Guia de Bairros: Joá, Rio de Janeiro

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

O Joá é o menor bairro da cidade do Rio de Janeiro e com certeza um dos mais bonitos. O bairro oferece várias opções de lazer e uma alta qualidade vida, trazendo características únicas como as montanhas, gaivotas, tucanos, micos, o mar e a maravilhosa praia da Joatinga que fazem dele um dos bairros mais encantadores da cidade.

Origem

A origem do nome do bairro veio de um antigo morador francês que se chamava Laurence Anchois, que se pronuncia “Chuá”. Nele fica o morro da Joatinga (YUÁ-TINGA, limoso, esbranquiçado).

Além disso, em 1968 foi construído o Elevado de Joá, que é hoje em dia uma das mais importantes vias que representa a expansão da cidade.

Custo

Localizado entre a Zona Sul e a Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, possui atualmente a maior renda per capita. Devido à região de alto padrão e sua localização privilegiada, a média de preço do metro quadrado no bairro é de R$ 17.631.

Locomoção

A melhor forma de locomoção é através veículos privados, sendo seu principal acesso ao bairro pela Estrada do Joá, erguida em 1929. Outra via importante que passa pelo bairro é a Autoestrada Lagoa-Barra, ligando as regiões que fazem divisa, a Barra da Tijuca e São Conrado.

Joá possui poucos habitantes no bairro, sendo um dos principais motivos a região ser montanhosa e de difícil acesso.

Turismo e lazer

Situado no bairro, está o clube Costa Brava conhecido pelo seu conforto e lazer nas piscinas, SPA, quadra de futebol, pesqueiro, restaurantes e até mesmo uma boate no local. Além disso, o Clube proporciona um por do sol encatandador, sendo um dos mais lindos do Rio.

Outro lugar importante do bairro é a Pedra da Gávea, que possui 844m de altura e é o maior bloco de pedra a beira mar do planeta. Muito conhecida como um dos cartões postais do Rio de Janeiro, a pedra possui uma vista panorâmica para grande parte do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, a Pedra Bonita, e as praias de São Conrado, Ipanema, Leblon, Lagoa, Niterói e a Barra da Tijuca.

No bairro é possível aproveitar a Praia de Joatinga que oferece tudo o que o local tem de melhor, como as encantadoras auroras, a maravilhosa praia e muita beleza natural. Entre o Oceano Atlântico e o paredão rochoso do Pico dos Quatro, o Joá expõe uma bela vista da cidade, com destaque para a própria Praia de Joatinga. 

Joá é um bairro singular e tranquilo para todos os seus moradores, e sem dúvida um lugar privilegiado com uma das vistas mais bonitas do Brasil. Você já pensou em morar na região? Conheça os imóveis em nosso site.

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis