Como usar o FGTS para comprar o seu imóvel?
Usar FGTS para comprar imóvel pode ser uma boa ideia de investimento. Levando em consideração que o FGTS teve um rendimento de 3% em 2018 e a inflação foi de 3,75, você perdeu poder de compra. E perder dinheiro não é algo que nós buscamos, não é mesmo?
O uso do FGTS para compra de imóvel é uma das principais formas de adquirir seu financiamento com boas taxas de juros. Se não para isso, você só poderá utilizá-lo na sua aposentadoria, em caso de doenças graves ou demissão sem justa causa. Ou seja, saber como usar o FGTS para comprar um imóvel pode ser uma boa forma de aplicá-lo.
Se você, assim como muitos brasileiros, possui este benefício, não deixe de acompanhar neste nosso artigo as regras para uso do FGTS na compra de imóveis e suas vantagens. Aqui você irá aprender tudo o que precisa saber sobre a utilização do FGTS para compra de imóvel
Usar FGTS para comprar imóvel não é um bicho de sete cabeças, mas existem alguns cuidados e regras a serem observados. A seguir iremos esclarecer os principais tópicos que você precisa observar para o uso do FGTS para compra de imóvel.
Regras para uso do FGTS na compra de imóveis
Antes de mais nada você deve conferir se cumpre as regras para uso do FGTS na compra de imóveis. As regras são:
- Ter trabalhado por pelo menos 3 anos com carteira assinada, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma empresa ou em empresas diferentes;
- Não ser proprietário de imóvel com financiamento ativo pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do país;
- Não ser proprietário de imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, localizado no município de sua atual residência, ou onde exerce sua ocupação principal. Isso inclui municípios limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana.
Requisitos da propriedade para utilização do FGTS para compra de imóvel
Acima listamos os requisitos que você deve atender, mas em um financiamento com o uso do FGTS para compra de imóvel, você também vai precisar conhecer alguns requisitos que o imóvel precisa apresentar. São eles:
- O valor de avaliação do imóvel não pode ultrapassar o teto do FGTS para imóvel de R$1.500.000,00 (um milhão e meio de reais);
- O imóvel deve estar em área residencial urbana;
- Deve ter a finalidade de moradia do titular;
- Apresentar, perante avaliação, plenas condições de habitação e ausência de vícios de construção;
- Não ter sido objeto de utilização do FGTS, pelo proprietário anterior, num prazo de pelo menos 3 anos. Contados a partir da data do registro na matrícula do imóvel. Por exemplo, se o imóvel tiver sido adquirido e registrado em 10 de janeiro de 2015, somente poderá ocorrer nova utilização do FGTS a partir de 11 de janeiro de 2018.
- Estar devidamente matriculado e registrado no cartório de registro de imóveis, sem gravame que resulte em impedimento à sua comercialização.
Leia também: Como calcular valor do imóvel para venda: 5 dicas e app grátis
Em quais situações eu posso usar FGTS para comprar imóvel?
Agora que você já viu quais são as regras para uso do FGTS na compra de imóveis, iremos te mostrar como o saldo da sua conta do FGTS pode ser utilizado. Você tem 3 possibilidades de uso, são elas:
- Compra e construção
- Amortização ou liquidação do saldo devedor
- Pagamento de parte do valor das prestações
Em qual situação não posso usar FGTS para comprar imóvel
Estas são as situações nas quais você não poderá usar FGTS para comprar imóvel:
- Imóvel comercial;
- Reforma ou ampliação de seu imóvel;
- Comprar materiais de construção;
- Comprar terrenos sem construção ao mesmo tempo;
- Imóveis residenciais para familiares, dependentes ou outras pessoas.
Qual a documentação para uso do FGTS para compra de imóvel?
A documentação básica para o uso do FGTS para compra de imóvel é:
- Documento de identificação oficial;
- Extrato da conta vinculada ao FGTS;
- Carteira de trabalho (para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS);
- Se você é trabalhador avulso, declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato.
- Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física – DIRPF. No caso de trabalhador casado ou em união estável, apresentar de ambos.
A Caixa pode pedir alguns documentos adicionais dependendo do tipo de utilização que você fizer do FGTS.
Quais as vantagens de usar FGTS para comprar imóvel?
Assim como dissemos no início deste artigo, o trabalhador não tem grandes vantagens em deixar o FGTS parado. Portanto a utilização do recurso para compra de imóvel pode trazer grandes vantagens.
As vantagens de usar FGTS para comprar imóvel vão desde conseguir juros reduzidos com linhas de créditos específicas, até a facilidade de complementar o valor da entrada na compra do imóvel.
Com a ajuda do FGTS você terá um valor maior para dar de entrada e consequentemente reduzirá o montante financiado.
Saiba também que quando você opta por utilizar seu FGTS, você não precisa necessariamente sacar toda a quantia que está na sua conta. Você pode, perfeitamente, utilizar apenas a quantia que desejar. De acordo com seus objetivos.
Se você deseja comprar seu imóvel financiado, sugerimos que, além de cogitar usar o FGTS para essa finalidade, você também acompanhe outras possibilidades e sugestões para fazer o melhor negócio. Para isso, acesse “10 Dicas Espertas para Você Financiar Seu Imóvel”.
Como você viu, dentro do que você deve saber antes de comprar um imóvel, está uma lista de regras burocráticas, como as regras para uso do FGTS na compra de imóveis.
É interessante que antes de comprar e vender um imóvel você procure uma consultoria especializada, com profissionais que possam te ajudar com a documentação do imóvel, como ITBI e parte financeira, como financiamento.