Conheça os principais riscos na hora de comprar um imóvel

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Os maiores riscos que o comprador de imóveis pode enfrentar durante o processo de compra.

Durante o processo de compra de um imóvel, o comprador pode se deparar com alguns riscos que ameaçam a conclusão ou a segurança do negócio. Problemas na documentação, dívidas ou impedimentos judiciais podem até impedir a continuidade da negociação.

Na EmCasa, quem compra ou vende imóvel recebe assessoria de um time de advogados especializados em transações imobiliárias, para se sentir mais seguro em toda a jornada.

Abaixo você vai conhecer os 5 principais riscos na hora de comprar um imóvel.

1º risco: exigências ao Registro da Escritura

Para uma pessoa ser reconhecida como a proprietária legal de um imóvel, é importante que ela tenha a escritura pública de compra e venda registrada no Cartório de Imóveis.

Algumas vezes, o registro pode demorar para sair ou até mesmo nunca ser concluído, o que pode inviabilizar que a pessoa adquira o imóvel legalmente.

Isso pode acontecer por questões como um CPF errado ou por algum direito de terceiro que não foi considerado na escritura.

Os maiores riscos que o comprador de imóveis pode enfrentar durante o processo de compra.
Riscos na compra de um imóvel: importante exigir o Registro da Escritura

2º risco: direitos de terceiros

Processos que discutem sob algum aspecto a posse ou a propriedade do imóvel também  podem gerar riscos. Por exemplo: processos que envolvam o direito de cônjuges e companheiros, que precisam participar da venda; ou de inquilinos, que precisam renunciar ao exercício da preferência na compra do imóvel.

Esses terceiros podem, futuramente, questionar a validade da venda, colocando em risco a propriedade do imóvel pelo comprador. Daí a importância de verificar as certidões e a ocupação do imóvel antes da assinatura do contrato definitivo de compra e venda.

3º risco: fraude à execução

Outro risco é comprar um imóvel que pode ser penhorado no futuro. É possível que o imóvel, mesmo já pertencendo ao comprador, seja penhorado por dívidas do vendedor.  Por isso, após o pagamento do sinal da compra, é importante verificar o conteúdo antes da assinatura do contrato definitivo de compra e venda.

Os maiores riscos que o comprador de imóveis pode enfrentar durante o processo de compra.
Verifique certidões e ocupação do imóvel antes da assinatura do contrato definitivo

4º risco: vícios ocultos

Durante a visita é muito importante verificar o estado da estrutura e conservação do imóvel. Isso porque, após a compra, defeitos aparentes não poderão ser reclamados. Nem os defeitos ocultos – também chamados de vídeos ocultos -, que são aqueles que não poderiam ter sido percebidos na visita, porque estavam escondidos pela pintura, papel de parede, móveis embutidos, etc.

A lei garante a indenização pela pessoa que vendeu para o reparo dos defeitos em questão. Mas é importante ficar atento, porque em diversos modelos de contrato se insere a renúncia a essa garantia, o que deixa o comprador vulnerável. 

5º risco: atrasos

Boa parte dos prazos para efetivar a compra ou venda de um imóvel depende de cartórios, bancos e órgãos públicos. Cada cartório possui prazos próprios, eles variam entre regiões e Estados do país, e até entre bairros em uma mesma cidade. Então fique atento às cláusulas que estabelecem a aplicação de multas e penalidades contratuais pelo não cumprimento de prazos – especialmente se as partes estiverem vinculadas a outras transações casadas.

Contar com uma assessoria jurídica nesse momento faz toda a diferença para a segurança e a tranquilidade  do processo. Para se sentir mais seguro, busque seu imóvel ideal no nosso site EmCasa.com e fale com um de nossos Especialistas Imobiliários.

Assista o nosso canal do YouTube e confira as principais dicas de compra e venda com os nossos Especialistas Imobiliários.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis