Saiba como realizar a compra de um imóvel o mais rápido possível

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Depois de visitar a propriedade, verificar que ela está adequada ao seu orçamento, conferir o estado de conservação, pesquisar sobre a localização, consultar a situação jurídica e decidir que essa é a escolha ideal, resta formalizar a proposta. Afinal, ao encontrar o tão sonhado imóvel, tudo o que queremos é morar nele, não é mesmo?

Pensando nisso, vamos te contar quais são os passos e prazos depois que o vendedor aceita a proposta do comprador.

A jornada de compra com a EmCasa: saiba qual o prazo para concluir essa transação

Descubra quanto tempo leva a compra de uma casa ou apartamento a partir do momento em que você oficializa a sua proposta e como concluir a jornada de compra o quanto antes de maneira segura. 

Cinco pequenas casas vermelhas estão sobre uma superfície de madeira.
Fique atento aos passos que sucedem a oficialização da proposta de compra

Passo 1: O aceite da proposta

Após a formalização da proposta, o vendedor avalia dados como o valor e a forma de pagamento, além de detalhes como quais móveis ficam na propriedade e em que data as chaves serão entregues.

Essa etapa costuma gerar grandes expectativas no comprador e a boa notícia é que, com a assessoria jurídica da EmCasa, a resposta pode ocorrer no mesmo dia em que a oferta for feita.

Passo 2: A assinatura da Promessa de Compra e Venda

Após todas as partes estarem de acordo, é o momento de oficializar o compromisso do comprador e do vendedor em realizar a transação. Nessa fase, é essencial ler e entender todos os pontos dos termos e condições de compra e venda. Com a assessoria da EmCasa, essa etapa também pode ocorrer no mesmo dia. 

Passo 3: A regularização do imóvel

É nesse passo que qualquer pendência de regularização do imóvel deve ser resolvida. Em alguns casos, não é possível garantir um prazo, mas com a EmCasa esse processo pode ser muito mais prático, transparente e seguro!

Passo 4: A emissão das certidões

Chegou a hora de verificar a existência de dívidas ou processos judiciais dos vendedores. Essa etapa requer muita atenção: mesmo depois de já pertencer ao novo comprador, um imóvel pode ser penhorado por conta de dívidas do responsável pela venda e, por isso, é tão importante verificar cada informação com cuidado.

Além disso, certifique-se de que, na Promessa de Compra e Venda, o vendedor tenha a obrigação de esclarecer ou resolver qualquer pendência, sob pena de não concluir a transação.Conte com a assessoria jurídica da EmCasa nessa jornada: com o auxílio dos nossos especialistas, a emissão das certidões leva em média 5 dias úteis.

Passo 5: A aprovação e liberação do financiamento

Se a compra for financiada, o banco escolhido pelo comprador deverá cumprir alguns processos: aprovação de crédito, vistoria do imóvel, análise de aspectos jurídicos e saque do FGTS, caso o recurso seja utilizado.

Além disso, será necessário emitir o contrato com força de escritura, agendar a assinatura do documento e, por fim, liberar ao vendedor o valor financiado, depois do registro no Cartório de Imóveis.

Essa é uma das etapas mais longas, que pode levar entre 60 e 120 dias para ser concluída, dependendo do banco e do Cartório de Imóveis envolvidos, e de não existirem pendências para a regularização do imóvel.

Passo 6: O registro da escritura

Caso a compra seja à vista, o processo é mais rápido: basta agendar a assinatura da Escritura no Cartório de Notas após a verificação das certidões. Nossos especialistas recomendam a previsão de 30 dias para que esse documento seja assinado a partir do compromisso de compra e venda. 

Com a escritura assinada, o responsável pela compra deverá regularizar sua propriedade, fazendo o registro no Cartório de Imóveis. Somente após essa etapa, o imóvel pertencerá legalmente ao comprador. 

Um aperto de mão entre duas pessoas. À esquerda, os braços de um homem, utilizando uma blusa de frio preta e um relógio preto, que segura uma chave com uma das mãos enquanto aperta as mãos de uma mulher com a outra. Ela está à direita, com unhas pintadas de vermelho e utilizando uma blusa preta estampada com detalhes brancos.
Combine a data de entrega das chaves com o vendedor

Passo 7: A entrega das chaves

A data para entrega das chaves costuma ser acordada entre comprador e vendedor, ou seja, não existe um prazo para esse processo. Apesar disso, geralmente essa etapa acontece no ato da assinatura da Escritura ou do contrato emitido pelo banco.

Pronto, agora você já pode celebrar seu novo lar!

Então, quanto tempo leva?


Uma jornada rápida de compra leva, em média, 30 dias quando o pagamento é à vista. Em casos de financiamento imobiliário, o processo costuma durar em torno de 90 dias.

Checklist dos 7 passos para a jornada de compra ser mais rápida possível:

Para ter uma jornada de compra ser mais rápida e segura possível você precisa:

  1. O aceite da proposta
  2. A assinatura da Promessa de Compra e Venda
  3. Regularização do imóvel
  4. Emissão de certidões
  5. Aprovação e liberação do financiamento 
  6. Registro da escritura
  7. Entrega das chaves

Quer mais informações sobre a documentação?

Para realizar todas essas etapas de forma prática, é importante saber com antecedência qual documentação será solicitada para efetuar a transação. Respira, a gente te ajuda com isso também! Confira aqui a relação de documentos necessários para a compra e venda de um imóvel

Conte com os Especialistas Imobiliários da EmCasa

Na EmCasa, temos um time de Especialistas Imobiliários que guiam a jornada de compra e venda de imóveis de forma mais prática, transparente e segura.

Assista o nosso canal do YouTube e confira as principais dicas de compra e venda com os nossos Especialistas Imobiliários.

Assista o nosso canal do YouTube e confira as principais dicas de compra e venda com os nossos Especialistas Imobiliários.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis