O que é certidão de ônus reais?

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
certidão de ônus reais

Antes de realizar a assinatura do contrato de promessa de compra e venda de um imóvel, alguns documentos e certidões de extrema importância precisam ser apresentados para dar andamento na transação imobiliária. Dentre esses documentos, existe a certidão de ônus reais. Mas afinal, para que serve esse documento? Quanto tempo demora até a sua emissão? Qual o valor a ser pago para retirá-lo?

A análise dessa certidão pode garantir que a situação do imóvel esteja regular, e que o comprador não tenha nenhum futuro problema do qual ele não esteja consciente.

É comum que muitas pessoas não possuam conhecimento sobre esse documento. Por isso, vamos explicar tudo sobre a importância dele.

Afinal, o que é a certidão de ônus reais?

A certidão de ônus reais é um documento com toda descrição da situação de um imóvel, trazendo informações importantes, como:

É importante ressaltar aqui que para verificar débitos de IPTU referente ao imóvel, é necessário verificar a situação perante a Prefeitura.

De acordo com o resultado da certidão de ônus reais é possível entender o status do imóvel:

Por que a certidão de ônus reais de um imóvel é necessária?

Certidão de ônus é um documento solicitado em diversas circunstâncias, mas ela é um dos mais importantes documentos na hora de negociação de compra e venda, pelo fato de trazer todo o histórico da propriedade.

Quanto tempo demora para emitir uma certidão de ônus reais?

O tempo médio para que a emissão do documento seja feita é de 20 dias. O preço para obter o documento varia de município.

Quais as vantagens de solicitar a certidão?

A solicitação da certidão é indispensável sempre que houver negociação para a aquisição de um imóvel. Veja os benefícios de ter esse documento:

Transparência e segurança

A compra de um imóvel envolve uma grande transação financeira e é muito importante que ambas as partes (comprador e vendedor) tenham segurança na hora de assinar um contrato.

A certidão de ônus reais é o documento oficial que traz essa garantia e transparência da situação do imóvel aos envolvidos. Importante ressaltar que essa certidão possui validade de 30 dias.

Sem risco de frustração ao comprador

A certidão evita surpresas desagradáveis em relação ao imóvel.

Como solicitar a certidão de ônus reais?

Primeiramente, para obter a certidão de ônus reais, a solicitação deve ser feita no cartório onde o imóvel desejado está registrado. Todo o procedimento é bem rápido, basta preencher as informações de requerimento e as taxas da emissão desse documento.

No entanto, se quiser evitar as filas do cartório, existe também o procedimento online. A certidão pode ser solicitada pelo endereço do imóvel.

Não é necessário que você seja o proprietário do imóvel para fazer a solicitação, inclusive, a EmCasa, especialista em compra e venda de imóveis, recomenda a atividade para compradores que queiram entender o status do imóvel, antes mesmo de fazer uma proposta. Veja aqui outros cuidados você precisa ter antes de comprar um imóvel.

Está procurando um imóvel para comprar e quer garantir que ele esteja regularizado antes da compra? Veja os imóveis em nosso e conte com nosso time de especialistas.

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis