Comprar casa: o que você precisa saber para escolher um imóvel à venda
Uma das primeiras perguntas de quem está pensando em comprar um imóvel para chamar de seu é: casa ou apartamento? Comprar casa costuma ser a escolha das pessoas que gostam – ou precisam – de mais espaço livre.
Uma área com mais cômodos e um lugar amplo para lazer, com um quintal – pequeno ou grande -, piscina ou espaço para confraternizar com as amizades e a família são algumas das vantagens oferecidas para quem faz esta escolha.
A seguir, confira as dicas compiladas pela EmCasa para te guiar em todo o processo de escolha da sua futura casa.
Tamanho da casa e dos cômodos
Já pensou no que você precisa saber antes de comprar um imóvel?
A primeira questão a ser considerada é o tamanho do imóvel. A escolha de uma casa maior e com mais cômodos ou menor e mais aconchegante vai depender das necessidades de cada um e da quantidade de pessoas que vão morar juntas.
Leve sempre em conta fatores como a privacidade dos moradores, que precisam ter seus espaços para atividades diárias, o tempo e custo de limpeza do imóvel, já que isso influencia no orçamento da casa, e até mesmo a multifuncionalidade de alguns espaços, a exemplo dos quartos, que podem ser repensados para se transformarem em escritório para quem faz home office.
Quantidade de quartos
Um dos pontos mais importantes a serem considerados ao comprar casa é a quantidade de quartos. Antes de realizar o investimento, é necessário entender quais os seus objetivos a curto, médio e longo prazos.
Será uma casa para quem mora só ou para dividir com o parceiro ou parceira? O imóvel será comprado como forma de investimento, para alugar? Essas respostas variam bastante e, a seguir, destacamos alguns critérios decisivos para encontrar o imóvel certo para você e sua família.
Dependendo do número de pessoas que virão morar na casa, será necessário entender e conciliar o perfil delas e como se sentem confortáveis no seu lugar de descanso. Caso o núcleo familiar tenha filhos, é preciso compreender o quão espaçosos devem ser os quartos, se pode ser, com um só quarto ou é importante a privacidade de um quarto para cada pessoa? Além disso, os armários devem ficar em closets ou seria melhor ter a flexibilidade para escolher onde colocá-los? A privacidade de suítes é fundamental?
Outro fator a ser levado em conta é a disposição dos quartos no imóvel. No verão ou em locais mais quentes, os raios solares podem tornar o quarto abafado. Por isso, vale checar se o ambiente recebe a incidência do sol por longos períodos do dia.
Quintal e lazer
Um quintal grande, que oferece um espaço de convivência com família e amigos, costuma ser uma das prioridades de quem busca uma casa como moradia. Para acertar na hora da compra, é necessário considerar sua rotina e se você tem animal de estimação, por exemplo.
Ao adquirir uma casa, o quintal pode oferecer um ambiente mais protegido e também mais confortável para crianças e pets. Uma área de lazer com piscina e churrasqueira é tudo de bom, concorda?
Alguns destes ambientes de lazer podem ser de uso privativo ou compartilhado, no caso de imóveis que ficam em condomínios fechados. E este é um importante item a ser considerado pensando na privacidade e conforto da sua família. Confira, a seguir, se vale a pena comprar uma casa de condomínio ou de vila, conforme o seu perfil.
Casa de condomínio ou de vila?
Quando pensamos em casas de vila, logo imaginamos a vida tranquila de anos atrás. O imaginário desta vida calma pode nos levar a optar por este tipo de imóvel como um refúgio na cidade. Entretanto, como saber qual é a melhor opção?
A casa de vila normalmente agrega um valor histórico, sendo um imóvel mais antigo e oferecendo um maior espaço quando comparada a um apartamento. Sua localização, que costuma ser em bairros mais centrais, é outro ponto positivo. Afinal, os condomínios normalmente são mais afastados e exigem carros para deslocamento.
Por outro lado, também é preciso pesquisar antes questões relacionadas à segurança. Casas de condomínio normalmente são mais equipadas neste quesito. Para quem deseja uma infraestrutura mais completa, elas podem ser uma decisão mais assertiva e, principalmente, tranquila.
Como escolher uma casa de condomínio
Uma casa localizada em um condomínio fechado costuma oferecer uma infraestrutura mais completa, que varia conforme o padrão do local e cobra um custo por isso. Seja mais luxuosa ou mais simples, de fato esta categoria de moradia oferece mais segurança para os moradores quando comparada às casas de vila. Circuitos de câmeras, portões eletrônicos e muros são algumas das vantagens que facilitam a vida, até mesmo quando se pensa em viajar e deixar a casa vazia.
No entanto, é preciso considerar que, ao adquirir uma casa de condomínio, grande parte dos imóveis já possui itens de mobília, como armários embutidos na cozinha e nos quartos, banheira, banheiros com box, contrapiso e cozinha estilo americano. Isso pode ser uma vantagem caso você queira mudar rápido e economizar com parte da mobília, mas um item de atenção caso esteja nos seus planos encomendar novos móveis planejados no seu estilo.
Além de conferir os cômodos que vêm parcialmente mobiliados, é necessário também fazer uma vistoria para avaliar o imóvel antes de comprar, conhecendo sua situação estrutural, checando como estão as paredes e a infraestrutura: canos, torneiras, iluminação e elétrica.
Benefícios do condomínio
Um imóvel com mais segurança e conforto vai refletir diretamente no seu preço. Apesar de ter o custo mais elevado, as vantagens de morar em uma casa de condomínio compensam o seu valor. Entre os benefícios possíveis, estão inclusos academia, bicicletário, brinquedoteca, churrasqueira, espaço verde, piscina, playground, quadras, sala de jogos e muitos outros.
A presença de portaria proporciona maior sensação de segurança, com controle de quem tem acesso à sua casa e às dependências do espaço, principalmente se você escolhe morar em uma área mais afastada dos centros urbanos.
A portaria do condomínio pode variar entre porteiros 24 horas, em horário comercial ou remota, e cada opção, além de variar no padrão de segurança, também influencia no custo para os moradores.
Além disso, outra solução de segurança que deve ser avaliada é o sistema de câmeras, entrada com registro (seja digital ou com cartão) e a ronda de segurança privada do condomínio.
Localização da casa
Por falar em segurança, um dos principais fatores a serem considerados na compra de uma casa é a localização. Entender o seu estilo de vida é o primeiro passo para determinar se o bairro que você vai morar é a escolha certa para o seu perfil.
Antes de tudo, é importante a visita ao local em diferentes horários para que você avalie a rua e o imóvel não só pela manhã como também à noite. Isso possibilita conhecer a vizinhança e notar se é mais tranquila ou mais agitada.
Por fim, analise também o acesso ao imóvel ou ao condomínio, assim como sua proximidade de serviços como hospitais, farmácias e áreas de lazer. É importante investigar as vias de acesso por carro ou por transporte público, assim como o tempo de locomoção para chegar em casa.
As respostas destas questões possibilitam que você encontre uma casa que se encaixe perfeitamente na sua personalidade e necessidade.
Comprar casa com a ajuda da EmCasa: apoiamos a busca pelo seu imóvel
Nossos Especialistas Imobiliários estão a postos para te ajudar a encontrar uma casa levando em conta todos os critérios mencionados neste texto. Acesse o site da EmCasa para conferir mais detalhes sobre o nosso trabalho e também acompanhe o blog da EmCasa para ficar de olho em outros conteúdos sobre a procura e a compra de uma nova casa própria.