Comprar um imóvel: o que você precisa saber antes de tomar a decisão final

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Apartamento com ambientes integrados, a imagem mostra a sala junto a sala de jantar. Uma janela grande que adiciona luminosidade ao ambiente à esquerda. Observa-se piso de taco, e uma decoração clean e moderna, com plantas pelo espaço e móveis marrons.

Você está pensando em comprar um imóvel? Então, trazemos ótimas notícias!

Agora é um ótimo momento para começar a sua procura, pois as expectativas para o mercado imobiliário estão muito positivas para fechar um bom negócio. Veja aqui porque comprar um imóvel agora rende mais que aplicações bancárias.

Confira a seguir algumas dicas que preparamos para te ajudar na sua busca:

Principais características no atual momento do mercado imobiliário:

  1. Existe uma grande variedade de ofertas de crédito;
  2. Menos burocracia;
  3. O uso de tecnologias que facilitam a busca e processo de compra;

Vale a pena comprar um imóvel?

O atual momento do mercado imobiliário, é considerado vantajoso para comprar o sonhado imóvel. Isso se dá pelas boas ofertas, pela nova demanda de proprietários que estão dispostos a negociar valores e pelos juros do financiamento que estão mais baixos.

Por isso, podemos dizer que para quem tem estabilidade financeira e consegue se programar a longo prazo, este é o momento perfeito.

Antes de comprar um imóvel, vale fazer uma pesquisa que considere os seguintes fatores.

Negociação

Os proprietários estão mais abertos a negociações e a dar descontos no valor do imóvel. Pelo fato dos altos custos que um imóvel parado pode oferecer, os donos de imóveis estão apresentando valores que condizem com a realidade.

Dessa maneira, a negociação pode ser um ótimo momento para conseguir entrar num acordo mais agradável para ambas as partes.

Juros de financiamento menores

Com a queda da taxa Selic, os juros de crédito imobiliário diminuíram, tornando-se vantajosos para aqueles que desejam financiar a compra de um imóvel. Uma vez que os parcelamentos ficam menores, o valor final é reduzido significativamente. Você pode saber mais sobre o assunto aqui.

Planejamento

Caso considere comprar um imóvel através de um financiamento imobiliário, é fundamental que saiba os seguintes pontos:

Como escolher imóvel ideal. Na imagem, é possível observar uma sala ampla integrada com a cozinha, um sofá marrom de três lugares, uma poltrona cinza e plantas. As paredes são predominantemente brancas e cinzas.)
Para escolher o imóvel ideal, garanta que as características da propriedade se adequam às suas necessidades.

Como escolher o imóvel ideal?

O momento da compra de um imóvel é iniciado muito antes das transações financeiras. Em grande parte das vezes, esse momento está relacionado a sonhos, objetivos de vida e é cercado por uma série de sentimentos.

Contudo, para garantir que a escolha do imóvel seja a mais assertiva possível, é preciso seguir alguns passos para assegurar que o novo lar escolhido é o mais adequado para você.

Pensando nisso, a EmCasa separou algumas dicas para te ajudar a definir qual é o imóvel ideal para você. Confira:

1 – Veja se o imóvel está no seu orçamento

É muito importante que seja pensado se o valor do imóvel está dentro do que cabe no seu bolso.

Além de levar em consideração os custos de aquisição, como o financiamento, também é preciso considerar os custos de condomínio, manutenção e IPTU

2 – Confira o estado geral do imóvel

Nas negociações intermediadas pela EmCasa, os especialistas de vendas sempre apontam todos os detalhes do imóvel durante as visitas. Mesmo assim, é importante considerar se em alguns casos será necessária uma reforma ou ampliação.

Também é preciso considerar se o imóvel atende suas expectativas a longo prazo e se é adequado para o seu estilo de vida e moradia.

3 – Consulte a situação jurídica do imóvel

Além de conferir a parte estrutural, é preciso consultar a atual situação jurídica do imóvel. Saber se existem débitos pendentes, por exemplo, é um fator muito relevante. Afinal, você não quer ter problemas quando estiver aproveitando a nova residência, não é mesmo?

Para isso, você pode contar com a nossa assessoria jurídica, que te auxiliará em todo o processo com muita transparência, oferecendo documentos que atestam que o imóvel segue as exigências estabelecidas.

4 – Pesquise sobre a localização

Por fim, certifique-se que a localização atende às suas necessidades.

Saber se há serviços disponíveis no bairro, se possui fácil acesso à locomoção, segurança nos arredores e a valorização da área pode melhorar sua experiência de moradia, reduzir seus custos de vida e até mesmo facilitar uma futura venda do imóvel.

Comprar um imóvel: o sonho tornando-se realidade

Após avaliar todas as informações apresentadas neste guia, você pode decidir se agora é o momento ideal para comprar seu imóvel.

Caso ainda não seja o momento perfeito, não deixe de acompanhar as principais notícias do mercado imobiliário e ficar atento às novidades que podem favorecer o seu momento de compra.

Se você deseja realizar a compra de um imóvel em breve, não deixe de conferir as opções disponíveis em nosso site e conte com a ajuda gratuita de especialistas para facilitar esse processo!

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis