Guia EmCasa: etapas para comprar um apartamento ou uma casa

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Comprar um apartamento ou casa: imagem de um homem segurando uma miniatura de casa

Conhecer as etapas para comprar um apartamento ou uma casa é fundamental para que o processo transcorra da melhor maneira. Sabemos que encontrar o imóvel certo para você e entender o dicionário do mercado imobiliário pode parecer cansativo, mas a equipe da EmCasa está preparada para estar do seu lado ao longo de todo o processo da busca e aquisição do imóvel, garantindo que o negócio seja realizado com praticidade e segurança.

Nossos especialistas avaliam todos os aspectos envolvidos na transação, como suas necessidades, o orçamento disponível e a localização da casa ou do apartamento pretendido, apontando qualquer incompatibilidade e as condições mais seguras para a realização do negócio.

Além disso, com a assessoria financeira da EmCasa, você vai conhecer as possibilidades para comprar um apartamento financiado ou uma casa financiada, avaliando as melhores opções oferecidas pelos bancos.

Conheça todas as etapas para comprar um imóvel com a EmCasa

Até a entrega das chaves, a compra de um imóvel passa por uma série de etapas, como a procura pela casa ou o apartamento ideal, as visitas aos locais selecionados, a proposta e negociação com o proprietário até o acerto financeiro, a preparação do contrato e, enfim, o pagamento.

Nosso time de especialistas conhece bem cada etapa desses processos e a realidade do mercado, e atua para garantir que você, que quer comprar ou está comprando um imóvel, avalie as melhores opções e faça as escolhas mais acertadas.

Então, se você quer descobrir o que você precisa saber antes de comprar um imóvel, acompanhe esse guia para entender todas as fases desta jornada.

Encontrar o imóvel e agendar a visita

No site da EmCasa, temos uma ampla variedade de imóveis, são milhares de opções para realmente todos os gostos e realidades. Para facilitar a procura por aquele que será o certo para você, é possível aplicar e controlar diversos filtros, como o valor do condomínio, a quantidade de vagas de garagem e até a incidência do sol no ambiente.

Outro recurso é o cadastro do seu perfil no site, que permite salvar imóveis como favoritos. Esse cadastro também dará mais informações para que os Especialistas Imobiliários da EmCasa encontrem um imóvel de acordo com o seu perfil. É a ferramenta mais prática e segura.

Depois disso, se você gostou de um imóvel disponível, é possível agendar uma visita, fazer uma proposta e tirar dúvidas. Vale lembrar que, se você gostou de um imóvel mas não pretende comprá-lo à vista, é possível fazer a simulação do financiamento, levando em conta os valores das parcelas e as despesas com impostos e com as taxas cobradas pelos cartórios.

Visita ao imóvel

Depois de escolher o imóvel que mais se adequa às suas necessidades, é a hora de agendar a visita e conhecer o lugar. Nosso Especialista Imobiliário estará lá para mostrar todos os detalhes e tirar as suas dúvidas.

Uma das questões mais recorrentes é a forma de pagamento. Se você precisar de um financiamento imobiliário, o Especialista te apoiará com informações, pesquisa de taxas e com toda a documentação para que a sua carta de crédito seja aprovada em algum dos bancos parceiros da EmCasa.

Escolha do imóvel

Se, depois da visita, você não tiver a certeza de ter encontrado o lugar ideal para transformar no seu novo lar e quiser avaliar outros imóveis, não tem problema: nosso Especialista Imobiliário estará ao seu lado para ajudá-lo até que você encontre a casa ou apartamento certos. Ele vai conversar sobre os detalhes que realmente importam para a sua escolha e, assim, fará uma seleção criteriosa das opções disponíveis para oferecer a você.

Se o imóvel visitado atender às suas necessidades e ao seu desejo, é hora de preparar a proposta de compra, de acordo com a sua intenção de pagamento. Neste momento, quem deseja comprar apresenta o valor que gostaria de pagar pelo imóvel, além das condições de pagamento. O Especialista da EmCasa intermedia a negociação com o proprietário até o acerto financeiro perfeito.

Preparação do contrato

É hora da assinatura da Promessa de Compra e Venda, um documento elaborado pelo time jurídico da EmCasa, em que as duas partes envolvidas na transação firmam seus compromissos para efetivar o negócio.

A assinatura da Promessa de Compra e Venda é feita digitalmente. Nesta etapa, quem está comprando faz o pagamento do sinal, uma parte do valor da entrada que já foi combinada entre as duas partes.

A equipe jurídica da EmCasa estará sempre ao seu lado para garantir um contrato de compra e venda de imóvel seguro e zelar pelo cumprimento das condições combinadas.

Pós-venda

Assinada a Promessa de Compra e Venda e pago o valor do sinal acertado é hora da equipe de Pós-Venda da EmCasa entrar em ação. Nesta etapa, são providenciadas todas as certidões e diversos documentos necessários para que a compra do imóvel seja concluída com total segurança até a transferência da escritura – o documento público que formaliza o contrato de aquisição da propriedade .

Pagamento à vista

Nas compras com pagamento à vista, assim que toda a documentação estiver correta será marcada a data para a assinatura da escritura . Nesta ocasião, quem efetivou a compra deve providenciar o pagamento do valor restante.

Pagamento financiado

Se a compra do imóvel for realizada com financiamento bancário, a EmCasa cuidará da documentação necessária e de todos os trâmites para a aprovação do contrato junto às instituições bancárias parceiras. O banco avalia a documentação e faz a vistoria no imóvel. Depois que as condições de financiamento forem pactuadas e assinadas pelo banco e pela pessoa compradora, o contrato é enviado para registro em cartório.  

Entrega das chaves

Vencidas todas as etapas do processo de compra de um imóvel, chega o momento mais esperado: a entrega das chaves! Se o pagamento for feito à vista, você poderá recebê-las no próprio dia da assinatura da escritura. Quando o pagamento for financiado, a entrega das chaves depende do combinado, podendo ocorrer em dois momentos distintos: no momento da assinatura do contrato de financiamento ou quando o valor financiado for depositado pelo banco na conta da pessoa que vendeu o imóvel.

Comprar um apartamento ou casa: imagem das chaves de um imóvel sendo entregues para os compradores

Contar com a EmCasa é contar com alguém sempre do seu lado

Agora que você já conhece as etapas para comprar um imóvel com segurança, é hora de conhecer mais a fundo o trabalho da EmCasa falando com um de nossos Especialistas quando quiser.Os nossos Especialistas Imobiliários estão prontos para contribuir na realização deste momento tão importante da sua vida. Aproveite também para conhecer o blog EmCasa, com muitas dicas e informações importantes para a compra da sua casa ou apartamento.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis