Qual é a idade, mínima e máxima, para financiar um imóvel?

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Se você está pensando em investir em uma propriedade, uma das coisas que deve saber antes de fechar um negócio, ou mesmo começar a procurar o lugar dos seus sonhos, é qual a idade mínima para financiar imóvel.

Com as facilidades oferecidas, tanto por programas do Governo, como por instituições financeiras que fazem esse tipo de empréstimo, cada vez mais pessoas querem realizar o sonho da casa própria por meio dos financiamentos. 

De fato, começar cedo a busca por essa conquista é uma excelente decisão. Entretanto, há limites de idade e outros requisitos que devem ser atendidos por quem deseja fazer um financiamento

Se você tem interesse em saber qual a idade mínima para financiar imóvel, continue a leitura deste artigo e se aproxime ainda mais da realização do seu sonho! 

Qual é a idade mínima para financiar imóvel?

Antes de mais nada, da mesma forma que em qualquer situação que exija a assinatura de um contrato, você deve saber que a idade mínima para financiar  imóvel é 18 anos.

Vale ressaltar que também há uma idade máxima, fixada pelos principais bancos brasileiros, em 80 anos e 6 meses para o término do pagamento das parcelas.  O que explicaremos nos próximos tópicos

E, qual a idade mínima para financiar um imóvel pela Caixa?

Nesse tipo de financiamento, a idade mínima também é 18 anos. É certo que a instituição oferece uma série de vantagens e facilidades para quem solicita empréstimos pela empresa, entretanto, a idade mínima para financiar imóvel continua a mesma das demais instituições.

Além disso, quanto mais jovem o comprador, menor será a parcela. Isso se deve ao fato de uma parte considerável do financiamento imobiliário ser o valor pago em seguros obrigatórios, como dano físico ao imóvel e seguro por morte ou invalidez permanente. 

Esse segundo, varia conforme a idade do financiador que, quanto mais jovem, mais fácil será financiar imóvel. Com isso, a pessoa consegue economizar parte do valor do seguro e usar para comprar um imóvel melhor. 

Entretanto, existem outras exigências que as instituições financeiras solicitam, como: 

Qual a idade máxima para fazer um financiamento?

Por outro lado, também existe uma idade máxima para financiar imóvel. O limite passou de 75 anos para 80 anos e 6 meses em bancos como Caixa Econômica Federal, Itaú Uniclass, Banco do Brasil e Bradesco.

Sob o mesmo ponto de vista é importante a compreensão de que esse limite se refere a idade da pessoa mais velha ao final do financiamento.

Ou seja, se você está com 60 anos, pode realizar um empréstimo de até 20 anos (e alguns meses). Não é possível que alguém com essa idade faça um financiamento de 30 anos.

O prazo para quitar seu financiamento pode chegar a 30 anos na maioria dos bancos, sendo que o financiamento habitacional na Caixa Econômica Federal e Santander pode permitir um financiamento de até 35 anos (ou 420 meses). 

Por isso, se você tiver até 45 anos, pode solicitar esse prazo mais extenso para financiar imóvel e realizar o sonho da casa própria. 

Mas afinal, qual é o melhor momento para realizar a compra de um imóvel?

Menina brincando em uma caixa durante a mudança para uma nova casa e seus pais no fundo da imagem
Qual é a melhor idade para comprar um imóvel financiado

Na lista de coisas que o cliente busca saber antes de comprar um imóvel, também está a definição de qual é o melhor momento para comprar um imóvel. Atualmente, os bancos estão praticando as menores taxas da história. 

Para quem quer comprar um imóvel, a EmCasa oferece um serviço humanizado com especialistas de venda que ajudam e tiram todas as dúvidas, da busca até a entrega das chaves.

Para facilitar o pagamento do imóvel, a startup auxilia em crédito: acordos com todos os grandes bancos, além de um leilão para otimizar e conseguir a melhor taxa para o cliente, economizando um valor muito relevante para o comprador.

Drielly Costa, de 26 anos, analista comercial, que comprou um imóvel financiado com a EmCasa no fim do ano passado, comenta:

“No final de 2020 comecei a buscar imóveis em construção devido às facilidades de pagamento, porém esperar três ou quatro anos até pegar as chaves começou a me incomodar. Foi quando conheci a EmCasa e comecei a marcar visitas. O atendimento da especialista de vendas foi incrível, ela me deu toda a assistência possível, inclusive buscando imóveis que haviam me interessado e não estavam disponíveis no site. Após escolher o apartamento que cabia no meu orçamento, a equipe do Financeiro facilitou muito o processo do financiamento, eu não precisei ir em nenhum momento ao banco. O time sempre esteve disposto a ajudar, como foi meu primeiro financiamento as dúvidas eram muitas, mas os e-mails e os contatos via telefone sempre foram claros e assertivos”.

Juros e pagamento antecipado

Na lista de coisas que você deve saber antes de comprar um imóvel, além da idade mínima para financiar imóvel, está a possibilidade de adiantar as parcelas e assim diminuir o tempo de pagamento e o valor pago dos juros.

No entanto, a possibilidade de quitar as parcelas antecipadamente varia conforme as finanças do contratante e as regras da instituição que concedeu o financiamento.

Para você que atende os requisitos de financiamento e está considerando optar por essa forma de financiar imóvel, entre em contato com um dos especialistas da EmCasa. Assim, você tira todas as suas dúvidas, e recebe orientação em todo o processo de compra de um imóvel, desde a busca até a entrega das chaves!

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis