Como sacar o FGTS retido para fazer melhores investimentos

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
FGTS retido: imagem de um cofre de porquinho dourado sobre fundo preto

Se você tem uma quantia considerável de saldo no FGTS, precisa saber que é possível, sim, dar liquidez a esse montante por meio da compra e venda de um imóvel. Se você nunca parou para pensar sobre isso, pode estar perdendo uma grande oportunidade de investimento. Então, que tal entender como sacar FGTS retido para inverter essa situação e ter lucro ainda este ano?

O cenário de investimentos em 2022

Este ano será ainda mais intenso que 2021 para quem investe. O desafio para os investidores, especialmente os brasileiros, está justamente em achar os melhores investimentos em 2022, já que o mercado está cheio de incertezas e sofre muitas oscilações por consequência disso.

Alguns fatores adicionam ainda mais instabilidade ao cenário causado pela pandemia da Covid-19, como o aumento constante da taxa Selic e da taxa de juros nos EUA, as eleições brasileiras, e também as projeções de inflação e PIB do país.

A Selic 2022, por exemplo, subiu para 12,75% em maio, com o objetivo de segurar a inflação de 12,13% dos últimos 12 meses. Isso tornou algumas opções financeiras, que já eram pouco atraentes — como a Poupança e o FGTS —, escolhas para perder dinheiro, pois os valores são corroídos pelo baixo percentual de rendimento anual frente à inflação.

Se esse é o seu caso e você tem recursos como FGTS retido, acompanhe algumas dicas da EmCasa para dar liquidez às suas economias.

Sacar FGTS retido para fazer melhores investimentos em 2022

É um fato que o FGTS rende muito pouco, e essa reserva fica ainda menos vantajosa quando a inflação supera essa rentabilidade, diminuindo o seu poder de compra. 

Então, antes de conhecer melhores investimentos, é importante saber como funciona o FGTS, já que seu saque só é permitido em momentos específicos, que são:

Vale destacar que o FGTS para comprar imóvel é o melhor caminho para dar liquidez ao montante que está parado, perdendo valor pela inflação. 

O processo para investir melhor esse montante é, primeiro, sacar o valor para comprar um imóvel, realizar essa compra e, em seguida, revender o imóvel. Com o dinheiro em mãos, é possível reinvestir o total ou uma parte em opções mais vantajosas.

Se você tem dúvidas sobre esse negócio, vale a pena descobrir também os demais custos para comprar um imóvel e os principais termos do dicionário do mercado imobiliário.

Investir FGTS retido: imagem de um calculadora sobre uma mesa com papel e caneta ao fundo

Onde investir em 2022

Com o montante da compra e venda do apartamento em mãos, reinvestir o FGTS é a atitude mais interessante. Por exemplo, é possível começar a aplicar seu FGTS no Tesouro Direto e ver o seu montante rendendo mais do que renderia se mantivesse o FGTS retido.

Para você ter uma ideia mais clara sobre o quanto é dinheiro perdido manter o FGTS parado, saiba que, atualmente, a Poupança – que é um investimento de baixo retorno – rende pouco mais de 6% ao ano, enquanto o dinheiro na conta do FGTS rende cerca de 3% ao ano. É uma diferença significativa no seu bolso.

Agora, veja este comparativo de quanto o FGTS pode render em um ano em outros modelos de investimentos:

Rendimento FGTS 2022

*Descontando impostos e taxas

Rendimento CDB 2022

Rendimento Tesouro Selic 2022

Rendimento LCI e LCA 2022

O cálculo de rentabilidade do FGTS que apresentamos aqui foi feito pela calculadora do yubb.com.br. Já o cálculo dos demais investimentos foi realizado na calculadora do Valor Invest, com base em uma inflação de 12% a.a. e Selic a 12% a.a. Os valores têm apenas caráter comparativo, considerando o valor investido em maio de 2022.

Conheça de perto alguns investimentos

Se você se interessou por essas simulações, conheça melhor a descrição de alguns investimentos que podem render mais que o FGTS retido:

É o mais recomendado para iniciantes que buscam rendimento diário, pois pode ser sacado de um dia para outro (isso significa alta liquidez). O Tesouro Selic rende de forma garantida, vinculado à taxa básica de juros, a Selic, e é emitido pelo Tesouro Nacional.

Esse modelo de investimento é ótimo para quem deseja acumular reserva financeira, mas pode acessá-la prontamente em emergências. O ideal é que o montante investido corresponda a 6 vezes o seu custo de vida mensal. Assim, você fica protegido contra qualquer imprevisto.

É outro investimento que também pode ter liquidez diária e conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que é uma entidade privada, que protege investimentos de até R$ 250.000, em casos de falência.

Caso você esteja buscando mais rentabilidade, precisa conhecer Fundos de Investimento.

Nessa categoria, existem:

Os investimentos que acompanham o IPCA, que é baseado na taxa da inflação, buscam proteger o seu investimento de qualquer oscilação imprevisível. O título mais recomendado para esse tipo de investimento é o Tesouro IPCA+. O prazo mais próximo dele é o ano de 2024, e o mais distante é 2045. É importante saber que os prazos para esse tipo de investimento mudam com frequência.

Estes são somente alguns exemplos de investimentos, pois existem muitas outras possibilidades, como investir em fundos imobiliários. O mais importante é você estar ciente de que o dinheiro parado no FGTS não é rentável.

A EmCasa te ajuda a dar liquidez ao FGTS retido para investir melhor

Ficou interessado em conhecer mais sobre isso?

A EmCasa possui Especialistas Imobiliários que podem te ajudar a entender melhor o processo de compra e revenda de imóveis utilizando o saldo do FGTS. Assim, você pode terminar 2022 com a garantia de que está fazendo as melhores escolhas financeiras para não perder dinheiro nesse cenário de alta inflação.
Gostou desse artigo? Então, acompanhe o blog da EmCasa para conferir mais conteúdos sobre a compra e venda de imóveis para morar ou investir.

Summary
Veja como sacar FGTS retido para investir em 2022
Article Name
Veja como sacar FGTS retido para investir em 2022
Description
Não sabe como sacar FGTS retido para fazer bons investimentos? Aprenda como e qual o melhor caminho para começar a investir.
Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis