Descubra como assinar sua escritura online

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
escritura online

Devido ao distanciamento social causado pelo Covid-19, o mercado imobiliário, entre muita outras áreas da economia brasileira, precisou se reinventar. Sabemos que toda transação imobiliária deve ser feita pessoalmente, seja perante um tabelião de notas ou no cartório de registro de imóveis.

Para facilitar e se adaptar a realidade atual, os cartórios iniciaram procedimentos eletrônicos para assinaturas e registros de escrituras públicas e demais atos notariais. Assim, onde antes poderia ser um processo estressante, hoje em dia pode ser realizado na comodidade da sua casa.

Como dito acima, tudo acontecia de forma presencial, onde o vendedor, comprador e escrevente precisavam agendar um horário para que todas as partes se deslocassem até o local para oficializar a transação. Você pode entender mais sobre o que é a escritura aqui.

Como a escritura digital funciona?

A escritura digital deve acontecer por meio de videoconferência, com a necessidade de validação dos documentos pessoais, que deverão ser eletrônicos, como a carteira nacional de habilitação que já pode ser emitida dessa maneira, ou então, os documentos devem ser encaminhados via e-mail ao escrevente responsável, no prazo de 24 horas que antecederem a escritura.

Além disso, todas as partes (comprador e vendedor) deverão assinar a escritura por meio do certificado digital (ICP Brasil), que é uma ferramenta utilizada para assinatura de documentos eletrônicos. Fazendo uma analogia, o certificado seria como um reconhecimento de firmas.

A assinatura não precisa acontecer com comprador e vendedor na mesma chamada de vídeo, existindo a flexibilidade para cada um fazer no horário ou local mais favorável para ambos. 

Todo o processo deve ser gravado e o escrevente responsável deverá arquivar eletronicamente uma via do documento e depois subscreverá o documento em sua forma física, mantendo toda e qualquer segurança jurídica para esse ato.  

Vantagens da Escritura digital

A assinatura da escritura em sua forma digital contribui para desburocratizar um pouco o mercado imobiliário.  Agora de qualquer lugar do mundo usando computadores ou smartphones a compra e venda de imóveis poderá ser realizada 100% remota.

A EmCasa busca usar toda sua tecnologia através de fotos profissionais, tour virtual, visitas por vídeo e assinaturas digitais para trazer toda a segurança e agilidade que você precisa. 

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis