Vila Madalena: Galeria de arte a céu aberto

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Vila Madalena

Origem

A região da Vila Madalena era inicialmente povoada por fazendeiros de leite e vegetais. Alguns moradores contam que o dono das terras da região era um português, que tinha três filhas, Ida, Beatriz e Madalena, que deram origem aos nomes dos atuais bairros da Vila Beatriz, Vila Ida e Vila Madalena. 

O bairro recebeu um grande número de portugueses entre os anos 20 e 30. Nos anos 70, muitos estudantes, principalmente da USP e da PUC, passaram a ocupar o bairro, alugando as casas da região. Os anos 80 foram marcados pelo surgimento dos bares e outros estabelecimentos que conhecemos até hoje, e a partir dos anos 90, a Vila vem sofrendo transformações, devido ao boom imobiliário na região, com a construção de prédios baixos e de alta renda.

Custo

O bairro está localizado no distrito de Pinheiros, na zona oeste da cidade de São Paulo, tendo como vizinhos, os bairros de Pinheiros, Sumaré, Perdizes e Pompeia. Devido à valorização imobiliária da região, o preço do metro quadrado do bairro é em média R$ 10.200 reais e sua população é de classe média-alta. 

Locomoção

Geograficamente, a Vila possui muitas ladeiras, ruas íngremes e escadarias, o que dificulta um pouco a locomoção a pé e por bicicleta, porém, conta com uma ótima rede de linhas de ônibus e também com uma estação de metrô, a estação Vila Madalena, sendo a última estação da linha verde. A linha verde possui conexões com as linhas Azul, a principal de São Paulo e a Amarela.

Turismo

O bairro por si só já é uma atração turística da cidade, com suas ruas arborizadas, praças, vielas e escadarias. A Vila ainda abriga uma das praças mais conhecidas, a Praça do Pôr do Sol, com uma visão deslumbrante da cidade.

 A Vila também é conhecida por ser um ponto artístico da cidade. O Beco do Batman é o principal ponto turístico do bairro e um dos mais famosos de São Paulo. O beco é uma travessa na qual se encontra uma enorme quantidade de muros pintados e grafitados, praticamente uma galeria de arte a céu aberto, e recebeu esse nome por conta de um grafite do personagem de mesmo nome. Ainda para os amantes das artes, o bairro abriga uma grande quantidade de ateliês e galerias de arte. A exemplo do Beco do Batman, a Escaria do Patapio, que se encontra ali perto, é outro lugar em que os artistas imprimem sua arte.

Até mesmo os nomes das ruas proporcionam uma sensação boa. A maioria delas possuem nomes lúdicos, como Girassol, Purpurina, Harmonia, Original e muitos outros nessa mesma linha. Esses nomes foram influenciados pelos moradores da década de 70, na maioria artistas e estudantes, que quiseram dar um toque poético ao bairro.

Lazer

A Vila Madalena representa um reduto boêmio e um dos mais conhecidos na cidade. A região concentra uma enorme quantidade de bares e restaurantes, oferecendo opções para todos os gostos e bolsos, com locais especializados em cervejas, drinks e vinhos. A maior concentração delas está na Rua Aspicuelta, onde são comemorados eventos como Carnaval, jogos da Copa do Mundo, e qualquer evento que mereça comemoração.

A Vila também possui restaurantes dos mais variados tipos, e dos mais renomados chefs do Brasil. Já para quem gosta de cozinhar em casa, há a opção de comprar os melhores produtos na feira na Mourato Coelho, todos os sábados. 

A Vila Madalena é um dos lugares mais charmosos da cidade, sendo um reduto artístico, turístico e boêmio. Mas isso não impede da Vila ser um local muito tranquilo para se viver, com suas ruas calmas e arborizadas e suas casas antigas e conservadas. Por conta  disso, a Vila Madalena é uma das regiões mais cobiçadas pelos paulistas, prometendo uma vida tranquila ou agitada, dependendo do que você quiser. Quer saber mais? Conheça os imóveis disponíveis nessa região!

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis