7 vantagens de comprar sua casa própria

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Comprar casa própria: homem, mulher e cachorro sentados no chão de uma casa sem móveis

Sair do aluguel e comprar a casa própria está nos planos de muitas pessoas. Mas, para saber se vale a pena comprar ou alugar um imóvel, é preciso levar em conta diversos fatores, especialmente os financeiros.

Para que a compra da casa própria seja vantajosa, é preciso seguir algumas recomendações e calcular os gastos com este investimento.

Se você pretende parar de gastar com aluguel, conheça os principais benefícios de usar a sua renda para adquirir um imóvel. Saiba também quando escolher entre o financiamento e o consórcio.

Comprar casa própria: conheça 7 benefícios

Se você ainda não sabe se é melhor comprar ou alugar um imóvel, vale a pena conhecer os principais benefícios de investir na casa própria. Além do aspecto financeiro, quem escolhe comprar uma propriedade ganha independência para reformar e decorar o ambiente. Saiba, então, quais são as principais vantagens de sair do aluguel.  

1) Previsibilidade de custos

Os contratos de aluguel são corrigidos anualmente, com base nos índices de inflação. Normalmente, emprega-se o IGPM, o Índice Geral de Preços do Mercado e outros indicadores também podem ser pactuados, como o IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

Como esses índices estão vinculados à inflação, a aplicação do reajuste no valor do aluguel pode causar um grande impacto justamente nos períodos mais difíceis da economia.

Dessa forma, os gastos com moradia podem aumentar ano a ano, de acordo com uma série de fatores que estão fora do alcance das pessoas que vivem de aluguel.

Na aquisição de um imóvel, por outro lado, é possível analisar as formas de cálculo dos reajustes a longo prazo, evitando que os gastos com habitação saiam do controle de um ano para outro.  

2) Viver com segurança

A casa própria representa estabilidade e segurança para todas as pessoas que nela habitam. Quem mora em um imóvel alugado fica vulnerável às condições impostas pelo proprietário na hora de assinar e de renovar o contrato de locação.

Comprar a casa própria é garantia de não precisar preparar a mudança sempre que quem detém a propriedade reivindicar o imóvel ao fim do contrato de locação ou simplesmente impor cláusulas onerosas para a renovação.

Há ainda outras situações previstas na lei para a retomada do imóvel. Um exemplo é aquele em que o locador passa a necessitar da propriedade para a  sua própria residência.

Por esses motivos, quem vive de aluguel está sempre sujeito à necessidade de desocupar o imóvel, entre outros imprevistos.

3) Aumentar o patrimônio

O valor gasto mensalmente em um aluguel é inteiramente repassado ao proprietário do imóvel. Não há nenhum retorno financeiro para as pessoas que pagam pela locação. Há ainda pequenos investimentos na manutenção do espaço que, frequentemente, não são reembolsados.

Todo o dinheiro gasto com uma casa própria, por outro lado, passa a integrar o patrimônio pessoal. Além disso, qualquer melhoria tende a representar um aumento no valor da propriedade.

Ter um imóvel em seu nome também pode facilitar a sua vida na hora de encontrar um empréstimo ou um financiamento com taxas melhores. Isso acontece porque atualmente há diversas ofertas de crédito em que o imóvel pode ser usado como garantia.

Em resumo, a casa própria é investimento. Ao trocar o aluguel por um imóvel próprio, o dinheiro gasto com a moradia passa a integrar o patrimônio da família.

4) Valorização do imóvel

A casa própria é uma propriedade com tendência à valorização. Afinal, a moradia sempre constará na lista das necessidades básicas das pessoas. Por esse motivo, e considerando o crescimento populacional, os imóveis são um dos investimentos mais sólidos e que mais se valorizam com o tempo.

Mesmo que o mercado imobiliário passe por momentos de retração, a tendência é que o valor dos imóveis volte a subir à medida que a economia reaquece. A valorização será ainda maior nas regiões que receberem mais investimentos públicos e privados, pois a localização é um dos fatores que mais influenciam o preço das propriedades.

5) Estabilidade financeira

Por mais que as pessoas se programem para uma vida de tranquilidade financeira e até prosperidade, estão sempre sujeitas às imprevisibilidades da economia.

Investimentos em ações, títulos e nas mais diversas aplicações financeiras podem ser bastante rentáveis. Mas o mercado de capitais oferece grandes riscos. Muitas fortunas podem se esfacelar antes que seja possível reverter as perdas.

O investimento em imóveis, por outro lado, é um dos mais seguros. A casa própria é uma garantia financeira sólida, já que as propriedades se valorizam – apesar de ter uma liquidez menor que outros tipos de investimento. 

Além disso, um imóvel pode vir a ser alugado, representando uma renda extra para quem detém a propriedade.

6) Sair do aluguel

Sair do aluguel é uma das questões que mais afligem as famílias brasileiras, por diversas razões. Em primeiro lugar, porque o valor gasto com as locações não traz qualquer retorno para o patrimônio pessoal. 

Outro motivo é a insegurança de quem paga pela locação, tanto com os reajustes anuais quanto com a possibilidade de ter que desocupar o imóvel em diversas situações.

Mudar-se de uma hora para outra, além dos custos com o transporte do mobiliário, significa ter que adaptar toda a rotina e o estilo de vida ao novo endereço. A locomoção até o trabalho, por exemplo, pode se tornar bem mais difícil.

Outro aspecto que faz com que viver de aluguel possa se tornar um problema é o fato de que as pessoas que moram no imóvel precisam se submeter a todas as restrições impostas no contrato. Em alguns casos, por exemplo, é proibido ter animais de estimação.

7) Liberdade de mudanças

Em um imóvel alugado, qualquer alteração precisa da concordância de quem possui a propriedade. Muitas vezes, pequenas mudanças na casa ou no apartamento podem levar a grandes discussões.

Em muitos contratos, há ainda regras que restringem até mesmo o comportamento das pessoas que pagam pelo aluguel. Uma simples comemoração, por exemplo, pode gerar desentendimento e punições.

Com tantas restrições, quem mora em um espaço alugado pode não conseguir transformá-lo em um ambiente confortável e agradável, que atenda a seus gostos e necessidades.

Agora que você já viu que comprar um imóvel pode ser muito mais vantajoso do que morar de aluguel, vale a pena continuar a leitura para saber quais os primeiros passos em direção a essa conquista.

Como comprar um imóvel?

Se você avaliou o que compensa mais alugar ou comprar imóvel e concluiu que a compra é o melhor negócio, é hora de entender um pouco mais sobre o processo de aquisição de uma propriedade.

A casa própria exige um grande investimento financeiro. Nos consórcios e financiamentos, as formas mais comuns de adquirir um imóvel de forma parcelada, os gastos podem comprometer a renda familiar por alguns anos. É preciso considerar que, ao longo de tanto tempo, podem surgir alguns imprevistos.

Antes de tomar uma decisão tão importante como comprar a casa própria, você precisa levar em conta alguns aspectos, principalmente financeiros. Calcular os custos da compra do imóvel é o primeiro passo.  Em seguida, você deve verificar em seu planejamento financeiro a disponibilidade de recursos para uma empreitada como essa.

Situação financeira

Como você viu, antes de comprar a casa própria é preciso considerar todos os custos envolvidos e avaliar, assim, as opções de compra e modalidades de pagamento ideais para seu momento de vida atual. 

Se você tem recursos disponíveis para comprar o imóvel à vista, deve fazer os cálculos para saber se investir um grande montante na aquisição da propriedade é a melhor escolha. 

A dica também vale para quem tem um imóvel e quer saber se é uma boa ideia vendê-lo e investir o dinheiro. Para fazer esse cálculo, conheça a ferramenta da EmCasa para avaliar o seu imóvel.

Se após calcular o seu patrimônio, você concluir que não possui dinheiro suficiente para comprar à vista, pode adquirir o seu imóvel parcelado. Nesse caso, conheça as duas principais opções disponíveis no mercado: o financiamento e o consórcio.

Financiamento  

O financiamento é uma forma de empréstimo em que se paga o valor do imóvel em prestações com juros embutidos.

A grande vantagem do financiamento é que, assim que o valor for liberado pelo banco e o contrato for registrado no cartório de imóveis, as chaves são entregues. Todo o processo pode durar, em média, entre 2 e 4 meses.  

Mas alguns cuidados precisam ser tomados antes de iniciar um financiamento. Não se pode perder de vista que o prazo do negócio costuma ser de 25 a 35 anos, o que representa um compromisso financeiro de longo prazo. Em geral, recomenda-se que as parcelas não comprometam mais de 30% da renda.

Por isso, é preciso ter atenção a todos os custos envolvidos no negócio e pesquisar as ofertas e condições das principais instituições financeiras.

Consórcio

No consórcio, não há cobrança de juros, mas sim de uma taxa de administração. Por isso, os valores gastos com a aquisição de um imóvel nesta modalidade costumam ficar mais em conta do que em um financiamento imobiliário.

Outra grande vantagem do consórcio é que não há cobrança de entrada, que em geral representa um gasto significativo para quem resolve financiar.

Em comparação com o financiamento, porém, o consórcio tem uma grande desvantagem: o prazo para a entrega das chaves depende da sorte. Só é possível adquirir o imóvel quando a pessoa for contemplada em um sorteio. O prazo máximo para a liberação do valor depende das cláusulas definidas nos grupos.

Se você ainda não sabe quando vale a pena comprar um imóvel ou tem alguma dúvida sobre a melhor forma de adquirir uma propriedade, converse com os Especialistas Imobiliários da EmCasa. Nossos profissionais têm as recomendações para você comprar a casa própria escolhendo a modalidade de crédito mais adequada para o seu perfil financeiro.

Outros pontos para analisar antes de comprar

Depois de analisar a sua situação financeira e concluir que ter uma casa própria é mais vantajoso do que continuar alugando, é preciso avaliar outros aspectos antes de comprar um imóvel.

Localização

Este é o primeiro ponto para ficar atento na hora de comprar a casa própria. O imóvel deve atender não apenas à sua rotina e suas necessidades atuais, mas também às suas perspectivas para o futuro ou, ao menos, os próximos anos da sua vida.

Para começar, veja quais serviços e comércios existem na região. Procure saber se há opções de cultura e lazer. Áreas arborizadas e com jardins são excelentes para o seu dia a dia e para a valorização do imóvel.  

Além disso, é importante morar em um local que combine com o seu estilo de vida e lhe proporcione conforto e bem-estar.

Mobilidade

Veja se o endereço facilita o acesso a outras regiões da cidade. A oferta de transporte público também deve ser levada em conta. Alguns modais, como trem e metrô, são excelentes meios de locomoção e valorizam muito o imóvel.

Segurança

Analise os índices de segurança da região onde você vai morar. Às vezes, uma rápida conversa com comerciantes e as pessoas que moram no local é suficiente para descobrir se o bairro é seguro.

Nos apartamentos e casas de condomínio, é importante avaliar quais serviços são oferecidos para dar mais tranquilidade a quem vive no empreendimento. Veja se há circuitos de câmeras e equipes de vigilância contratadas.

Documentação

Comprar um imóvel com pendências jurídicas pode resultar em uma grande dor de cabeça. Por isso, é fundamental consultar a situação da propriedade e analisar com cuidado toda a documentação.

Inventários, partilhas, alienação fiduciária e hipoteca são algumas das situações que podem incidir sobre o imóvel. Todas as pendências precisam ser sanadas, muitas vezes com a assessoria de especialistas.

Comprar a casa própria com a EmCasa é investir com segurança

Sair do aluguel e comprar uma casa própria pode significar muito mais do que fazer uma grande economia e investir no futuro da família. Ter o seu imóvel representa segurança e a possibilidade de reformar e decorar o espaço para que ele fique perfeito para a sua rotina e o seu estilo de vida.

Os nossos especialistas imobiliários sabem o quanto essa conquista é importante e, por isso, não vão medir esforços para encontrar o lugar perfeito para você.

No site da EmCasa você vai encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades e ao seu orçamento.Para ficar por dentro de todas as novidades e as informações mais importantes sobre a compra da casa própria e o mercado imobiliário, a dica é visitar o blog da EmCasa.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis