Como se planejar financeiramente para comprar um imóvel

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
planejamento

O primeiro imóvel é um dos maiores sonhos de muita gente – e alguns até encaram isso como um desafio. O importante é levar em consideração um planejamento financeiro e o processo de compra e venda.

Para começar a sua busca, é preciso entender a sua renda e estabelecer uma meta de quanto você precisa economizar para a compra do imóvel. Por isso, comece verificando se o seu orçamento está dentro dos planos.

Veja alguns pontos que ajudar a ter o dinheiro necessário para a compra:

Poupando: para quem busca o primeiro imóvel é fundamental que tenha o hábito de poupar dinheiro mensalmente, seja para pagar um imóvel à vista ou quitar as parcelas do financiamento.

Economizando: para conseguir lidar com todas as despesas diárias e a compra do seu imóvel, é preciso economizar, mesmo que seja em pequenas quantidades, como as contas de água e de luz, a fatura do cartão de crédito e percebendo quais gastos podem ser reduzidos.   

Aumentando seu dinheiro: considere investir seu dinheiro, exercer atividades extras que não seja seu trabalho, investir em cursos ou algo que possa te ajudar a evoluir profissionalmente.

Também vale a pena analisar a região que gostaria de morar, imóvel novo ou usado, valorização do imóvel, pretensão de filhos, quantidade de carros, entre outros. Esses pontos são importantes para entender o que você busca e o que atenderá suas necessidades, evitando estresse e arrependimentos futuros.

Note ainda se a região é segura ou barulhenta. Para isso, você pode passar pela região em diferentes horários do dia e da noite.

Além de planejamento, vale a pena analisar a região que gostaria de morar, imóvel novo ou usado, e a valorização do imóvel. Confira!
Dá para viabilizar a compra do seu imóvel sem ter recursos para pagar à vista

Opções de pagamento

Você quer comprar um imóvel, mas ainda não tem recursos para pagar à vista? Veja as opções:

Financiamento: Os bancos oferecem o financiamento imobiliário para quem deseja adquirir um imóvel, podendo ser novo ou usado. Os juros e tempo de pagamento praticados pelos bancos variam de acordo com sua situação financeira.

Os bancos costumam aceitar 20% do valor total do imóvel e em média é acordado o tempo de pagamento de 20 a 30 anos.

Consórcio imobiliário: Esta é uma ótima alternativa para aqueles que não possuem um valor de entrada e buscam uma opção sem juros.

No consórcio, um grupo de pessoas, intermediado por uma administradora, se junta pagando parcelas mensais no valor negociado. A cada mês, um integrante desse grupo é contemplado com uma carta de crédito. Apenas uma taxa de administração será embutida nas parcelas, mais baixa do que a taxa de juros das outras modalidades de compra, o que torna um ótimo investimento a longo prazo.

Resgate do FTGS: O seu fundo de garantia do trabalhador pode ser usado na compra do seu imóvel. Você pode usar ele como entrada do financiamento, como parte do pagamento ou até mesmo como o valor total do imóvel. 

Importante: o imóvel deve estar localizado no mesmo município onde você trabalha ou mora há mais de um ano. Cidades vizinhas ou da mesma região metropolitana também contam. E você deve ter no mínimo 3 anos de vínculo com o FGTS.

Pagamento à vista: Para quem se planejou financeiramente, essa é a melhor opção para adquirir o imóvel. Com isso, você já pode começar a sua busca considerando o valor que pretende pagar.

Veja se o imóvel está no seu orçamento

Além de planejamento, vale a pena analisar a região que gostaria de morar, imóvel novo ou usado, e a valorização do imóvel. Confira!
É importante entender o que você busca e o que atenderá suas necessidades

Além do valor de compra do imóvel, considere custos de aquisição, como ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), escritura e registro. Se for uma compra financiada, verifique se o valor da parcela somados ao valor do condomínio e IPTU ficam dentro do orçamento mensal.

Além disso, no momento da compra existem detalhes que são essenciais a serem pensados. Se o imóvel for usado, é importante que seja notado o acabamento e se existem vazamentos ou reforma a ser feita.

E antes de fechar negócio, é necessário que seja feita uma pesquisa para saber se o imóvel está dentro das leis e não possui dívidas. Para isso, a EmCasa oferece uma assessoria jurídica que verifica esses pontos importantes e a documentação do imóvel.

Relembre o que pode ajudar a ter o dinheiro necessário para a compra do imóvel

1) Poupar

2) Economizar

3) Aumentar a renda

Assista o nosso canal do YouTube e confira as principais dicas de compra e venda com os nossos Especialistas Imobiliários.

Caso tenha dúvida sobre qual é a melhor opção para você, a EmCasa disponibiliza um time de soluções financeiras que te orienta e acompanha durante todo o processo. Conheça os imóveis disponíveis no nosso site EmCasa.com

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis