Como se planejar para a compra de um imóvel

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
planejamento

O primeiro imóvel é um dos maiores sonhos na vida de muitas pessoas. Apesar das altas expectativas, ainda falta conhecimento sobre o mercado imobiliário.

 Sendo assim, muitas pessoas encaram isso como um desafio pois se deparam com questões que complicam a aquisição, como, por exemplo, o planejamento financeiro, o processo de compra e venda e até mesmo por onde começar. Separamos algumas dicas para você que está pensando em comprar um imóvel:

Planejamento Financeiro

O primeiro passo a ser feito na sua busca, é entender sua renda e estabelecer uma meta de quanto você precisa economizar para a compra do imóvel.

É importante considerar que se optar pelo financiamento os bancos costumam aceitar 20% do valor total do imóvel e em média é acordado o tempo de pagamento de 20 a 30 anos.

Por isso, comece verificando se o seu orçamento está dentro dos planos. Alguns pontos que podem ajudar a ter o dinheiro necessário para a compra são:

·         Poupando: para quem busca o primeiro imóvel é fundamental que tenha o hábito de poupar dinheiro mensalmente, seja para pagar um imóvel a vista ou quitar as parcelas do financiamento.

·         Economizando: para conseguir lidar com todas as despesas diárias e a compra do seu imóvel, é preciso economizar, mesmo que seja em pequenas quantidades, como as contas de água e de luz, a fatura do cartão de crédito e percebendo quais gastos podem ser reduzidos.   

·         Aumentando seu dinheiro: considere investir seu dinheiro, exercer atividades extras que não seja seu trabalho, investir em cursos ou algo que possa te ajudar a evoluir profissionalmente.

Entenda suas necessidades

Analise questões como a região que gostaria de morar, valorização do imóvel, pretensão de filhos, imóvel novo ou usado, quantidade de carros, entre outros.

Esses pontos são importantes para entender o que você busca e o que atenderá suas necessidades, evitando estresse e arrependimentos futuros.

Além disso, no momento da compra existem detalhes que são essenciais a serem pensados. Se o imóvel for usado, é importante que seja notado o acabamento e se existem vazamentos ou reforma a ser feita.

Outro ponto é notar se a região é segura ou barulhenta. Para isso, você pode passar pela região em diferentes horários do dia e a noite.

Análise do passado do imóvel

Antes de fechar negócio, é necessário que seja feita uma pesquisa para saber se o imóvel está dentro das leis e não possui dívidas. Para isso, a EmCasa oferece uma assessoria jurídica gratuitamente que verifica esses pontos importantes e a documentação do imóvel.

Conheça as formas de pagamentos

1.       Financiamento: Os bancos oferecem o financiamento imobiliário para quem deseja adquirir um imóvel, podendo ser novo ou usado. Os juros e tempo de pagamento praticados pelos bancos variam de acordo com sua situação financeira.

2.       Consorcio imobiliário: Esta é uma ótima alternativa para aqueles que não possuem um valor de entrada e buscam uma opção sem juros. Explicamos um pouco mais sobre essa opção aqui.

3.       Pagamento a vista: Para quem se planejou financeiramente, essa é a melhor opção para adquirir o imóvel. Com isso, você já pode começar a sua busca considerando o valor que pretende pagar.

Caso tenha dúvida sobre qual é a melhor opção para você, a EmCasa disponibiliza um time de soluções financeiras que irá te orientar e acompanhar durante todo o processo. 

Entendendo esses aspectos e escolhendo a melhor opção, você já pode comprar seu primeiro imóvel. Já começou a sua procura? Conheça os imóveis disponíveis no nosso site! 

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis