Guia de Bairros: como é morar no Leblon – Rio de Janeiro

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Leblon

Seja pela sua beleza natural estonteante, ou pelas novelas de Manoel Carlos, o Leblon é de fato um dos bairros mais conhecidos e amados do Rio de Janeiro. Situado na Zona Sul, o bairro que completou 104 anos em 2023 é o que possui o metro quadrado mais caro do Brasil, muito justificado por tudo que ele oferece. 

Listamos aqui alguns motivos que te ajudarão a escolher um dos cartões postais mais belos do Brasil como o seu próximo lar, confira!

História do bairro

O nome Leblon teve origem por conta do empresário Carlos Leblon, na época, dono das terras que comandava uma empresa de pesca de baleias, cujo óleo tinha extrema importância na economia local do fim do século 19 por ser usado na iluminação pública e construção civil. 

Existem registros da região desde meados dos anos 1500, porém foi somente no início do século 20, mais precisamente em 1919 que. Somente após a venda das terras por parte de Carlos Leblon, que se iniciaram os loteamentos e construções no bairro.

Custo de vida no bairro

Talvez um dos pontos mais conhecidos do bairro é o seu elevado custo de vida. Isso porque, no Leblon, o preço médio dos imóveis gira em torno de R$ 17 mil por metro quadrado, e pode ser até maior em imóveis situados na orla. 

O bairro abriga principalmente a classe alta carioca, incluindo importantes nomes dos setores políticos, econômicos e culturais da cidade. Como resultado, o bairro recebe o status de “o mais nobre” do Rio de Janeiro, sendo considerado um dos mais seguros da cidade. 

Transporte no bairro

O Leblon é cercado pelos bairros de Ipanema, Gávea e Lagoa, além é claro do lindo Oceano Atlântico. Por isso, ele conta com um ótimo acesso, possuindo importantes avenidas como a Delfim Moreira, que percorre a orla levando até Ipanema, e a Bartolomeu Mitre, perpendicular à praia, levando até a Gávea. 

Por conta do trânsito, que as vezes pode ser um pouco intenso, o transporte público pode ser uma ótima opção, o bairro conta com duas estações de metrô, a Antero de Quental e a Jardim de Alah pertencentes a Linha 4, além de diversos pontos de ônibus espalhados por toda sua extensão.

Educação e saúde no bairro

Na área da educação, o Leblon conta com algumas das melhores escolas particulares da cidade, como o Colégio Santo Agostinho. Para o ensino superior, o bairro conta com a PUC-Rio, uma das principais universidades privadas do país, que oferece cursos em diversas áreas do conhecimento.

Já na área da saúde, o Leblon possui uma grande variedade de serviços de saúde, como clínicas particulares, hospitais e postos de saúde. Algumas das principais unidades de saúde do bairro são o Hospital São Vicente, que oferece atendimento de alta qualidade em diversas especialidades médicas. Há ainda diversas clínicas e consultórios particulares espalhados pelo bairro, que oferecem atendimento em diversas especialidades médicas.

Lazer no bairro

O bairro é definitivamente um dos maiores destinos turísticos da cidade. A Praia do Leblon é com certeza o ponto mais conhecido e apreciado da cidade, com 1,3km de comprimento, pode ser considerada uma continuação da praia de Ipanema, e liga o Jardim de Alá aos penhascos da Avenida Niemeyer. A praia também abriga o Mirante do Leblon, de onde é possível ter uma vista maravilhosa de toda a orla e também da Pedra do Arpoador.

A praia também conta com um incrível pano de fundo, o Morro Dois Irmãos. Além disso, na região é possível também visitar o Parque Penhasco Dois Irmãos. Com quase 40 hectares de área preservada, o parque conta com trilhas, playgrounds para as crianças além de 4 mirantes para apreciar a ótima vista que a região proporciona.

O bairro oferece muitas opções de lazer, algumas dessas repletas de cultura como as conhecidas livrarias, retratadas muitas vezes na televisão. Mas é na vida noturna que o bairro honra a diversidade do DNA carioca. Nele, é possível visitar restaurantes de alta gastronomia, assim como o Baixo Leblon e seguir a cultura dos ótimos botecos do Rio. 

E aí, se interessou ainda mais pelo Leblon? Pintou a vontade de se mudar pra lá? Encontre o apartamento ou casa dos seus sonhos, converse com um de nossos especialistas. Conheça mais aqui!

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis