Guia EmCasa: reforma de casa antiga e apartamento antigo
Comprar uma casa antiga ou um apartamento antigo pode ser uma excelente escolha. Imóveis antigos oferecem diversas vantagens em relação aos novos, como o fato de apresentarem cômodos amplos, pé-direito alto e paredes mais grossas, características e padrões da construção civil de outras décadas e que garantem conforto e uma acústica incomparável no ambiente.
No entanto, essa opção de compra pode ter alguns desafios, especialmente quando for necessária ou desejada uma reforma do imóvel. Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens e os desafios da escolha de um apartamento ou casa antigos, neste texto deve encontrar as respostas que está buscando, além de boas ideias para uma reforma viável e criativa.
Vantagens de comprar uma casa antiga ou apartamento antigo
Boa parte dos imóveis disponíveis nos centros urbanos é dos anos setenta ou oitenta, ou seja, possuem mais de 30 anos de construção. Antes de comprar um destes imóveis, você deve considerar os atrativos e as possíveis dificuldades trazidos por essa escolha, assim como em qualquer aquisição no mercado imobiliário.
Nas diversas ofertas de casas antigas e de apartamentos antigos à venda, disponíveis no site da EmCasa, você pode verificar as vantagens da compra de um imóvel antigo, como o tamanho do imóvel e a boa localização. Outro benefício desta escolha é a maior facilidade de negociação do preço com o proprietário.
Por outro lado, a opção por imóveis antigos pode impor condições que precisam ser ponderadas, principalmente se você quiser ou precisar renovar o ambiente. Neste tipo de imóvel, projetos de reforma exigem alguns cuidados específicos e disponibilidade de tempo até a mudança. Mas isso não precisa ser uma preocupação: nossos especialistas vão orientá-lo, de acordo com as suas necessidades, para que você faça a melhor escolha.
Imóveis maiores
Uma das principais vantagens de um imóvel antigo é o tamanho: casas e apartamentos desta categoria, em geral, apresentam metragens mais generosas que as das construções novas. Imóveis antigos possuem cômodos maiores e pé-direito mais alto, favorecendo a iluminação e a ventilação naturais. Além disso, as paredes são mais espessas, o que garante melhor acústica e mais privacidade.
Boa localização
Nas áreas centrais das grandes cidades, onde se concentram pontos de cultura, comércio, serviço e lazer, também se encontram muitos prédios antigos. Por esse motivo, se você valoriza a praticidade de viver em uma área bem localizada e beneficiada por muitas opções de transporte público, comprar um imóvel antigo pode ser a escolha certa. Além disso, dependendo do bairro onde você quer morar e se esse é um pré-requisito, pode ser que um imóvel antigo seja sua única opção, por não haver construções novas ou elas serem extremamente valorizadas.
Mais oportunidades na hora de negociar o preço
Na compra de um imóvel antigo, a possibilidade de negociar o preço com o proprietário é bem maior que no caso das construções novas, que geralmente praticam preços tabelados ou com margens mais estreitas para redução dos valores. Se for preciso fazer algum tipo de reforma ou modernização do ambiente, é possível ainda negociar com o vendedor um preço melhor.
Desafios da compra de um imóvel antigo
Agora que você já sabe quais são as principais vantagens da compra de um apartamento ou casa antigos, é importante conhecer um pouco mais os desafios que podem surgir a partir da aquisição deste tipo de imóvel.
As construções mais modernas normalmente favorecem a versatilidade, ou seja, a possibilidade de um novo proprietário fazer intervenções com facilidade. Desta forma, é possível, por exemplo, ampliar cômodos, mudar paredes de lugar, integrar salas e cozinhas, sem grandes dificuldades. As plantas dos imóveis antigos, por outro lado, costumam ser menos versáteis, o que pode dificultar – e até impedir – algumas mudanças.
Um dos fatores que dificultam a realização de intervenções no imóvel é o fato de muitos proprietários não possuírem os projetos que identificam e detalham as paredes estruturais e as vigas, assim como a localização exata das canalizações de água, esgoto e luz, ou seja, as plantas da estrutura hidrossanitária e elétrica do imóvel. Sem essas informações acessíveis, iniciar uma reforma mais complexa pode demorar um pouco mais e esse tempo deve ser considerado.
Para marinheiros de primeira viagem: se houver dúvidas sobre a localização dos pilares e vigas da construção, nenhuma parede pode ser removida, já que algumas são estruturais, ou seja, fazem parte da sustentação do prédio. Um profissional técnico especializado, como um engenheiro precisa atestar que a reforma não afetará a estrutura do prédio inteiro.
Ideias para a reforma de casas antigas e apartamentos antigos
A reforma de um imóvel antigo passa por diversas etapas que devem ser bem planejadas para evitar transtornos e garantir que o resultado final não só atenda às expectativas do morador, como também fique dentro do orçamento disponível. Afinal, sabemos que os custos de comprar um imóvel acabam sempre indo além do seu preço.
Mas é possível renovar imóveis antigos sem a necessidade de grandes obras. Muitas vezes, pequenas intervenções podem deixar o ambiente mais moderno e com a cara de quem irá habitá-lo. A decoração do apartamento antigo e da casa antiga também é fundamental para que o espaço ganhe personalidade.
Pintura: um investimento barato para renovar imóveis antigos
A pintura é uma das formas mais baratas e práticas para renovar um ambiente. Algumas dicas são úteis para quem quer deixar um imóvel mais bonito, sem a necessidade de um grande quebra-quebra.
Nem sempre é preciso trocar revestimentos de banheiros e cozinhas, como os azulejos que você considera antiquados. Hoje em dia, existem tintas próprias para este tipo de aplicação, deixando estas paredes bem mais claras e modernas, com praticidade e rapidez.
Outra dica é brincar com as cores em espaços com pé-direito alto. Pintar uma faixa nessas paredes ajuda a deixar o ambiente menos monótono e bem mais aconchegante.
Revestimentos removidos podem revelar formas originais
Algumas construções possuem estruturas em concreto aparente que, ao longo de diversas reformas, acabaram sendo encobertas por camadas de argamassa e revestimentos. Muitas vezes, remover estas camadas superficiais pode revelar a beleza das estruturas originais, resultando num ambiente moderno e renovado.
Pisos novos sem quebradeira
Foi-se o tempo em que era necessário quebrar todo o contrapiso para trocar o piso do seu imóvel. Hoje, existem diversas opções de técnicas e materiais que facilitam, e muito, a troca do piso. Investir na técnica conhecida como piso sobre piso pode ser a escolha certa para modernizar o seu imóvel.
Acessórios renovam banheiros e lavabos
A cada dia, novas opções de acessórios para banheiros e lavabos são apresentadas no mercado. Nestes espaços, itens como chuveiros, torneiras, toalheiros e saboneteiras podem ser usados para deixar o espaço mais funcional, sofisticado e aconchegante.
Móveis dão personalidade aos espaços
Investir em móveis é uma alternativa inteligente na hora de renovar um ambiente, sem a necessidade de grandes obras. Uma boa escolha de mobiliário pode dar personalidade à sua casa. Numa sala de estar, por exemplo, cadeiras, poltronas e sofás com design moderno podem ser suficientes para transformar todo o espaço.
Jardins verticais trazem vida ao ambiente
Com pés-direitos mais altos e janelas amplas, que permitem a entrada de luz e ventilação naturais, os imóveis antigos são perfeitos para o desenvolvimento de diversas espécies de plantas. Uma dica é aproveitar as paredes grandes para criar verdadeiros jardins verticais, que podem ser feitos de diversas maneiras: desde vasos fixados individualmente até treliças de madeira, que criam quadros verdes no ambiente. Um jardim vertical é uma das melhores opções para dar vida, frescor e elegância a qualquer espaço.
Baixe o e-book Como Decorar e Transformar Apartamentos Antigos da EmCasa
A compra de um imóvel antigo traz muitas vantagens, bem como o desafio de deixar o espaço mais moderno, aconchegante e com a sua personalidade. Como você já sabe, grandes reformas podem exigir um planejamento complexo para que tudo seja realizado com segurança, dentro do cronograma e do orçamento. Mas existem diversas opções mais simples para renovar ambientes e deixá-los com o seu perfil, sem a necessidade de intervenções caras e trabalhosas.
Investir na pintura, em mobiliários e acessórios elegantes e até em um jardim vertical são algumas dicas que você conheceu para transformar um imóvel antigo no seu lar ideal. Mas existem muitas outras opções que você pode descobrir baixando o e-book Como Decorar e Transformar Apartamentos Antigos, disponível na página inicial do blog da EmCasa.
A EmCasa é a solução imobiliária perfeita para você que quer comprar um imóvel antigo com praticidade e segurança durante todas as etapas do negócio. Os nossos Especialistas Imobiliários estão preparados para, junto com você, encontrar o imóvel da sua vida.