encontrar um imóvel que se adapta às suas necessidades, além de auxiliar em pontos essenciais para avaliar o apartamento desejado. 
Por isso, conheça melhor a EmCasa conferindo o nosso blog, que traz informações úteis sobre o mercado imobiliário. O apartamento dos seus sonhos está com a gente, você só precisa vir conhecê-lo.

Summary
Comprar apartamento: tudo sobre a escolha desse tipo de imóvel
Article Name
Comprar apartamento: tudo sobre a escolha desse tipo de imóvel
Description
Você já pensou sobre o que precisa saber antes de comprar apartamento? Confira as questões importantes para dar este passo investindo no imóvel certo!
Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis