Comprar casas no interior de SP: conheça as melhores cidades

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Casas no interior de SP: vista aérea da cidade de Campinas, no interior paulista

As cidades do interior de São Paulo são conhecidas por conciliar qualidade de vida com crescimento e oportunidades. Muitos municípios da região destacam-se como polos tecnológicos, científicos e industriais, ao mesmo tempo em que preservam suas áreas verdes e o jeitinho de cidade interiorana. Além disso, a proximidade com a capital paulista faz com que investir em casas no interior de SP seja a escolha certa para quem quer viver com bem-estar sem abrir mão das comodidades encontradas na maior metrópole brasileira.

Quem mora no interior paulista conta com vias rápidas e modernas que facilitam o deslocamento até a cidade de São Paulo. Com o desenvolvimento da região, no entanto, as cidades interioranas oferecem atrações culturais e oportunidades profissionais que antes só existiam na capital.

Embora tenham muitas vantagens em comum, cada município tem a sua própria história, sua identidade cultural e muitas particularidades. Por isso, se você procura comprar casas no interior de SP, não basta saber como escolher um imóvel. Antes de fechar o negócio, é preciso conhecer um pouco das cidades da região.

Vantagens de ter uma casa no interior de SP

Não é surpresa que as cidades do interior reservam a seus moradores uma rotina mais tranquila, sem a pressão vivenciada diariamente nos maiores centros urbanos. Por outro lado, quem mora nas grandes capitais valoriza a praticidade da oferta generosa de comércio, serviços e opções de estudo, trabalho, cultura e lazer. Investir em casas no interior de SP para morar ou apenas para passar uma temporada, férias ou fins de semana é a oportunidade de usufruir dessas duas vantagens ao mesmo tempo.

Na região, há diversas opções de imóveis. Casas em condomínio fechado no interior de SP são bastante comuns, assim como casas de vila. Mas a cada dia grandes edifícios despontam na paisagem interiorana, ampliando consideravelmente a oferta de apartamentos, desde os mais simples aos empreendimentos de alto padrão.

Casa no interior de SP para veraneio ou fins de semana

Muitas pessoas precisam morar na capital do estado, onde ainda se concentram sedes de importantes empresas e órgãos do governo, por exemplo. Nesses casos, os planos de se mudar para o interior podem precisar ser adiados.

A opção para quem ainda não tem condições de deixar definitivamente a grande metrópole paulista é investir em casas de veraneio. Esses imóveis tornam-se verdadeiros refúgios, onde é possível passar algumas semanas ou até mesmo uma temporada inteira aproveitando o conforto e os encantos do interior de São Paulo.

Se o objetivo for passar apenas um fim de semana fora da capital, não é preciso se preocupar. O deslocamento até algumas cidades do interior pode ser feito por vias seguras e modernas, em até uma ou duas horas.

Com essas facilidades, comprar uma casa ou um apartamento no interior de SP pode ser a escolha ideal se você busca um espaço confortável para compartilhar momentos especiais com parentes e amigos.

Casa no interior de SP para morar

Se você não pertence ao grupo das pessoas que realmente precisam viver na capital paulista, há diversas cidades do interior de SP para morar. Embora menores, essas cidades oferecem não só boas opções de serviços e lazer, como também muitas oportunidades de ensino e de desenvolvimento profissional.

A vida no interior transcorre num ritmo menos acelerado. Por não perderem horas em longos engarrafamentos, os moradores ganham mais tempo para curtir a família, os amigos e as riquezas naturais da região. Por falar em áreas verdes, os parques são mais abundantes e acessíveis que na capital.

Além de ter mais tempo para aproveitar a cidade, quem mora no interior gasta menos, pois o custo de vida é bem menor. Nessas cidades, é possível encontrar imóveis muito mais espaçosos por um preço mais vantajoso do que aquele oferecido nas capitais.

Melhores cidades do interior de SP para morar ou passar fins de semana

Agora que você já se familiarizou com as principais vantagens de investir em um imóvel fora da capital, é hora de conhecer as melhores cidades do interior de SP para morar ou passar fins de semana.

Com tantas opções, não vai ser difícil encontrar uma cidade que seja perfeita para a sua rotina e combine com o seu estilo de vida.

Campinas SP

Campinas é o terceiro município mais populoso e um dos principais centros econômicos do estado de São Paulo. Quem procura casas à venda em Campinas encontra uma cidade com elevados índices de qualidade de vida, renda e saneamento. O município é frequentador habitual das listas de melhores lugares para morar no Brasil.

Um dos maiores orgulhos dos campinenses é a UNICAMP. A Universidade Estadual de Campinas é reconhecida como uma das instituições de ensino e pesquisa mais importantes do país. O município também investe em sustentabilidade, desenvolvendo políticas públicas para recuperar e expandir áreas verdes. Parques como a Lagoa do Taquaral e o Bosque dos Jequitibás são espaços de lazer para relaxar no meio da cidade.

A agenda cultural do campinense é repleta de atrações. A cidade conta com uma rede consolidada de casas de espetáculo, teatros e cinemas. Um dos maiores centros de compra da América Latina, aliás, está localizado em Campinas, o Shopping Parque Dom Pedro.

Quem procura casas para comprar em Campinas encontra opções em excelentes bairros, como o Jardim Chapadão e o Cambuí. Uma vantagem a mais é a proximidade dessas regiões com a capital paulista, que está a menos de cem quilômetros. Vias importantes como a Rodovia dos Bandeirantes ligam Campinas a São Paulo em cerca de uma hora e meia de viagem.

Ribeirão Preto SP

Ribeirão Preto é um dos principais polos industriais, tecnológicos e de serviços do interior de São Paulo. A cidade também é conhecida pelo turismo de negócios, movimentado especialmente pela indústria de alimentos e bebidas.

Entre os principais cartões-postais de Ribeirão Preto estão o Theatro Pedro II, o Palacete Jorge Lobato, o Museu do Café e a Choperia Pinguim. Construções históricas são frequentemente transformadas em cafeterias, restaurantes e espaços culturais.

A cidade também preserva diversas áreas verdes. Quem procura casas à venda em Ribeirão Preto pode desfrutar de lugares como o Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, o Parque Maurílio Biagi e o Bosque-Zoológico Municipal.

Na educação, destacam-se universidades importantes, como a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

Se você busca casas para comprar em Ribeirão Preto, há excelentes oportunidades em diversos bairros valorizados e com muitas áreas de lazer, como o Alto da Boa Vista. Casas com quintal à venda em Ribeirão Preto estão em regiões como o Jardim Botânico.

A cidade fica a quatro horas de distância da capital paulista, numa viagem de carro. Mas Ribeirão Preto conta com um aeroporto, que leva a São Paulo em cerca de uma hora.

Sorocaba SP

Sorocaba possui uma localização privilegiada no estado de São Paulo. O município está integrado a várias regiões metropolitanas importantes, como a de Campinas, a da Baixada Santista e a do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A facilidade de acesso à capital paulista, destaca-se como um dos grandes privilégios dos sorocabanos. Em pouco mais de uma hora é possível se deslocar de carro até São Paulo. Há também muitas opções de transporte público entre as duas cidades.

A infraestrutura de qualidade e as crescentes ofertas de comércio, serviço e lazer no interior, porém, diminuem consideravelmente a necessidade de viagens até a capital. Graças ao desenvolvimento econômico impulsionado por grandes empresas nacionais e multinacionais, Sorocaba reserva a seus moradores muitas oportunidades de emprego e crescimento profissional.

Se você procura casas à venda em Sorocaba, terá a oportunidade de viver em uma região com excelente qualidade de vida. Nas horas de lazer, não faltam opções como o Kasato Maru, um espaço voltado para a preservação da cultura oriental, e o Parque das Águas, onde são realizados os maiores eventos da cidade.

Casas à venda em Sorocaba com quintal podem ser encontradas em bairros privilegiados, com muitas opções de cultura e lazer, como a Vila Trujillo e o Parque Três Meninos.

Casas no interior de SP: vista da cidade de Mogi das Cruzes no topo do Pico do Urubu.

Mogi das Cruzes SP

Mogi das Cruzes é uma das melhores opções para quem busca a tranquilidade e o conforto de morar perto de muitas riquezas naturais. Nas casas à venda em Mogi das Cruzes, os moradores desfrutam das extensas áreas de Mata Atlântica preservadas na cidade. O Pico do Urubu, na Serra do Itapeti, é um dos pontos que mais atraem visitantes com interesse no turismo ambiental e de aventura. O Parque da Neblina é outra atração para quem procura passeios ecológicos, com trilhas e banhos de rio e cachoeira.

Embora predomine o clima de interior nas casas para comprar em Mogi das Cruzes, a cidade possui infraestrutura com excelentes índices de segurança, educação, saneamento e saúde. Bairros como Vila Oliveira e Vila Suissa são algumas das regiões que aliam tranquilidade à qualidade de vida. Tudo isso a um custo bem menor do que o encontrado nas grandes metrópoles.

Mas, se for preciso se deslocar para a capital paulista, mogicruzenses têm muitas opções. Pela Rodovia Ayrton Senna, a viagem dura pouco mais de uma hora. Há ainda a possibilidade de fazer o percurso de trem. A cidade também fica perto do litoral paulista, o que é um grande benefício para quem gosta de aproveitar as praias de Santos e Bertioga.

São José dos Campos SP

São José dos Campos é o destino ideal para quem valoriza ensino, pesquisa e tecnologia. A cidade é a sede do maior parque tecnológico brasileiro, que abriga algumas das instituições científicas mais respeitadas no país e até mesmo internacionalmente. 

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) são algumas dessas renomadas instituições. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), reconhecida como uma das mais importantes do Brasil, também tem um campus na cidade, onde oferece disputados cursos de ciência e tecnologia.

O investimento maciço em educação e ciência tem atraído algumas das maiores multinacionais do planeta. Não é à toa que grandes fabricantes de aeronaves como a Embraer, a Boeing e a Airbus estão na cidade.

Mas não só de tecnologia vivem os joseenses. Além de ser um centro cultural importante no Vale do Paraíba, São José dos Campos possui áreas verdes preservadas, como a Reserva Ecológica Augusto Ruschi e o Banhado. Quem mora na cidade também aproveita as áreas de lazer de parques urbanos como o Santos Dumont, o Parque da Cidade e o Parque Vicentina Aranha.

Além dos elevados índices de qualidade de vida, São José dos Campos possui uma localização privilegiada, a pouco mais de 80 quilômetros da capital paulista e com fácil acesso à Rodovia Presidente Dutra e ao litoral do estado.

Se depois de conhecer tantas qualidades você decidiu procurar casas à venda em São José dos Campos para morar, o Urbanova e o Jardim Esplanada devem entrar no seu radar. Nesses bairros, é fácil encontrar casas para comprar em São José dos Campos cercadas de opções de lazer e muita praticidade.

A EmCasa tem o imóvel que você precisa no interior de SP

No site da EmCasa há muitas opções de casas e apartamentos para comprar no interior de São Paulo. Se você ainda está na dúvida sobre qual cidade mais combina com o seu estilo de vida, entre em contato com os nossos Especialistas Imobiliários. Eles te ajudarão a encontrar o lugar que mais atende suas necessidades.

Para ficar por dentro do mercado imobiliário e entender mais sobre as etapas da compra de uma casa ou um apartamento, conheça o Blog da EmCasa

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis