Vila Madalena: Galeria de arte a céu aberto

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Vila Madalena

Origem

A região da Vila Madalena era inicialmente povoada por fazendeiros de leite e vegetais. Alguns moradores contam que o dono das terras da região era um português, que tinha três filhas, Ida, Beatriz e Madalena, que deram origem aos nomes dos atuais bairros da Vila Beatriz, Vila Ida e Vila Madalena. 

O bairro recebeu um grande número de portugueses entre os anos 20 e 30. Nos anos 70, muitos estudantes, principalmente da USP e da PUC, passaram a ocupar o bairro, alugando as casas da região. Os anos 80 foram marcados pelo surgimento dos bares e outros estabelecimentos que conhecemos até hoje, e a partir dos anos 90, a Vila vem sofrendo transformações, devido ao boom imobiliário na região, com a construção de prédios baixos e de alta renda.

Custo

O bairro está localizado no distrito de Pinheiros, na zona oeste da cidade de São Paulo, tendo como vizinhos, os bairros de Pinheiros, Sumaré, Perdizes e Pompeia. Devido à valorização imobiliária da região, o preço do metro quadrado do bairro é em média R$ 10.200 reais e sua população é de classe média-alta. 

Locomoção

Geograficamente, a Vila possui muitas ladeiras, ruas íngremes e escadarias, o que dificulta um pouco a locomoção a pé e por bicicleta, porém, conta com uma ótima rede de linhas de ônibus e também com uma estação de metrô, a estação Vila Madalena, sendo a última estação da linha verde. A linha verde possui conexões com as linhas Azul, a principal de São Paulo e a Amarela.

Turismo

O bairro por si só já é uma atração turística da cidade, com suas ruas arborizadas, praças, vielas e escadarias. A Vila ainda abriga uma das praças mais conhecidas, a Praça do Pôr do Sol, com uma visão deslumbrante da cidade.

 A Vila também é conhecida por ser um ponto artístico da cidade. O Beco do Batman é o principal ponto turístico do bairro e um dos mais famosos de São Paulo. O beco é uma travessa na qual se encontra uma enorme quantidade de muros pintados e grafitados, praticamente uma galeria de arte a céu aberto, e recebeu esse nome por conta de um grafite do personagem de mesmo nome. Ainda para os amantes das artes, o bairro abriga uma grande quantidade de ateliês e galerias de arte. A exemplo do Beco do Batman, a Escaria do Patapio, que se encontra ali perto, é outro lugar em que os artistas imprimem sua arte.

Até mesmo os nomes das ruas proporcionam uma sensação boa. A maioria delas possuem nomes lúdicos, como Girassol, Purpurina, Harmonia, Original e muitos outros nessa mesma linha. Esses nomes foram influenciados pelos moradores da década de 70, na maioria artistas e estudantes, que quiseram dar um toque poético ao bairro.

Lazer

A Vila Madalena representa um reduto boêmio e um dos mais conhecidos na cidade. A região concentra uma enorme quantidade de bares e restaurantes, oferecendo opções para todos os gostos e bolsos, com locais especializados em cervejas, drinks e vinhos. A maior concentração delas está na Rua Aspicuelta, onde são comemorados eventos como Carnaval, jogos da Copa do Mundo, e qualquer evento que mereça comemoração.

A Vila também possui restaurantes dos mais variados tipos, e dos mais renomados chefs do Brasil. Já para quem gosta de cozinhar em casa, há a opção de comprar os melhores produtos na feira na Mourato Coelho, todos os sábados. 

A Vila Madalena é um dos lugares mais charmosos da cidade, sendo um reduto artístico, turístico e boêmio. Mas isso não impede da Vila ser um local muito tranquilo para se viver, com suas ruas calmas e arborizadas e suas casas antigas e conservadas. Por conta  disso, a Vila Madalena é uma das regiões mais cobiçadas pelos paulistas, prometendo uma vida tranquila ou agitada, dependendo do que você quiser. Quer saber mais? Conheça os imóveis disponíveis nessa região!

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis