Como conseguir a planta baixa do meu imóvel?

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Um desenho muito requisitado pelos compradores que pretendem investir em um imóvel com a possibilidade de reforma, a planta baixa é um ótimo atributo para quem deseja vender. Separamos algumas dicas de como você pode conseguir esse documento.

O que é?

A planta baixa é o desenho do imóvel projetado horizontalmente e representa uma vista de cima dos cômodos, sem a presença do teto. Nesse desenho devem estar os ambientes do imóvel com a estrutura detalhada e as medidas reais em escala.

A planta baixa pode ser entendida também por um documento no qual pode se ter uma noção de como todos os ambientes da casa irão se relacionar. Por exemplo, como será o acesso ao imóvel e como é a sua relação com a área externa do terreno. Nesse documento estão especificadas medidas detalhadas das paredes, janelas e portas, como comprimento, largura e espessura. Os móveis também podem estar representados na planta baixa.

Importância

Antes da realização efetiva da planta do imóvel, deve-se realizar estudos detalhados do local onde o imóvel será construído, sendo extremamente importante para antecipar a identificação de possíveis problemas no local. Com a planta elaborada, fica mais fácil quantificar os materiais que serão utilizados na obra, assim como todos os serviços que podem ser feitos.

Como conseguir a planta baixa do meu imóvel?

Normalmente pode-se conseguir uma cópia da planta baixa do imóvel através de duas as entidades que possuem o documento. Você pode solicitar para a construtora ou incorporadora do empreendimento do imóvel, ou solicitar para a prefeitura, onde o imóvel está localizado. Cada prefeitura pode guardar o documento em um órgão específico, mas normalmente os documentos ficam armazenados na Diretoria de Controle Urbano.

Prefeitura de São Paulo

Na cidade de São Paulo, o órgão responsável é o COHAB. Segundo o órgão, o processo de solicitação do documento, é:
“O solicitante deve agendar previamente o atendimento e tirar dúvidas por meio do telefone (11) 3226-7900, dirigir-se pessoalmente em umas das Agências de Atendimento na data e horário agendados levando os documentos informados. Após solicitação e entrega dos documentos aguardar uma comunicação por parte da COHAB-SP dentro do prazo indicado neste guia.”

As documentações e requisitos necessários são:

– Ser solicitado por um dos participantes do Contrato de Compromisso de Compra e Venda ou representante legal,

– Ser solicitado pelo síndico; por estudante; ou para fins jurídicos.

– Requerimento, fornecido pela COHAB-SP, a ser preenchido e assinado no ato da solicitação, contendo endereço completo do imóvel, número de telefone para contato, tipo de planta, e demais informações necessárias para a identificação da planta;

– Carteira de Identidade – RG; 

– Carteira de identificação do estudante;

– Cópia da procuração, com validade de 180 dias, no caso de representante legal;

– Cópia da Ata de posse do síndico, registrada em cartório, no caso de síndico;

– Para fins jurídicos, carta especificando o motivo da solicitação, carimbada e assinada   pelo advogado. 5. Legislação/Norma que regula o serviço

Para mais informações, pode-se consultar o site por aqui.

Prefeitura do Rio de Janeiro

Para os imóveis localizados na cidade do Rio de Janeiro, o setor responsável pelo serviço é o de Cópia de Planta da Secretaria Municipal de Urbanismo.

Seguindo o próprio site da prefeitura:
“O setor irá verificar se o endereço solicitado possui processo aprovado nos Sistemas. Caso exista, o processo será localizado nos arquivos da Secretaria e solicitado o seu desarquivamento. O requerente será informado pelo telefone fornecido para comparecer à sede da Prefeitura, em até 30 dias corridos, para indicar as plantas a serem copiadas, no limite de um jogo de cópias por endereço, e efetuar o pagamento do respectivo DARM (Documento de Arrecadação Municipal). As cópias não serão fornecidas de imediato, sendo necessário retornar em até 7 dias corridos para retirá-las.”

Os documentos necessários são:

– Nome e telefone do solicitante;

– Endereço completo do imóvel, com nome da rua e número da casa ou do prédio (nos casos de pedido único para vários apartamentos do mesmo prédio);

– Número do processo; 

– Finalidade das cópias e o objetivo do pedido;

– Relação com o processo,

Para mais informações, pode-se consultar o site por aqui.

A planta baixa do imóvel é um documento importante para que possamos entender como é o imóvel por uma visão arquitetônica. Ele é necessário para fazer reformas no imóvel e também muito solicitado por compradores interessados.

Agora você já sabe um pouco sobre o que é a planta baixa de um imóvel e como solicitar esse documento na prefeitura da sua cidade. Ficou com alguma dúvida? Acesse o nosso site ou fale com um dos nossos especialistas!

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis