Guia de Bairros: Cosme Velho

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Localizado ao lado do morro do Corcovado, Cosme Velho abriga diversos casarões e histórias cariocas por todo o bairro.

Além de ser uma região bastante segura, é conhecida também por suas áreas verdes e ruas calmas. Com um clima agradável, é o convite ideal para quem busca um lugar tranquilo na cidade maravilhosa.

Origem

O Cosme Velho é um bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro e teve sua origem por volta de 1567, onde membros da família de Cristóvão Monteiro ganharam terras em sesmaria. A família começou a utilizar as águas do Rio Carioca e deram início as plantações de cereais na região.

A urbanização só veio a acontecer em 1960, sendo apenas anos depois que houve a abertura do Túnel Rebouças. Ainda assim, o Cosme Velho permaneceu com suas características e charme do bairro marcados pelo passado até hoje.

Custo

Cosme Velho é constituído por grande parte dos moradores de classe média e alta. O preço médio dos imóveis é de R$11.026 por metro quadrado.

Locomoção

Cosme Velho está situado no sopé do morro do Corcovado e do morro de Dona Marta, área mais alta do vale do rio Carioca. A região possui acesso principal a Rua Cosme Velho, sendo a continuação da Rua das Laranjeiras.

Educação

O bairro abriga duas das mais reconhecidas instituições de ensino básico, como o Colégio Sion e Colégio São Vicente de Paulo.

Turismo e lazer

Cosme Velho é conhecido por sua região histórica e costumes. Um bairro diferenciado que através de monumentos e praças pode-se notar as lembranças do local em épocas vanguardistas e encantadoras.

Uma região que atrai vários turistas, a Estação de trem para o Corcovado é o ponto principal do bairro. O trem leva também ao mais conhecido ponto turístico do Rio de Janeiro, Cristo Redentor, onde é possível ter uma visão 360º da cidade.

O Museu Internacional de Arte Naif é o maior e mais completo acervo com mais de 6 mil pinturas do mundo, ideal para quem quer conhecer e apreciar trabalhos artísticos.

Além disso, no Cosme Velho você poderá desfrutar de excelentes restaurantes e padarias tradicionais que garantem um ambiente acolhedor e singular.

Para quem busca um bairro tranquilo e com paisagens naturais, o Cosme Velho se torna uma excelente opção. Quer conhecer imóveis disponíveis na região? Veja os imóveis disponíveis em nosso site!

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis