Guia de Bairros: Vila Leopoldina, a Hollywood paulistana

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Foto da Marginal Pinheiro, em São Paulo com espelhos d´água. A imagem mostra um bairro cheio de prédios e uma estação de trem, reluzida em um rio.

Situada na Zona Oeste da capital paulista, a Vila Leopoldina oferece benefícios que vão desde a ótima localização, próxima às duas marginais de São Paulo, até excelentes opções de lazer para vários gostos.

Nos últimos anos, tem passado por um processo de valorização muito efetivo. Com isso, cada vez mais se torna em uma ótima opção para famílias que desejam morar na região.

Se você quer saber mais sobre a Vila Leopoldina, sua origem, características e benefícios, continue a leitura e aproveite!

Origem da Vila Leopoldina

Ao contrário do que se pensa, o bairro não foi nomeado em homenagem à princesa Leopoldina, mas seu nome foi influenciado por Leopoldina Kleeberg, uma das sócias da empresa dona dos terrenos. A corporação decidiu lotear as terras da área no fim do século XIX, o que iniciou a industrialização e o povoamento. 

A região onde o bairro se encontra sempre esteve muito relacionada ao trabalho. A localização, que inicialmente abrigava olarias na década de 1950, deu lugar ao Centro Industrial Miguel Mofarrej, que permitiu a instalação de muitas empresas e a ocupação do local pelos trabalhadores dessas fábricas.

Outro acontecimento que incentivou o aumento do fluxo para a região foi a construção do CEAGESP em 1969. O local que é considerado o maior centro atacadista de frutas, legumes e flores da América Latina, tem um papel importantíssimo no bom funcionamento da cidade de São Paulo.

No entanto, de alguns anos pra cá, a Vila Leopoldina perde seus ares industriais e desperta o interesse imobiliário. A sua localização privilegiada, que já foi muito valorizada pelas empresas, vem mostrando sua importância para moradores de São Paulo, cujo os maiores desejos têm sido a acessibilidade urbana e a qualidade de vida

Por conta disso, o bairro recebe cada vez mais novos empreendimentos imobiliários e se mostra uma ótima opção de bairro residencial.

Qual é o preço do Metro Quadrado na Vila Leopoldina?

Uma prova dessa valorização imobiliária no bairro é o valor do metro quadrado dos seus imóveis, que gira em torno de R$9.500. Um valor um pouco superior ao seu bairro vizinho, a Lapa

Porém, esse valor vem aliado às inúmeras iniciativas de desenvolvimento do bairro. Por conta dos novos empreendimentos, muitos deles luxuosos, o bairro tem recebido muito mais policiamento, reforçando a segurança na região. Além disso, a infraestrutura no bairro melhorou muito de alguns anos pra cá, de modo que o morador do bairro pode suprir todas as suas necessidades com os serviços de ótima qualidade oferecidos na região.

Locomoção e acessibilidade

O transporte é um dos pontos de destaque do bairro, a Vila Leopoldina pode ser considerada com uma “esquina estendida” das Marginais Pinheiros e Tietê. Por serem consideradas verdadeiras artérias da cidade de São Paulo, os moradores podem utilizar as marginais para se deslocar com facilidade e velocidade para muitos pontos da cidade.

Além disso, a cidade tem como uma das suas principais ruas a Avenida Dr, Gastão Vidigal que pertence a um dos mais importantes eixos de negócios da capital paulista. A avenida, que se estende por Pinheiros, se transforma depois de alguns quilômetros na Avenida Brigadeiro Faria Lima. Por conta disso, a Vila Leopoldina é uma ótima escolha para aqueles que trabalham nessa região citada e desejam morar próximos ao trabalho.

Para aqueles que procuram utilizar o transporte público para sua locomoção, a Vila Leopoldina também tem disponíveis ótimas opções. O bairro possui duas estações de trem da CPTM: a Estação Imperatriz Leopoldina que pertence à linha 8 Diamante e a Estação Ceasa que pertence à linha 9 Esmeralda. Além disso, o bairro conta com vários pontos de ônibus em suas principais ruas como a Avenida Mofarrej e a própria Avenida Dr. Gastão Vidigal.

Casa ou apartamento? Descubra agora o imóvel ideal para você!

Lazer e cultura para todas as idades

Pessoas caminhando e andando de bicicletas em caminho pavimentado e entre árvores, dentro de um parque
Parque Villa Lobos

Próximo ao bairro está localizado um dos mais importantes parques da cidade de São Paulo, o Parque Villa Lobos. Nomeado em homenagem ao compositor carioca Heitor Villa Lobos, o parque recebe mais de 5 mil pessoas diariamente durante a semana e cerca de 20 mil durante os fins de semana, oferecendo várias opções de lazer e contato com a natureza. Lá é possível desfrutar de pistas de corrida e ciclismo, quadras e campos de futebol e um playground para as crianças. Além disso, o parque também abriga um bosque com várias espécies da Mata Atlântica, sendo possível realizar uma trilha por meio a natureza.

A Vila Leopoldina também abriga o Museu do Relógio, o único dedicado ao objeto em toda a América Latina. O espaço começou expondo a coleção de António Tavares de Almeida, o fundador do Museu e hoje tem em seu acervo os mais diversos exemplares de relógios, alguns super luxuosos, outros muito inusitados como um relógio que é também uma cafeteira. Por conta da raridade da exposição, com certeza vale a visita.

Outro título que a Vila Leopoldina recebe é de Hollywood paulistana, isso por conta dos grandes galpões industriais, que com o crescimento da região foram esvaziados e agora abrigam várias produtoras de cinema e televisão. Entre as mais renomadas, está a O2 Filmes, responsável pelo aclamado “Cidade de Deus”. 

Por conta de todo esse clima hollywoodiano, o bairro oferece também diversos espaços de mostras de produções audiovisuais, como o Galpão VB. Sede da Associação Cultural Videobrasil, o espaço é utilizado para expor toda a coleção de vídeos obtida pela associação durante mais de três décadas. 

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis