Leme: Charmosa e tranquila

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

O Leme é uma alternativa mais tranquila que o bairro vizinho Copacabana. Mas nem por isso ele deixa a desejar quando o assunto é beleza.

O bairro oferece várias opções de lazer e possibilita a proximidade do mar com a graciosa praia do Leme. É uma ótima escolha para quem deseja morar na Zona Sul, próximo à orla, mas está em busca de um bairro um pouco menos agitado.

História

O nome Leme foi escolhido devido à Pedra do Leme, que é contornada pelas praias da Urca e Botafogo e cujo formato, visto de cima, se assemelha ao do leme de um navio. 

O bairro era uma região bem isolada na era colonial, mas representava um ponto onde as famílias ricas reuniam-se para apreciar a vista e passear. Entre 1892 e 1894, ocorreu o primeiro loteamento e a primeira via aberta, devido à atração das famílias à  área. A partir dos anos 50 a verticalização atingiu o bairro com a construção de prédios e hotéis.

Custo

O Leme é um bairro residencial, situado na Zona Sul da cidade, localizado ao lado da praia de Copacabana. Devido à região privilegiada, perto de outros bairros nobres, a média de preço do metro quadrado no bairro é de 11.800 reais. 

O Leme é um bairro com ruas tranquilas, ideal para quem deseja morar em uma região residencial, próximo à praia e com belas paisagens.

Locomoção

O bairro se encontra em uma área privilegiada da cidade, próxima a outros bairros muito bem abastecidos, como Copacabana e Botafogo.

O fato de ter uma quantidade menor de moradores, em relação aos outros bairros da Zona Sul, faz com o trânsito na região seja mais tranquilo. Com isso há uma facilidade de locomoção dentro do bairro. A transição para outros bairros também é fácil, devido às diversas linhas de ônibus que passam pelo local e fazem a conexão com as outras zonas da cidade.

Cultura e Lazer

Em relação ao lazer, o Leme apresenta ótimas atrações, como o Parque Natural Paisagem Carioca, abrigando diversas espécies nativas de árvores, na qual os visitantes podem realizar trilhas tendo a praia como cenário ao fundo. 

A praia do Leme é uma praia tranquila, com boa infraestrutura e com diversos restaurantes nas proximidades. É conhecida por ser uma praia charmosa e que preza pela diversidade das pessoas, sendo ponto de encontro de várias tribos de perfis diferentes.

O passeio pelo Forte Duque de Caxias também é uma ótima opção de lazer, apresentando um belo caminho dentro da floresta e uma linda vista da Baía de Guanabara e das praias de Copacabana e Leme. Durante o Brasil Colonial, no local foi erguido o Forte do Vigia para defesa da costa naquele trecho da cidade. Séculos depois foi erguida ali uma fortificação para defesa da Baía de Guanabara.

A escritora Clarice Lispector viveu no bairro do Leme durante alguns anos e citou o lugar em diversas crônicas. Em sua homenagem, no ano de 2016 foi inaugurada uma estátua sua na orla. 

É comum os moradores do bairro se associarem ao Leme Tênis Clube, um lugar amplo com piscinas, quadras e espaços para eventos.

O bairro conta também com muitos bares e restaurantes, sendo também conhecido como um reduto boêmio

Segurança

Leme é um bairro super calmo e seguro,com índice de violência e de assaltos baixíssimos. 

Aqueles que desejam morar em um lugar tranquilo, apreciar um bom barzinho e ter uma bela praia logo a frente, podem colocar o bairro do Leme nas primeiras opções. O bairro é silencioso, com um toque de cidade do interior, mas também se encontram ótimas opções de lazer. O bairro é ideal para quem almeja qualidade de vida.

Um reduto boêmio tranquilo é o que você procura? Conheça os imóveis disponíveis no bairro pelo o nosso site!

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis