Apartamento garden: more com tranquilidade e próximo a natureza

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Apartamento garden: varanda vista de cima com guarda-sol, espreguiçadeiras e plantas

Especialmente nas grandes cidades, onde a oferta de casas com quintal torna-se a cada dia mais rara, comprar um apartamento tipo garden pode ser uma ótima escolha para pessoas que buscam mais tranquilidade no dia a dia. 

Esse tipo de imóvel é a solução para quem procura um espaço aberto e seguro para crianças e pets se divertirem, por exemplo. Mas, afinal, o que é apartamento garden? 

O que é um apartamento garden?

Para entender esse conceito, é preciso voltar à época em que os imóveis localizados no térreo eram menos valorizados que os dos andares superiores. A fim de reverter essa desvantagem, as construtoras passaram a investir cada vez mais na área externa que grande parte das unidades térreas possuíam. 

O espaço que antes era pouco aproveitado transformou-se em um jardim privativo, ou garden, uma área de lazer e convivência privilegiada.

O garden, assim, passou a brilhar como a estrela dos apartamentos térreos. Com boas soluções de engenharia, arquitetura e decoração, a área extra dessas unidades tornou-se um espaço disputado, que confere qualidade de vida e valoriza o imóvel.  

Quem procura por um apartamento garden 

Imóveis com jardins privativos são perfeitos para famílias com crianças. A garotada pode encontrar no garden brinquedos como escorrega, balanço e pula-pula. Tudo isso sem precisar se deslocar até a área de lazer do condomínio. O garden representa comodidade e segurança para a criançada brincar, gastar as energias e se desenvolver com saúde.

As pessoas adultas também aproveitam o máximo da área externa. O espaço garden é ótimo para receber familiares e a companhia das grandes amizades, sem ter que recorrer ao salão de festas do condomínio. Com alguns conjuntos de mesa e cadeira, bebida gelada e uma churrasqueira, o jardim exclusivo está pronto para receber uma comemoração.

Para as pessoas com pet e, especialmente, para os próprios animais de estimação, não há nada melhor do que um apartamento garden. Os bichos adoram um pedaço externo para brincar, como se estivessem em um quintal. Com um cantinho para pegar sol ou se esbaldar na grama, os pets vivem mais saudáveis e bem-dispostos no meio da cidade.

Vantagens de morar em um apartamento garden 

A facilidade de adequar os jardins privativos ao estilo de vida e às prioridades das pessoas que moram no imóvel é um dos diferenciais que mais valorizam um apartamento garden. A área pode ser planejada e decorada de forma a agregar o máximo de conforto e qualidade de vida para quem reside no apartamento.

Nos espaços maiores, é possível criar uma área de lazer completa. Em um apartamento garden pequeno, muitas soluções podem ser projetadas para otimizar o espaço. Independente do tamanho do jardim privativo, um apartamento garden oferece muitas vantagens, além de valorizar o imóvel. Confira os principais benefícios.  

Cultivo de plantas ou hortas 

O garden é ótimo para quem aprecia o bem-estar que as plantas proporcionam. Em um apartamento com jardim privativo é possível não só instalar muitos vasos de flores como também cultivar plantas frutíferas e até uma pequena horta.

O estilo Urban Jungle, que integra a natureza à decoração do imóvel, é uma tendência que se aplica perfeitamente aos apartamentos garden. Para quem valoriza uma área charmosa e aconchegante, um jardim de inverno pode ser a escolha ideal. 

Pérgolas e jardins suspensos também estão entre as sugestões de paisagistas para criar recantos mais aconchegantes e exuberantes.

Em um apartamento garden com plantas, a área verde melhora a qualidade do ar, perfuma o ambiente e atrai passarinhos. Além de todas essas vantagens, lidar com a terra é terapêutico.

Espaço gourmet

Para quem dá valor aos encontros em família ao redor de uma boa mesa, a sugestão é criar no jardim privativo uma área gourmet. Com alguns móveis, equipamentos e utensílios para preparar refeições e bebidas na hora, um apartamento garden pode ganhar uma área de convivência acolhedora e sofisticada.

Nesse jardim privativo, privilegiado pela luz e ventilação naturais, não pode faltar uma boa churrasqueira ou um forno para pizza. Com esses equipamentos e boas companhias, o sucesso do espaço está garantido.

Área de lazer

A versatilidade do jardim privativo permite que a área se adeque perfeitamente à rotina das pessoas que habitam o imóvel. Para quem tem um estilo de vida mais atlético, por exemplo, é possível criar um ambiente para a prática de exercícios físicos, com esteira, bicicleta e equipamentos de musculação. 

Se o objetivo, por outro lado, é relaxar, vale instalar redes, fontes e até uma lareira.

Nos lugares com temperatura mais alta, uma dica é investir em uma boa ducha e, dependendo do tamanho do jardim privativo, até mesmo em uma pequena piscina. 

Nos apartamentos garden, não há limite para a criatividade na hora de transformar a área exclusiva em um lugar perfeito para realizar suas atividades favoritas. Uma dica importante para aproveitar o espaço ao máximo, é investir em móveis e aparelhos resistentes às intempéries nas áreas sem proteção contra a chuva.

Espaço para festas

Para as pessoas que gostam de reunir boas companhias e festejar, um apartamento garden pode ser a aposta certeira. Como o espaço é versátil, é fácil prepará-lo tanto para uma comemoração agitada quanto para um encontro mais intimista. A vantagem é que não vai ser preciso agendar um horário no salão de festas do condomínio. Mas é importante lembrar que o barulho das festas nas áreas privativas pode acabar incomodando a vizinhança. É preciso respeitar as regras de convivência e as normas do condomínio. Festas com som alto devem terminar no horário estipulado e respeitar a Lei do Silêncio do seu município.

Apartamento garden: varanda com ombrelone azul

Banho de sol

Apartamentos garden convidam todos os dias para um banho de sol. Além de deixar a pele dourada e propiciar uma sensação única de bem-estar, o sol é responsável por ativar a produção de vitamina D no organismo. 

Uma espreguiçadeira pode ser suficiente para relaxar sem esquecer os cuidados necessários com a pele.

Mais luz no apartamento

Grande parte da luz solar que incide sobre os jardins privativos se expande para o interior dos imóveis. Por esse motivo, apartamentos garden são ótimos para quem aprecia ambientes mais ensolarados.

Para controlar a entrada da luminosidade e do calor, a dica é investir em plantas de maior porte. Jardins suspensos e pergolados também funcionam para reduzir a incidência do sol. 

Além das plantas, há soluções mais imediatas para controlar a quantidade de luz que atinge o imóvel, como cortinas e tetos retráteis. Em um apartamento garden decorado com criatividade e bom gosto, o sol dificilmente será um problema.

Desvantagem de morar em um apartamento garden 

Como você viu, um apartamento garden traz muitas vantagens, especialmente para quem busca mais espaço com segurança para as crianças e os pets. Mas, na hora de procurar um apartamento garden à venda, é preciso conhecer um pouco das características do espaço que podem resultar em transtornos para algumas pessoas.

Em primeiro lugar, deve-se pensar na proteção da privacidade. Afinal, durante um banho de sol no jardim privativo, por exemplo, ninguém quer ficar exposto ao olhar de quem mora nos andares superiores. 

A recomendação é avaliar com profissionais da arquitetura, do paisagismo e da decoração as possíveis soluções para que a área tenha mais privacidade. Toldos e jardins suspensos podem ser excelentes escolhas.

Outra dica importante na hora de investir em um imóvel com jardim exclusivo é verificar o entorno do espaço. Pontos para estacionamento e manobra de veículos, salões de festa, áreas de lazer ou de serviço do condomínio podem provocar barulho e incomodar quem mora em um apartamento garden.  

Quando estiver visitando o imóvel para comprar, observe também se há algum tipo de proteção ou solução que diminua o risco de objetos caírem das janelas e sacadas dos andares superiores. 

Para proteger os apartamentos garden, as construtoras podem lançar mão de algumas soluções. O mais eficaz, porém, é uma vizinhança consciente. Procure saber se esse é o caso do condomínio ou se problemas com objetos que despencam são recorrentes.

Como nossa equipe de Especialistas Imobiliários, você pode avaliar esses aspectos e tomar todas as precauções necessárias para que investir em um apartamento com jardim privativo seja uma escolha vantajosa para quem não abre mão de espaço e comodidade.

Com a EmCasa quem aposta em um apartamento garden só tem a ganhar 

A EmCasa garante que você tenha tranquilidade e segurança na hora de comprar o seu imóvel. Encontrar um apartamento adequado para a sua rotina e que combine com o seu estilo de vida é uma prioridade para a nossa equipe.

No site da EmCasa há opções em diversas cidades do país. Se o seu objetivo for comprar um apartamento garden em SP, nossos especialistas têm várias oportunidades para você.

Para saber mais sobre o mercado imobiliário, aproveite para conhecer o Blog EmCasa. É um espaço com muitas dicas e informações atualizadas para quem está procurando um apartamento para comprar.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis