Guia de bairros: Sumaré, São Paulo

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Localizado na Zona Oeste de São Paulo, mais precisamente no distrito de Perdizes, o bairro de Sumaré é o lugar ideal para quem busca viver em um ambiente extremamente arborizado e com cara de cidade do interior.

O bairro, que faz parte do chamado Centro Expandido de São Paulo, está localizado em uma das mais altas regiões da cidade, o Espigão da Paulista, local que propicia ao bairro uma das melhores vistas de toda a capital.

Sumaré é um bairro que tem um charme único. Vamos mostrar alguns pontos além desse que vão te fazer considerá-lo como o seu próximo bairro.

Origem

Sumaré é o nome popular de uma espécie de orquídea, e o nome vem do Tupi-Guarani que quer dizer exatamente “orquídea silvestre”. O bairro surgiu a partir do loteamento dos terrenos totalmente acidentados da região, o que exigiu um trabalho muito cuidadoso de terraplanagem.

Por se tratar de um dos pontos mais altos da cidade, o bairro tem um papel importantíssimo na história da televisão brasileira. Foi lá que o primeiro canal de televisão da América Latina foi inaugurado, a TV Tupi, se aproveitando da sua altitude para a instalação de antenas de transmissão.

Além da TV Tupi, o bairro já abrigou a extinta Rede Manchete e o SBT. Hoje no bairro ainda se encontram algumas emissoras, como por exemplo, a ESPN Brasil e a MTV Brasil.

Preço do Metro Quadrado

Sumaré foi tombado pela cidade de São Paulo como patrimônio da cidade, e por isso, não é permitida nenhuma alteração no bairro que o descaracterize, como por exemplo, a verticalização que vem acontecendo com muitos dos bairros vizinhos. 

Por conta disso o bairro é tomado majoritariamente por casas térreas e prédios menores, remetendo muito a imagem que o bairro tinha em seus primórdios. Talvez por isso, o custo por metro quadrado dos imóveis no bairro é consideravelmente mais baixo do que em vizinhos como Vila Madalena e Pinheiros, ficando na faixa dos R$8500 por metro quadrado. Isso torna o bairro uma excelente opção para quem deseja se mudar para essa ótima região e desfrutar do charme arquitetônico e arborização que ela oferece, aliado à certeza de que isso não mudará nos próximos anos.

Locomoção

Sumaré, possui uma excelente localização, tanto para quem deseja utilizar o carro, quanto o transporte coletivo. A região é cercada por outros bairros importantes como Perdizes, Vila Madalena e Pinheiros, e tem como algumas das suas principais vias a Avenida Dr. Arnaldo, que permite conexão com um dos principais pontos de São Paulo, a Avenida Paulista. Além disso, o bairro ainda conta com a Avenida Sumaré, que o conecta com seu vizinho Perdizes e, ao se transformar na Avenida Antártica, permite o acesso à Marginal Tietê.

No bairro também está localizada a Rua Heitor Penteado que liga o bairro de Sumaré com seu outro vizinho, a Vila Anglo Brasileira. Essa rua também abriga as duas estações de metrô que o bairro possui, a Estação Vila Madalena e a Estação Santuário Nossa Sra. de Fátima – Sumaré, ambas pertencentes à Linha 2 Verde do metrô. Com essa linha é possível chegar em vários pontos importantes da cidade de São Paulo em pouquíssimos minutos. Todas as ruas e avenidas citadas também contam com inúmeros pontos de ônibus que conectam o bairro com vários cantos da cidade, diversificando ainda mais as opções de transporte público.

Turismo e Lazer

Por ser um bairro majoritariamente residencial, Sumaré não possui muitas opções de lazer em seus domínios, mas um local muito importante no bairro é o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Inaugurada oficialmente em 1940, a igreja reúne as comunidades portuguesas e paraenses, que culturalmente são muito devotos de Nossa Senhora de Fátima. O Santuário também organiza, em todos os 13 de Maio, uma festa em comemoração à divindade onde são vendidas comidas culturais portuguesas. A Rua Heitor Penteado também é popular entre os residentes por abrigar bares e restaurantes da região, oferecendo uma opção alternativa aos bares vizinhos.

Porém, isso não quer dizer que o morador do Sumaré não tem ótimas opções de lazer próximo de sua casa. A localização do bairro é extremamente benéfica nesse sentido, por conta dos bairros próximos. Sumaré fica ao lado da Vila Madalena, o bairro mais boêmio da capital paulista que oferece inúmeras opções de restaurantes e barzinhos para aproveitar com a família e amigos.

Além disso, o bairro fica muito próximo de dois importantes estádios de futebol, o Allianz Parque, casa do Palmeiras que também serve de palco para grandes shows e o Pacaembu, estádio municipal que além de receber vários jogos importantes, também serve de casa para o Museu do Futebol, que celebra a história do esporte mais amado no país.

E aí, se interessou pelo charme do Sumaré? Veja nossos imóveis no bairro e agende agora a sua visita!

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis