Gávea: Refúgio natural no meio da cidade

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Localizado na zona sul do Rio de Janeiro, a Gávea é considerado um dos bairros mais nobres da cidade.

O bairro, majoritariamente residencial, abriga a diversidade da cultura carioca, oferecendo ótimas opções tanto para as pessoas que procuram uma vida noturna mais agitada, quanto para quem busca um refúgio do caos urbano que algumas outras regiões proporcionam. Vamos te apresentar esse bairro e te dizer o porquê você deveria considerá-lo o seu próximo lar.

Origem

O termo gávea vem de um dos componentes das embarcações a vela, sendo um dos mastros da embarcação. É no alto gávea que se localiza o cesto de observação, local onde os marinheiros costumam ficar ao gritar a conhecida frase “Terra à vista!”. 

Foi por oferecer uma vista muito parecida com esse cesto, que a Pedra da Gávea foi batizada com esse nome. Apesar de estar localizada no bairro vizinho de São Conrado, a pedra acabou dando nome ao vale voltado para a lagoa Rodrigo de Freitas.

Apesar da origem histórica, foi só a partir de 1930 que o bairro começou a tomar forma a partir do loteamento de algumas propriedades rurais existentes na região.

Custo do metro quadrado

Por se tratar de um bairro nobre da zona sul, a Gávea não apresenta os valores mais convidativos em relação ao preço do metro quadrado dos imóveis. Figurando sempre entre os 5 mais caros da cidade, o metro quadrado no bairro custa em média um pouco mais de R$14.000. Embora seja um alto investimento, morar no bairro definitivamente é compensatório, o alto IDH que o bairro apresenta, muitas vezes figurando como o melhor de toda a cidade, é uma prova disso.

Locomoção

Sendo limitado pelos bairros do Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, São Conrado, Vidigal e Rocinha, o bairro desempenha um papel muito importante para a mobilidade da cidade, abrigando a Avenida Padre Leonel Franca que liga a Zona Sul a Zona Oeste, passando pelo bairro de São Conrado. O bairro conta com a estação de metrô Gávea, que pertence à Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro. Além disso, ele dispõe de vários pontos de ônibus concentrados principalmente ao longo da Rua Marquês de São Vicente, que corre paralela à Avenida Padre Leonel França.

Cultura e Lazer

O bairro dispõe de ótimas instituições de educação, tanto de ensino básico, quanto universidades, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), uma das maiores e mais prestigiadas  universidades da América Latina.

Opções culturais não faltam no bairro. Na Gávea é possível visitar lugares como o Instituto Moreira Sales (IMS), que desempenha um papel muito importante na divulgação cultural na cidade, realizando exposições em várias área, como a fotografia e literatura. 

O bairro oferece também opções de passeios mais conectados com a natureza. O Parque Natural Municipal da Cidade está situado no bairro e apresenta uma ótima oportunidade de conhecer melhor a Mata Atlântica, natural da região. No Parque é possível também visitar o Museu Histórico da Cidade, que está situado em uma casa que pertencia ao Marquês de São Vicente. 

Para os fãs de esporte, vale lembrar que o bairro abriga duas instituições muito importantes. A primeira delas, na divisa com o bairro vizinho do Leblon, é a sede do Clube de Regatas Flamengo, muito conhecida pelo seu time de futebol. A outra instituição é o Hipódromo da Gávea, que pertence ao Jockey Club Brasileiro. O local sedia diversas corridas de cavalo e é considerado uma das mais belas e importantes construções do século 20.

A Gávea também oferece ótimas opções de lazer noturno. A região do Baixo Gávea, que fica nas proximidades da Praça Santos Dumont, era, nos anos 80, um dos pontos culturais mais agitados da noite carioca, sendo frequentado por atores de TV e do teatro. Atualmente a região ainda é muito movimentada e, dispondo de vários dos conhecidos butecos cariocas, é uma ótima pedida pra quem quer tomar uma cerveja e degustar alguns petiscos com os amigos. 

Se interessou pela Gávea? Ainda tem alguma dúvida sobre o bairro? Entre em contato com os nossos especialistas ou encontre agora mesmo o seu imóvel ideal no bairro.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis