Como usar o FGTS para comprar o seu imóvel?

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Usar FGTS para comprar imóvel pode ser uma boa ideia de investimento. Levando em consideração que o FGTS teve um rendimento de 3% em 2018 e a inflação foi de 3,75, você perdeu poder de compra. E perder dinheiro não é algo que nós buscamos, não é mesmo?

O uso do FGTS para compra de imóvel é uma das principais formas de adquirir seu financiamento com boas taxas de juros. Se não para isso, você só poderá utilizá-lo na sua aposentadoria, em caso de doenças graves ou demissão sem justa causa. Ou seja, saber como usar o FGTS para comprar um imóvel pode ser uma boa forma de aplicá-lo.

Se você, assim como muitos brasileiros, possui este benefício, não deixe de acompanhar neste nosso artigo as regras para uso do FGTS na compra de imóveis e suas vantagens. Aqui você irá aprender tudo o que precisa saber sobre a utilização do FGTS para compra de imóvel

Usar FGTS para comprar imóvel não é um bicho de sete cabeças, mas existem alguns cuidados e regras a serem observados. A seguir iremos esclarecer os principais tópicos que você precisa observar para o uso do FGTS para compra de imóvel.

Regras para uso do FGTS na compra de imóveis

Antes de mais nada você deve conferir se cumpre as regras para uso do FGTS na compra de imóveis. As regras são:

Requisitos da propriedade para utilização do FGTS para compra de imóvel

Acima listamos os requisitos que você deve atender, mas em um financiamento com o uso do FGTS para compra de imóvel, você também vai precisar conhecer alguns requisitos que o imóvel precisa apresentar. São eles:

Leia também: Como calcular valor do imóvel para venda: 5 dicas e app grátis

Em quais situações eu posso usar FGTS para comprar imóvel?

Agora que você já viu quais são as regras para uso do FGTS na compra de imóveis, iremos te mostrar como o saldo da sua conta do FGTS pode ser utilizado. Você tem 3 possibilidades de uso, são elas:

Em qual situação não posso usar FGTS para comprar imóvel

Estas são as situações nas quais você não poderá usar FGTS para comprar imóvel:

Qual a documentação para uso do FGTS para compra de imóvel?

A documentação básica para o uso do FGTS para compra de imóvel é:

A Caixa pode pedir alguns documentos adicionais dependendo do tipo de utilização que você fizer do FGTS.

Quais as vantagens de usar FGTS para comprar imóvel?

Assim como dissemos no início deste artigo, o trabalhador não tem grandes vantagens em deixar o FGTS parado. Portanto a utilização do recurso para compra de imóvel pode trazer grandes vantagens.

As vantagens de usar FGTS para comprar imóvel vão desde conseguir juros reduzidos com linhas de créditos específicas, até a facilidade de complementar o valor da entrada na compra do imóvel.

Com a ajuda do FGTS você terá um valor maior para dar de entrada e consequentemente reduzirá o montante financiado.

Saiba também que quando você opta por utilizar seu FGTS, você não precisa necessariamente sacar toda a quantia que está na sua conta. Você pode, perfeitamente, utilizar apenas a quantia que desejar. De acordo com seus objetivos.

Se você deseja comprar seu imóvel financiado, sugerimos que, além de cogitar usar o FGTS para essa finalidade, você também acompanhe outras possibilidades e sugestões para fazer o melhor negócio. Para isso, acesse “10 Dicas Espertas para Você Financiar Seu Imóvel”.

Como você viu, dentro do que você deve saber antes de comprar um imóvel, está uma lista de regras burocráticas, como as regras para uso do FGTS na compra de imóveis.

É interessante que antes de comprar e vender um imóvel você procure uma consultoria especializada, com profissionais que possam te ajudar com a documentação do imóvel, como ITBI e parte financeira, como financiamento.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis