Guia de bairros: Lapa

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

O bairro da Lapa é um dos bairros mais antigos da cidade de São Paulo. Suas características vêm mudando ao longo da história e hoje se traduz como um bairro diverso, sendo um misto entre comércios, indústrias e residências. Atualmente é conhecido pela sua ótima infraestrutura, um bairro completo para se morar.

História

A região da Lapa foi conquistada pelos jesuítas no século XVI. Esses realizavam anualmente uma missa a Nossa Senhora da Lapa, nome herdado pela região. Por volta de 1700, os religiosos abandonaram o local devido ao seu terreno acidentado e à falta de mão de obra. 

Já no século XIX a região da Lapa recebeu diversas famílias de outras nacionalidades. Principalmente italianos, portugueses, espanhóis, franceses e sírio-libaneses. A influência italiana no bairro foi a mais significativa, tanto que as muitas ruas do bairro levam nomes italianos e do império romano.

No século XX, o bairro se tornou um polo industrial através da construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway e de suas oficinas e da implantação de indústrias. A partir de 1900 a Lapa, viu crescer um comércio que se tornou um dos mais importantes da cidade. 

Custo

O setor imobiliário na região vem crescendo nos últimos anos. Por consequência, novos empreendimentos vem sendo construídos, e com isso o preço do metro quadrado é em média 8.000,00 Reais.

 Locomoção

O bairro da Lapa é um dos bairros mais bem servidos em infraestrutura urbana da cidade. Localizado na Zona Oeste de São Paulo, é atendido pelas linhas 7 (Rubi) e 8 (Diamante) da CTPM. Entre as principais vias de acesso estão a Avenida Heitor Penteado e as Ruas Clélia, Cerro Corá, Guaicurus, Coriolano, Tito e Pio XI.

Turismo e Lazer

O bairro abriga o Sesc Pompéia, uma das unidades mais famosas da rede, que oferece opções gratuitas de teatro, música e gastronomia. Os amantes das artes e do teatro não podem perder, ainda, o Teatro Cacilda Becker e o Centro Cultural Tendal da Lapa, que oferece formação, exibição e produção de memórias culturais. Outras opções culturais da região são o Tendal da Lapa; a Estação Ciência; o Clube-Escola Pelezão e o Museu do Relógio.

O Mercado Municipal da Lapa é um importante ícone e ponto turístico da região, e é especializado na comercialização de produtos alimentícios de todas as partes do Brasil. Outras opções comerciais são o Shopping Center da Lapa e a Rua Doze de Outubro, que concentra diversas lojas de comércio popular.

O bairro é repleto de boas opções de barzinhos, restaurantes, pizzarias e hamburguerias. Entre os destaques, vale visitar o Cacilda e o Dona Felicidade, com um cardápio repleto de brasilidades em um clima convidativo. A Lapa também é famosa por ser um bairro boêmio, com uma alta concentração de botecos de primeira linha. O Bar Bezerra e o Valadares são ótimas alternativas.

Educação e Segurança

Um dos grandes destaques da Lapa é o Senac Lapa Scipião, que oferece uma grade educativa com cursos profissionalizantes, de extensão e de formação em diversas áreas. Na educação formal, o bairro oferece escolas tradicionais, como o Colégio Oswald de Andrade, bilíngues, como a Builders, e diversas opções de educação infantil e fundamental, como a Estilo de Aprender, Colégio Madre Paula Montalt e Bougainville.

Em relação à segurança, têm-se investido mais nos últimos anos, por conta do crescimento do bairro, tanto comercial quanto imobiliário.

O bairro da Lapa e traduz em ótima infraestrutura de serviços, comércios, educação e transporte. Além disso, é um bairro com ótimas opções de lazer e cultura. Por conta disso, o bairro vem crescendo no setor imobiliário e se coloca como uma ótima opção de moradia. Quer saber mais? Conheça os imóveis disponíveis em nosso site!

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis