O guia da primeira visita: Veja o que avaliar no imóvel antes de comprar

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
casa de maquete rosa com fundo de prédios

Está visitando imóveis para encontrar um novo lar mas não sabe o que avaliar durante o momento da visita? Respira, a gente está aqui para te ajudar. Sabemos como é importante que você tenha informações detalhadas durante esse momento e tire todas as suas dúvidas para evitar surpresas futuras. Pensando nisso, separamos dicas para você saber o que avaliar no imóvel durante a visita. Continue lendo para saber mais!

Comprando um imóvel com mais segurança

A EmCasa nasceu para tornar o processo de compra e venda de um imóvel mais simples, agradável e seguro, como deve ser. Somos uma plataforma de soluções imobiliárias e estamos aqui para te ajudar desde a busca do imóvel ideal até a visita, negociações, aprovação de crédito, assinatura do contrato e entrega das chaves.

Nosso diferencial está em nosso time de especialistas de vendas, que são contratados em tempo integral e com salário fixo pela EmCasa, ou seja, não são comissionados pelo valor do imóvel. Dessa forma, eles podem se concentrar no que há de mais importante: o cliente, seus desejos e necessidades durante a transação mais importante da sua vida. 

Nossos especialistas sabem tudo sobre o mercado imobiliário! Junto a eles, criamos o guia definitivo da primeira visita, com dicas e perguntas importantes do que você deve avaliar no imóvel antes de fazer uma negociação. Assim, você terá todas as informações necessárias para fazer uma comparação entre os imóveis que mais gostou e tomar uma decisão mais assertiva. Confira o guia completo abaixo:

Visitando para comprar: veja o que avaliar no imóvel durante a visita.A imagem mostra um apartamento com vista do pôr-do-sol.
Visitando para comprar: veja o que avaliar no imóvel durante a visita

O guia definitivo da primeira visita

Para além de metragem, valor do imóvel e IPTU, descubra o que avaliar no imóvel ao visitar para comprar:

1 – Quando o imóvel foi construído e qual o custo de manutenção?

Para te dar maior previsibilidade de custos, informe-se sobre a data de construção do imóvel, e, a partir disso, procure saber se a manutenção tem um alto custo ou se tem muita manutenção atrasada.

2 – Como é a área de lazer? Há algo que ainda precisa ser construído e possa gerar custo extra?

Se você estiver visitando condomínios com área de lazer, é sempre bom atentar-se ao projeto inicial dessa área, verificando se ele já está completo ou se falta algo a ser construído que gere chamada extra.

3 – Como é a vizinhança? O que existe ao redor?

Faça um passeio pelo bairro onde o imóvel está localizado. Avalie opções de mercado, farmácia, academia, comércio; o ideal é que seja caminhando, assim, já se anula a extrema necessidade do carro para qualquer saída. Informe-se sobre os meios de locomoção para acesso ao endereço e para se deslocar ao trabalho e a locais de costume dos membros da família. 

4 – Existe algum gerador em caso de queda de energia?

Um gerador pode ser muito útil para que você não tenha intercorrências em caso de queda de energia, principalmente no momento que vivemos no qual o home office é cada vez mais aderente.

5 – Qual é o valor do condomínio? O que está incluso?

Como é um custo mensal, o valor pode fazer diferença no seu orçamento, então, o ideal é que essa despesa seja somada aos custos do novo imóvel. Você deve se informar sobre quais contas estão inclusas na fatura, já que muitos condomínios incluem gás, água e/ou luz. Procure informar-se também de que forma é feito esse rateio, se existem medidores individuais ou se é feita uma média independente do uso e do tamanho do imóvel. 

6 – O condomínio tem portaria, porteiro, guarita ou guarda-noturno? Qual é o horário de funcionamento?

Descubra se sobre o funcionamento da portaria do prédio, se tem porteiro ou se é portaria remota. Ao chegar no condomínio, observe a segurança na entrada e regras para entrada de visitantes e não moradores. Essas informações são úteis tanto pela questão da segurança quanto pelo conforto e facilidade de receber entregas.

7 – Quais são as regras do condomínio em relação aos pets? 

Verifique se no regulamento do prédio existe alguma norma em relação aos pets. Por lei, não é permitido à gestão condominial proibir ou impor limites de portes aos animais de estimação. No caso de animais silvestres, a gestão pode exigir a documentação da posse regulamentada pelo IBAMA a fim de não ser responsabilizado por crime ambiental. 

A maior parte dos condomínios restringe a circulação dos pets pelo elevador de serviço e limita o acesso deles a áreas comuns como piscinas e playgrounds. Veja como foi a experiência de um casal atendido pela EmCasa na busca por um imóvel seguro também para o pet.

Quais são as regras de condomínio relacionada aos pets? Na imagem pode-se ver um gato branco com pelos misturados em cima de uma cama dormindo.
Quais são as regras de condomínio relacionada aos pets?

8 – Como está o sistema hidráulico e elétrico do imóvel? Alguma reforma feita ou a fazer?

Faça uma verificação minuciosa para verificar se existem sinais aparentes de problemas, como infiltrações, vazamentos, azulejos estufados, manchas de umidade, rachaduras ou qualquer sinal que chame atenção. Procure testar tomadas, interruptores, torneiras, tudo que tiver acesso.  

9 – Como está a regularização da documentação do imóvel? IPTU? Escritura no nome do comprador? Condomínio em dia?

Peça para ver toda a documentação do imóvel e faça uma consulta no registro de imóveis da cidade. Se o apartamento for usado, verifique na administradora ou com o síndico se há algum débito com o condomínio. Faça esse mesmo processo com o IPTU, já que, independente da data do débito, o novo proprietário é que se torna responsável.

No trâmite de compra e venda são exigidos diversos documentos, tanto do vendedor quanto do imóvel – veja aqui quais são os documentos necessários na hora de comprar ou vender seu imóvel. Se você estiver inseguro em relação à documentação, conte com a nossa assessoria jurídica para avaliação da documentação apresentada.

10 – Da decoração e mobília atual, o que fica no imóvel?

Se for um imóvel usado e possuir móveis planejados e/ou ar condicionado em boas condições, se for interessante, tente negociar para que fiquem no imóvel, assim, é um gasto e uma preocupação a menos na hora da mudança.

11 – Em qual horário bate sol no imóvel? Bate sol na lavanderia?

Considere também a posição solar no apartamento. Normalmente, os que pegam sol na parte da manhã costumam ser mais frescos, e consequentemente mais caros, e os que pegam sol na parte da tarde tendem a ser mais quentes. Verifique os locais que recebem mais sol, a lavanderia é uma parte importante a ser avaliada.  

12 – Há alguma modificação na estrutura do imóvel que você queira fazer? Aproveite e pergunte.

Muitas vezes, na hora da compra do imóvel, o comprador pensa em quebrar a parede e fazer cozinha americana ou aumentar a sala para a área de algum quarto. Alguns condomínios possuem um manual próprio sinalizando o que pode e o que não pode ser feito, assim você evita futuros problemas ou frustrações.  

13 – Pode fechar a varanda com vidro? Pode quebrar a parede para criar o conceito aberto ao imóvel?

Normalmente, na varanda, tudo que é visível da parte externa do prédio deve ser preservado, portanto, não é permitido que o fechamento seja feito. Entretanto, algumas convenções de condomínio liberam essas alterações, por isso, se tiver interesse, informe-se durante a visita.

14 – Qual a liquidez desse imóvel? Eu consigo vendê-lo rápido, se precisar?

Pesquise o tempo médio que os imóveis similares ao que está querendo comprar ficam à venda, se têm um padrão que atraia facilmente outros compradores. Verifique também os valores de alugueis, caso necessite usá-lo para renda enquanto não é vendido. 

15 – O valor pedido está em linha com o mercado?

Para ajudar na sua negociação, criamos precificador online com algortimo patenteado. Nele, você preenche os dados do imóvel e confere se o proprietário está pedindo um valor justo comparado ao mercado. Você pode consultar o nosso precificador clicando aqui, e aproveitar a ferramenta para se preparar ainda mais para a visita. 

Ainda tem dúvidas?

A EmCasa pode te ajudar! Somos uma plataforma de soluções imobiliárias, e através de tecnologia, assessoria jurídica gratuita e um time de especialistas de venda, ajudamos pessoas a realizarem a transação mais importante da vida delas.  Se você tem planos de comprar um imóvel em breve, não deixe de conferir as opções disponíveis em nosso site e conte com a ajuda gratuita de nossos especialistas para facilitar esse processo.

Para começar, acesse EmCasa.com e faça uma busca.

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis