Guia para comprar apartamento de 2 quartos ou 3 quartos
A compra de um apartamento costuma estar entre as principais metas na vida de uma pessoa adulta. E ela exige um bom planejamento: na hora de investir, é preciso avaliar as necessidades do momento – e principalmente as do futuro. Pensar se um apartamento de 2 quartos é suficiente ou se o melhor seria um apartamento maior é uma questão fundamental neste processo.
Além do número de quartos, o tamanho total da planta está entre os principais critérios de escolha. E, claro, o valor do imóvel quando se equilibram estes critérios.
Para te ajudar a saber como avaliar um imóvel, a EmCasa listou alguns fatores que precisam ser considerados na hora de escolher entre 2 quartos ou 3 quartos – e as vantagens de cada tipo. Acompanhe o texto com a gente.
Quantidade de pessoas que vão morar no apartamento
Antes de comprar um imóvel, você deve ter em mente que a escolha de um apartamento deve ser considerada como um projeto de longo prazo. O seu futuro imóvel precisa atender às necessidades do seu momento de vida atual e também ter características que estejam em sintonia com os seus planos para o futuro. Se for morar só, construir a vida com alguém ou tomar a decisão de aumentar a família, estas são questões que impactam diretamente na quantidade de quartos que a sua futura moradia deve ter.
Pensando na composição do seu núcleo familiar, é importante entender quais as necessidades de cada pessoa. Por exemplo, se você já tem ou pensa em ter filhos, é importante considerar que crianças precisam de lugar para dormir e também para brincar, estudar, explorar e ter um desenvolvimento saudável. Até o fim da infância, as crianças costumam dormir em um mesmo quarto, o que já otimiza espaço. Entretanto, quando se tornam adolescentes, é hora de ter sua privacidade – e cada um o próprio quarto.
Outro motivo a ser considerado em relação ao tamanho ideal do seu imóvel é se você também tem uma pessoa idosa em casa ou possui planos de cuidar de alguém quando esta fase chegar. Idosos, normalmente, passam mais tempo em casa e precisam de privacidade, logo, é necessário um quarto extra para garantir o conforto de todos convivendo no dia a dia.
Tamanho da planta do imóvel
Para bater o martelo na hora de escolher entre um apartamento de 2 quartos e um de 3 quartos, você pode comparar o número destes cômodos com o tamanho total do imóvel.
É comum encontrar apartamentos com a mesma quantidade de quartos, mas dimensões totais bem diferentes. Por exemplo, uma planta de apartamento de 3 quartos com 60m² é considerada mediana, já uma planta de apartamento de 3 quartos com 100m² é muito mais confortável. O mesmo acontece com a planta de apartamento de 2 quartos que, em média, varia entre 45m² e 70m². Esta variação de tamanho deve ser considerada conforme o perfil da família e de cada morador do apartamento.
É claro que essa diferença nas dimensões também significa diferença nos valores. Um apartamento com 3 quartos pode ter o mesmo valor de um apartamento de 2 quartos com cômodos mais espaçosos, por exemplo. Dessa forma, durante o processo de escolha, é necessário ficar de olho em imóveis com o mesmo padrão e tamanho dos cômodos se você quiser fazer uma comparação justa entre duas ou mais opções.
E vale lembrar: a EmCasa tem um time de Especialistas Imobiliários que vai te ajudar a fazer a melhor escolha em relação a esse critério tão importante.
Quarto como cômodo multifuncional
Além dos motivos acima para escolher se um apartamento de 2 ou 3 quartos se encaixa mais ou menos na sua dinâmica do dia a dia, é importante considerar outra possibilidade: ter mais um quarto como um espaço extra no imóvel.
O chamado cômodo funcional é um espaço da casa que possibilita formas variadas de aproveitá-lo, dando mais de um uso ao mesmo ambiente. Este ambiente deve corresponder às suas necessidades, oferecendo uma maior praticidade que vai do home office até um closet, um espaço para fazer exercícios ou um quarto para visitas.
Com a mudança na forma de trabalhar, quartos foram transformados em escritórios, criando uma nova rotina para boa parte das pessoas. Hoje, o home office é um fator importante para a escolha de um apartamento, já que a existência de um espaço específico para o trabalho remoto melhora a rotina de toda a casa.
Desempenhando a função de um cômodo multifuncional, o quarto extra também pode ser aproveitado como sala de estudos, permitindo uma maior concentração em um ambiente com mais privacidade e tranquilidade. Outra possibilidade é ter lugar para o famoso “quarto da bagunça”, que armazena itens antigos de família, decorações de Natal, brinquedos, roupas a serem doadas ou dobradas e outras coisas que podem comprometer a decoração ou a organização do apartamento. Entretanto, é necessário pensar este ambiente de maneira organizada para que fique agradável e consiga oferecer praticidade, conforto e mobilidade a quem utiliza o espaço.
Como a EmCasa te ajuda na escolha entre um apartamento de 2 quartos e um 3 de quartos
Nossos Especialistas Imobiliários estão preparados para ajudar no entendimento das suas prioridades e orientar as melhores decisões durante o processo de escolha de um apartamento que se encaixe nas suas necessidades e no seu orçamento.
Acesse a plataforma da EmCasa para navegar por apartamentos compatíveis com o seu perfil e acompanhe o blog da EmCasa para ficar de olho em outros conteúdos que possam te apoiar para a compra do seu apartamento ideal.