Qual é a idade mínima para financiar um imóvel? Respostas para essas e outras dúvidas comuns

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Se você está pensando em comprar um imóvel financiado, uma das coisas que deve saber antes de fechar um negócio, ou mesmo começar a procurar o lugar dos seus sonhos, é qual a idade mínima para financiar um imóvel.

Com as facilidades oferecidas, tanto por programas do Governo, como por instituições financeiras que fazem esse tipo de empréstimo, cada vez mais pessoas buscam realizar o sonho da casa própria por meio dos financiamentos. Começar cedo a busca por essa conquista é uma excelente decisão, entretanto, há limites.

Qual é a idade mínima para financiar imóvel?

18 anos. Assim como para a assinatura de outros tipos de contratos, a idade mínima para financiar imóvel é 18 anos.

E, qual a idade mínima para financiar um imóvel pela Caixa?

Também 18 anos. É certo que a instituição oferece uma série de vantagens e facilidades para quem solicita empréstimos pela empresa, entretanto, a idade mínima para financiar imóvel continua a mesma das demais instituições.

É claro que ter 18 anos não é a única exigência das instituições financeiras, entre outras, coisas é preciso, por exemplo:

Algumas pessoas não sabem, entretanto, também existe uma idade máxima para financiar um imóvel. O limite passou de 75 anos para 80 anos e 6 meses em bancos como Caixa Econômica Federal, Itaú Uniclass, Banco do Brasil e Bradesco.

É importante a compreensão de que esse limite se refere a idade da pessoa mais velha ao final do financiamento.

Ou seja, se você está com 60 anos, pode realizar um empréstimo de até 20 anos (e alguns meses). Não é possível que alguém com essa idade faça um financiamento de 30 anos.

Sim, o prazo para quitar seu financiamento pode chegar a 30 anos na maioria dos bancos, sendo que o financiamento habitacional na Caixa Econômica Federal e Santander pode permitir um financiamento de até 35 anos (ou 420 meses). De acordo com a idade máxima para financiar um imóvel –  se você tem até 45 anos pode solicitar esse prazo.

Juros e pagamento antecipado

Na lista de coisas que você deve saber antes de comprar um imóvel, além da idade mínima para financiar imóvel, está a possibilidade de adiantar as parcelas e assim diminuir o tempo de pagamento e o valor pago dos juros.

É claro que a possibilidade de quitar as parcelas antecipadamente variam de acordo com as demais finanças do contratante.

Para você que atende os requisitos de financiamento e está considerando optar por essa forma de comprar o seu imóvel, recomendamos que entre em contato com um dos nossos especialistas que podemos te ajudar a escolher a melhor opção para você.

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis