O que é certidão de ônus reais

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
certidão de ônus reais

Antes da assinatura do contrato de promessa de compra e venda de um imóvel existem diversos documentos e certidões que são de extrema importância e que precisam ser apresentados. Dentre eles, está a certidão de ônus reais.

A análise dessa certidão pode garantir que a situação do imóvel esteja regular, e que o comprador não tenha nenhum futuro problema do qual ele não esteja consciente.

É comum que muitas pessoas não possuam conhecimento sobre esse documento. Por isso, vamos explicar tudo sobre a importância dele.

Afinal, o que é a certidão de ônus reais?

A certidão de ônus reais é um documento com toda descrição da situação de um imóvel, trazendo informações importantes, como:

É importante ressaltar aqui que para verificar débitos de IPTU referente ao imóvel, é necessário verificar a situação perante a Prefeitura.

Quando a certidão de ônus reais resulta negativa significa que não existe nenhuma pendência no imóvel, e quando resulta positiva é indicado quais condições citadas acima estariam associadas a esse status.

Quando é necessário esse documento?

Certidão de ônus é um documento solicitado em diversas circunstâncias, mas ela é um dos mais importantes documentos na hora de negociação de compra e venda, pelo fato de trazer todo o histórico da propriedade.

Quais as vantagens de solicitar a certidão?

A solicitação da certidão é indispensável sempre que houver negociação para a aquisição de um imóvel. Veja os benefícios de ter esse documento:

Transparência e segurança

A compra de um imóvel envolve uma grande transação financeira e é muito importante que ambas as partes (comprador e vendedor) tenham segurança na hora de assinar um contrato. A certidão de ônus reais é o documento oficial que traz essa garantia e transparência da situação do imóvel aos envolvidos. Importante ressaltar que essa certidão possui validade de 30 dias.

Busque informações sem depender de ninguém

Para obter as informações da certidão, não é necessário que você seja o proprietário. É ideal para compradores que querem entender mais do imóvel antes mesmo de fazer uma proposta, solicitem o documento. A certidão pode ser obtida no cartório de imóveis competente e pode ser solicitada pelo endereço do imóvel.

Evita frustrações ao comprador

A certidão evita surpresas desagradáveis em relação ao imóvel.

Como Solicitar uma certidão de ônus reais?

O procedimento para a solicitar a certidão é feita em um cartório de registro de imóveis, sendo necessário ser o mesmo cartório que o imóvel é registrado.

Todo o procedimento é bem rápido, basta preencher as informações de requerimento e as taxas da emissão desse documento.

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis