Dicionário do Mercado Imobiliário: Entenda os principais termos

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
a imagem mostra um documento desfocado, com um óculos em cima..

Você conhece os principais termos técnicos que são utilizados no mercado imobiliário? Entenda a linguagem usada pelos profissionais, para começar sua busca por um imóvel!

O mercado imobiliário possui um grande número de expressões técnicas, pouco usuais no dia a dia, mas que são sempre encontradas na comunicação entre os profissionais e possíveis clientes.

O domínio dos termos não precisa acontecer da noite pro dia, até porque a lista é bem extensa, no entanto, consultar um dicionário do mercado imobiliário, ajuda a melhorar a tomada de decisões por parte dos consumidores.

Por isso, os especialistas da EmCasa desenvolveram um dicionário online gratuito, com o significado dos principais termos usados na durante a compra e venda de um imóvel, para você consultar sempre que quiser tirar dúvidas durante o processo de compra e venda do seu imóvel.

A importância do dicionário do mercado imobiliário

Confiança para realizar transações de compra, aluguel ou venda de imóveis

Ninguém consegue se sentir seguro fazendo um planejamento para comprar um imóvel, sem saber ao certo quais são os passos necessários para isso. O preparo deve acontecer de forma responsável, transparente e com o máximo de informações disponíveis para ambos os lados, do proprietário e do cliente.

Entender o que está envolvido no processo de compra ou venda de um imóvel, e por consequência, entender o significado dos principais termos utilizados no mercado imobiliário, ajuda o cliente a entender cada parte do processo e a aumentar sua confiança em relação ao processo.

Com o conhecimento dos termos técnicos, o embasamento para a negociação tende a aumentar e o anseio pela retirada de dúvidas importantes torna-se mais evidente, ajudando a tornar a experiência de aquisição ou venda de um imóvel, ainda mais tranquila.

Como consequência dos fatores anteriores, ao dominar os principais termos do dicionário do mercado imobiliário, o cliente adquire mais confiança para buscar as principais informações que precisa, facilitando a negociação e o trabalho dos envolvidos para fechar o negócio.

Dicionário do mercado imobiliário: conheça alguns termos e expressões

Avaliação imobiliária

O procedimento de avaliação é feito por um profissional especializado ou por uma empresa focada no segmento, que após realizar uma série de análises criteriosas quanto ao imóvel, indica um preço para a venda. Você pode fazer uma avaliação gratuita online do seu imóvel com a EmCasa. É muito fácil e rápido!

Averbação do imóvel

Feita pelo Cartório de Registro de Imóveis, a averbação de um imóvel é o ato de atualizar legalmente, na sua matrícula, as mudanças estruturais realizadas ou até mesmo as alterações na condição dos seus proprietários. Entre as mudanças no imóvel que necessitam do registro de uma averbação, está qualquer reforma ou construção que altere o número de quartos ou o total da área construída no imóvel. Alterações no estado civil dos proprietários (como casamento, ou mudança de nome) também devem ser registradas por meio de averbação.

Contrato de gaveta

O contrato de gaveta é um tipo não oficial de afirmação contratual, no entanto, ele envolve o registro de todos os processos de compra e venda de um imóvel.

PCV – Promessa de Compra e Venda

Esse tipo de contrato funciona para a compra e venda de um imóvel. Assinado após as negociações, e previamente ao pagamento ou atualização das documentações, o contrato de promessa dita o que ambas as partes envolvidas concordaram em cumprir, seja pelo lado do comprador, seja pelo lado do vendedor e sela um compromisso entre ambos.

Escritura

A escritura do imóvel é o documento público que formaliza o contrato definitivo de compra e venda desse ativo.

Habite-se

O habite-se é uma autorização de ocupação e utilização de um imóvel recém construído, concedido pela prefeitura. Para que a emissão seja feita sem nenhuma irregularidade, o imóvel precisa passar por uma série de vistorias de fiscais de obras e de companhias públicas (água, luz, esgoto, etc).

Inadimplência

A inadimplência se refere ao descumprimento de uma atividade obrigatória, como os não pagamentos das prestações de um imóvel na data acordada.

Ainda tem dúvidas? A EmCasa pode te ajudar! Somos especialistas em compra e venda de imóveis,e através de tecnologia, assessoria jurídica gratuita e um time de especialistas de venda, ajudamos pessoas a realizarem a transação mais importa

Ainda tem dúvidas? 

A EmCasa pode te ajudar! 

Somos especialistas em compra e venda de imóveis, e através de tecnologia, assessoria jurídica gratuita e um time de especialistas de venda, ajudamos pessoas a realizarem a transação mais importante da vida delas. 

Cadastre-se em EmCasa.com e fale com um de nossos especialistas!



Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis