Guia de Bairros: Vila Leopoldina

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Situada na Zona Oeste da capital paulista, a Vila Leopoldina é um bairro que vai além de ser a casa da conhecida CEAGESP. O  bairro tem passado por um processo de valorização muito efetivo nos últimos anos e tem cada vez mais se tornado uma ótima opção para famílias que desejam morar na região.

Seus benefícios vão desde a ótima localização, próxima às duas marginais de São Paulo, até excelentes opções de lazer para vários gostos.

Origem

Ao contrário do que se pensa, o bairro não foi nomeado em homenagem à princesa Leopoldina, e sim a Leopoldina Kleeberg, uma das sócias da empresa dona dos terrenos que decidiu lotear as terras da área no fim do século XIX. 

A região onde o bairro se encontra sempre foi muito relacionada ao trabalho. A localização, que inicialmente abrigava olarias na década de 1950, deu lugar ao Centro Industrial Miguel Mofarrej, que permitiu que muitas indústrias se instalassem por lá, fazendo com que a região passasse a ser ocupada pelos trabalhadores dessas fábricas.

Outro acontecimento que fez com que o fluxo para a região aumentasse foi a construção do CEAGESP em 1969. O local que é considerado o maior centro atacadista de frutas, legumes e flores da América Latina, tem um papel importantíssimo no bom funcionamento da cidade de São Paulo.

No entanto, de alguns anos pra cá, a Vila Leopoldina vem perdendo seus ares industriais e despertando o interesse imobiliário. A sua localização privilegiada, que já foi muito valorizada pelas empresas, vem mostrando sua importância para moradores de uma das cidades que tem como principal objetivo melhorar a sua mobilidade urbana. Por conta disso, o bairro tem recebido cada vez mais novos empreendimentos imobiliários e se mostrando uma ótima opção de bairro residencial.

Preço do Metro Quadrado

Uma prova dessa valorização imobiliária no bairro é o valor do metro quadrado dos seus imóveis, que gira em torno de R$9.500. Um valor um pouco superior ao seu bairro vizinho, a Lapa

Porém, esse valor vem aliado às inúmeras iniciativas de desenvolvimento do bairro. Por conta dos novos empreendimentos, muitos deles luxuosos, o bairro tem recebido muito mais policiamento, reforçando a segurança na região. Além disso, a infraestrutura no bairro melhorou muito de alguns anos pra cá, de modo que o morador do bairro pode suprir todas as suas necessidades com os serviços de ótima qualidade oferecidos na região.

Locomoção

O transporte é um dos pontos de destaque do bairro, a Vila Leopoldina pode ser considerada com uma “esquina extendida” das Marginais Pinheiros e Tietê. Por serem consideradas verdadeiras artérias da cidade de São Paulo, os moradores podem utilizar as marginais para se deslocar com facilidade e velocidade para muitos pontos da cidade.

Além disso, a cidade tem como uma das suas principais ruas a Avenida Dr, Gastão Vidigal que pertence a um dos mais importantes eixos de negócios da capital paulista. A avenida, que se estende por Pinheiros, se transforma depois de alguns quilômetros na Avenida Brigadeiro Faria Lima. Por conta disso, a Vila Leopoldina é uma ótima escolha para aqueles que trabalham nessa região citada e desejam morar próximos ao trabalho.

Para aqueles que procuram utilizar o transporte público para sua locomoção, a Vila Leopoldina também tem disponíveis ótimas opções. O bairro possui duas estações de trem da CPTM: a Estação Imperatriz Leopoldina que pertence à linha 8 Diamante e a Estação Ceasa que pertence à linha 9 Esmeralda. Além disso, o bairro conta com vários pontos de ônibus em suas principais ruas como a Avenida Mofarrej e a própria Avenida Dr. Gastão Vidigal.

Turismo e Lazer

Próximo ao bairro está localizado um dos mais importantes parques da cidade de São Paulo, o Parque Villa Lobos. Nomeado em homenagem ao compositor carioca Heitor Villa Lobos, o parque recebe mais de 5 mil pessoas diariamente durante a semana e cerca de 20 mil durante os fins de semana, oferecendo várias opções de lazer e contato com a natureza. Lá é possível desfrutar de pistas de corrida e ciclismo, quadras e campos de futebol e um playground para as crianças. Além disso, o parque também abriga um bosque com várias espécies da Mata Atlântica, sendo possível realizar uma trilha por meio a natureza.

A Vila Leopoldina também abriga o Museu do Relógio, o único dedicado ao objeto em toda a América Latina. O espaço começou expondo a coleção de António Tavares de Almeida, o fundador do Museu e hoje tem em seu acervo os mais diversos exemplares de relógios, alguns super luxuosos, outros muito inusitados como um relógio que é também uma cafeteira. Por conta da raridade da exposição, com certeza vale a visita.

Outro título que a Vila Leopoldina recebe é de Hollywood paulistana, isso por conta dos grandes galpões industriais, que com o crescimento da região foram esvaziados e agora abrigam várias produtoras de cinema e televisão. Entre as mais renomadas, está a O2 Filmes, responsável pelo aclamado “Cidade de Deus”. 

Por conta de todo esse clima hollywoodiano, o bairro oferece também diversos espaços de mostras de produções audiovisuais, como o Galpão VB. Sede da Associação Cultural Videobrasil, o espaço é utilizado para expor toda a coleção de vídeos obtida pela associação durante mais de três décadas. 

Se interessou pela Vila Leopoldina? Quer desfrutar de toda a transformação que está ocorrendo nela? Veja aqui os imóveis que temos disponíveis no bairro e marque já sua visita. 

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis