Consórcio imobiliário: entenda como funciona

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Comprar um imóvel é o sonho de muitas pessoas, mas devido ao elevado valor e a burocracia envolvida na aprovação de créditos nos bancos, este acaba se tornando um processo mais complicado e distante para algumas pessoas.

O consórcio imobiliário pode ser uma forma mais fácil de realizar esse sonho, sendo ideal para quem busca melhores condições de compra.

O que é o consórcio imobiliário?

O consórcio foi criado na década de 60 no Brasil, onde foi pensando na possibilidade de conseguir a quantia desejada sem depender de empréstimos e financiamentos concedidos pelos bancos.

De forma resumida, tudo acontece quando um grupo de pessoas por meio das administradoras de consórcio se juntam em proveito do mesmo benefício, neste caso, o consórcio imobiliário. Existem diversos planos com parcelas e prazos para pagamento, sendo que estes são determinados de acordo com o valor do crédito.

Desse modo, a cada mês um membro do grupo é sorteado com uma carta de crédito ou também sendo possível o recebimento da carta através de um lance. Nesse caso, pode ser uma forma de elevar as chances de contemplação, pois o integrante deverá ofertar um valor para adiantar parcelas do consórcio.

O que é a carta de crédito?

A Carta de crédito é uma carta que condiz com o valor do consórcio estabelecido, sendo de grande benefício, pois ela desempenha o mesmo papel de um pagamento à vista. Além disso, é possível utilizá-la tanto para casas e apartamentos quanto salas comerciais e terrenos.

Quais são os principais benefícios do consórcio?

·         Não há cobranças de juros: Umas das grandes vantagens do consórcio é que não é cobrado juros em cima do valor contratado.

·         Baixa burocracia: Comparada com as formas convencionais de compra de imóveis, o consórcio é a opção com maior flexibilização na análise de créditos, sendo uma ótima opção para quem possui um trabalho informal.

·         Não precisa dar um valor de entrada: Outro benefício é que o valor do consórcio escolhido será parcelado de forma completa, não exigindo uma quantia alta antecipada.

Como fazer um consórcio imobiliário?

O processo para adquirir um consórcio é de forma geral simples, basta procurar uma administradora e estudar as opções existentes dos planos. Vale lembrar que existe uma grande variedade onde é importante a definição dos preços, valores das parcelas e prazos para que esta se adeque as finanças de cada pessoa.

Após a análise desses pontos importantes, é preciso dos documentos básicos, como o RG, CPF e o comprovante de endereço. Tendo esses documentos, é feita a assinatura do contrato para a aquisição da cota.

Quais são os cuidados necessários para a contratação do consórcio imobiliário?

Quando for pesquisar opções de consórcios de imóveis, é de extrema importância que você se certifique que a administradora está registrada no Banco Central, assim você garante a segurança do local contratado.

É importante também estar ciente que o consórcio imobiliário costuma durar de 10 a 15 anos. O que deve-se considerar é que você poderá ser sorteado no começo ou após anos, por isso, essa é a melhor opção para aqueles que também não estão com pressa da aquisição do imóvel.

Lembrando que mesmo sendo sorteado e adquirindo o imóvel, é obrigatório continuar pagando as parcelas do consórcio até o seu fim.

O que achou sobre o consórcio imobiliário? Parece ser uma boa opção e pagamento para você? Converse com o nosso time e descubra as suas opções. Aproveite e conheça os imóveis disponíveis em nosso site!

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis