Guia de Pinheiros: conheça o bairro mais desejado de São Paulo

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Pinheiros

Situado na zona oeste de São Paulo, Pinheiros é considerado um dos melhores bairros da cidade. O bairro oferece excelentes opções de moradia, abriga várias empresas importantes, conta com uma excelente seleção de lazer e tem disponíveis ótimas opções de transporte. Vamos te mostrar alguns pontos que fazem Pinheiros ser um excelente bairro para moradia.

Origem

Pinheiros é considerado um dos primeiros bairros de São Paulo e suas primeiras histórias são datadas de meados do século XVI. Por esse motivo, a origem do seu nome não pode ser afirmada com toda certeza, no entanto, acredita-se que ele tenha surgido por conta do grande número de araucárias que existiam na região.

Apesar de muito antigo, a valorização do bairro se iniciou há poucos anos, o bairro deixou de ser um local com casas de quintais grandes e passou a receber prédios de alto padrão, assim como empresas de grande importância. Tudo isso, aliado a sua ótima localização, fez com que ele se tornasse um dos bairros mais desejados para moradores em São Paulo.

Locomoção

A facilidade de locomoção é um dos pontos altos ao morar em Pinheiros. O bairro, que é cercado pelos bairros de Alto de Pinheiros, Jardim Paulistano e Vila Madalena, conta com algumas das mais importantes ruas da capital paulista. 

Entre as principais vias, podemos citar: a Avenida Rebouças que permite chegar à Avenida Paulista em poucos minutos, a Avenida Brigadeiro Faria Lima, um dos mais importantes pólos financeiros e administrativos de São Paulo e a Marginal Pinheiros, que acompanha o Rio Pinheiros em toda a sua extensão e possibilita a conexão a outras importantes avenidas da cidade como a Marginal Tietê por exemplo. 

O bairro também tem uma excelente oferta de transporte público. Ele conta com 3 estações de metrô, todas pertencentes à Linha 4 Amarela. São elas a estação Fradique Coutinho, a estação Faria Lima e a estação Pinheiros. A estação Pinheiros, assim como a estação Hebraica – Rebouças, também fazem parte da Linha 9 Esmeralda de trens da CPTM.

Com todas essas opções, aliadas à vários pontos de ônibus espalhados pela cidade, é possível se deslocar para qualquer lugar da cidade sem muito esforço.

Por conter muitas empresas e estar muito próxima à Vila Olímpia – outro importante centro de negócios de São Paulo – o bairro é uma ótima escolha para quem deseja morar perto do trabalho. É possível inclusive deixar o carro em casa e se deslocar de bicicleta através de várias ciclovias presentes no bairro.

Custo do metro quadrado

Por se tratar de um bairro muito procurado e com uma infraestrutura completa, os imóveis em Pinheiros costumam ser encontrados em um preço um pouco salgado. A média do metro quadrado no bairro é de R$13.500, porém, o bairro é muito diverso no quesito imobiliário, podendo atender vários estilos e bolsos. O que é fato é que, morando em Pinheiros, você vai poder desfrutar de um nível de conforto e segurança que pouquíssimos bairros em São Paulo poderão oferecer.

Cultura e Lazer

Pinheiros também é um bairro muito plural quando se trata de opções de lazer. Por conta de sua proximidade com a Vila Madalena e pelo grande número de empresas situadas no bairro, estão disponíveis vários barzinhos que são muito frequentados nos happy hours, se mostrando uma ótima opção para juntar os amigos para um momento de qualidade. 

Mas o bairro não oferece apenas ótimas opções de barzinhos, lá também é possível encontrar restaurantes renomados, alguns até mesmo com estrelas do Guia Michelin, dando uma amostra de toda a sofisticação que o bairro pode oferecer.

Para quem quiser ter um contato mais próximo com a natureza, Pinheiros fica há poucos minutos de alguns dos parques mais importantes da cidade, como por exemplo o Parque Villa-Lobos e o Parque do Povo, ótimas opções de passeios mais naturais ou até mesmo de locais para a prática de esportes.

Também para os que se interessam por esporte, o bairro tem a disposição muitos clubes, entre eles estão o Clube Pinheiros e o Clube Hebraica, duas referências muito importantes no esporte e lazer na capital paulista, tendo juntos mais de 50 mil associados.

Pinheiros também abriga 2 lugares muito importantes para a cultura paulistana, são eles: o Sesc Pinheiros que sempre conta com uma programação muito variada de eventos e exposições e o Instituto Tomie Ohtake um espaço com uma arquitetura única que promove exposições de arte nacionais e internacionais extremamente relevantes. Perto do bairro é possível encontrar também o Museu da Casa Brasileira, uma referência nacional e internacional no âmbito de exposições sobre arquitetura e design.

Se interessou por Pinheiros? Veja nossos imóveis no bairro e faça já sua visita!

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis