Como decorar apartamento pequeno: conheça nossas dicas

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Decorar apartamento pequeno: sala, quarto e escritório integrados

Seja para morar sozinho, para começar uma vida de casal ou como investimento, muitas pessoas têm buscado apartamentos menores para morar. Por esta razão, a compra desses imóveis, como os estúdios e os lofts, vem crescendo, mas neste caminho podem surgir alguns desafios que envolvem como decorar apartamento pequeno.

Se por um lado os custos de compra são mais baixos, por outro, espaços menores do que o convencional podem parecer mais complicados de organizar. Porém, existem diversas possibilidades de fazer com que eles sejam o mais funcionais e confortáveis possíveis.

Pensando nestas possibilidades, a EmCasa te mostra que dá para gastar pouco e ter qualidade de vida mesmo morando em espaços pequenos: basta ter boas ideias de decoração.

Vale lembrar que caso você venha a se interessar por este tipo de imóvel, pode encontrar um apartamento em São Paulo que atenda às suas necessidades.

Antes de começar a decoração

Antes de mais nada, é importante que você realize algumas tarefas e tenha algumas informações em mãos. Elas farão total diferença na hora de seguir as dicas para organizar apartamento pequeno que preparamos.

Tirar as medidas dos ambientes

Para começar, anote quantos metros quadrados cada cômodo e seu imóvel possuem, a altura e largura de suas paredes, a distância entre uma parede e outra, o tamanho dos espaços para portas e janelas. Isso permite que você conheça melhor cada área e tenha mais facilidade de otimizar esses espaços.

Manter apenas o essencial

É importante ter em mente que em um apartamento pequeno a organização dos ambientes pode trazer amplitude e conforto. Uma boa dica é doar, com certa frequência, roupas acumuladas, decorações e outros objetos que não são utilizados, garantindo mais tranquilidade e bem-estar.

Criar um orçamento

Pegue um papel e caneta para anotar suas despesas e renda mensal, veja quanto pode gastar para decorar seu apartamento pequeno. Depois, anote os custos que podem estar envolvidos nas decorações e reformas, fazendo uma lista de prioridades, que vamos detalhar mais no próximo passo.

Planejar com antecedência

Com o orçamento em mãos, fica mais fácil saber por onde começar. Para isto, sua lista de prioridades serve para você ver por onde pretende começar. É legal pensar em algumas perguntas, como: Qual cômodo preciso melhorar? Onde terei melhor custo-benefício?

7 dicas para decorar apartamento pequeno

Agora que você já fez o que precisa, fica tudo bem mais fácil. A seguir, preparamos 7 dicas que vão te ajudar a descobrir como organizar um apartamento pequeno e tornar seu imóvel o espaço perfeito para se morar.

1) Cores claras

As cores claras ajudam a trazer uma sensação de iluminação natural para o ambiente, e transmitem uma ideia de amplitude. Portanto, usá-las na base da decoração — em paredes e pisos, por exemplo — é uma ótima ideia.

Podemos pensar em criar contrastes com móveis ou objetos decorativos mais escuros, destacando-os com as cores mais claras em volta, por exemplo.

2) Iluminação

Quando pensamos na iluminação, precisamos planejar tanto as luzes brancas quanto as amarelas e naturais, porque há uma diferença na sensação que elas costumam passar.

A luz branca passa a sensação de uma iluminação mais artificial, já a luz amarela é mais natural e aconchegante, melhor principalmente nos quartos e salas. 

Em apartamentos pequenos, uma boa saída é ter interruptores em que é possível escolher a luz a ser utilizada para o momento, já que é comum ter cômodos unificados.

A luz natural, por sua vez, pode ser considerada na hora de se pensar em como organizar a área de serviço de apartamento pequeno, já que pode melhorar a secagem de roupas estendidas, por exemplo.

3) Espelhos

Espelhos, quando bem posicionados, podem fazer total diferença na hora de causar boas impressões.

Podemos pensar em colocar espelhos na parede ou em corredores da sala apontando para os sofás e televisão. Eles darão a sensação de mais profundidade para o cômodo, por exemplo.

O mesmo pode acontecer com espelhos em guarda-roupas ou nas paredes dos quartos, dando a sensação de que os ambientes são maiores e mais integrados.

4) Integração

Integrar cômodos é uma ótima maneira de economizar espaço quando falamos de apartamentos pequenos. Você pode realizar decorações que deixam estes espaços não somente mais aconchegantes, como também mais funcionais.

É possível utilizar painéis para delimitar melhor os espaços, separando o dormitório da sala, ou ainda definindo um espaço mais privado para ler ou descansar. Algumas divisórias, como os biombos, podem ser retiradas facilmente quando houver a necessidade de ampliar o ambiente para receber convidados, por exemplo.

Outra forma de economizar espaço é pensar em como organizar a cozinha de um apartamento pequeno. Podemos aderir ao conceito de cozinha americana, adicionando balcões que servem como mesa e divisória para a sala ao mesmo tempo.

5) Móveis funcionais

Os móveis funcionais trazem maior praticidade para o dia a dia, permitindo economizar e organizar melhor o espaço por meio da combinação de ambientes. 

Algumas possibilidades são sofás dobráveis que se transformam em camas, camas com espaços para guardar objetos, balcões-divisórias e beliches com escrivaninha embaixo.

Móveis planejados

Os móveis planejados são feitos de acordo com as medidas dos ambientes, o que acaba diminuindo preocupações com a falta de espaço para posicionar certas mobílias.

Dessa forma, ao unir móveis planejados e funcionais, você terá excelentes combinações.

Decorar apartamento pequeno: sala com mesa de madeira integrada com cozinha

6) Minimalismo

Organizar apartamento pequeno é dar sentido para a frase “menos é mais”.

Portanto, priorizar qualidade em vez da quantidade de itens para decorar os cômodos e móveis é fundamental para se morar neste tipo de apartamento. Muitos itens podem atrapalhar a locomoção ou mesmo causar poluição visual.

Por isto, pense primeiro no essencial para se viver com qualidade de vida. Depois, em itens menos importantes e que podem deixar seu apartamento pequeno com aspecto de bagunçado.

7) Verticalização

Com a verticalização dos móveis, conseguimos ter mais espaço livre para acomodar visitantes com pufes, mesas de centro e também para se deslocar.

Neste caso, móveis fixos nas paredes como racks, prateleiras, suportes para bolsas, guarda-chuvas e bolsas agregam funcionalidade e facilitam para se ter um espaço com mais área de circulação.

EmCasa: com você na hora de escolher um apartamento funcional 

Como podemos ver, os desafios que envolvem decorar um apartamento pequeno podem variar, mas com organização o resultado final acaba sendo um ótimo investimento em conforto, funcionalidade e qualidade de vida.

Com as informações certas e prioridades bem definidas, vimos que é possível tomar ótimas decisões, como integrar espaços e colocar móveis que cumpram mais de uma função em posições estratégicas. É viável, também, unir cores com o minimalismo e verticalizar os espaços para aumentar o tamanho do imóvel.

Agora só falta encontrar o apartamento pequeno ideal para você. Comece sua busca em nosso site e conte com a assessoria do nosso time de Especialistas Imobiliários, que dão suporte durante a procura pelo imóvel e em todo o processo de compra.

Para ter uma melhor noção de valores, é possível avaliar imóvel antes de comprar com a nossa calculadora gratuita.
Leia também mais conteúdos sobre a compra da casa ou apartamento ideal para você, acompanhe o Blog EmCasa.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis