Como avaliar a fiação elétrica de um imóvel antigo

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Fiação elétrica de apartamento antigo: imagem de diversas tomadas na parede com fios conectados

Antes de comprar um apartamento antigo, é preciso avaliar com cuidado as condições em que o imóvel se encontra. Alguns indícios de falhas na conservação podem ser identificados com facilidade, como vazamentos, infiltrações e rachaduras.

Outros problemas, porém, nem sempre são detectados à primeira vista. Por isso, é importante fazer uma análise cuidadosa da fiação elétrica. Uma instalação inadequada pode aumentar o consumo de energia, inviabilizar o uso de alguns aparelhos e até causar acidentes. Além disso, é preciso lembrar que a rede elétrica desses imóveis foi planejada para atender ao padrão de consumo da época em que os prédios foram construídos.

Com o passar dos anos, o perfil das famílias mudou e novos aparelhos elétricos e equipamentos eletrônicos foram incorporados ao dia a dia. Por esse motivo, quem for comprar um apartamento antigo tem que se certificar de que a capacidade da rede elétrica do imóvel é suficiente para atender às necessidades dos futuros moradores.

Mas não se preocupe! Seguindo as orientações de especialistas, é possível identificar defeitos e redimensionar a instalação elétrica. Com esses cuidados, você não terá dor de cabeça e poderá usufruir o seu imóvel com economia, conforto e segurança.

Quais problemas uma fiação elétrica inadequada pode causar

A distribuição das tomadas, interruptores e pontos de luz do imóvel deve ser planejada por profissionais especializados, que sempre levam em conta as recomendações e normas técnicas sobre o assunto.

Se os componentes não estiverem distribuídos corretamente, aparelhos elétricos que consomem bastante energia, como chuveiro, ferro de passar e secadora, podem não funcionar de forma adequada. Alguns condomínios que não modernizaram a rede elétrica dos prédios podem, inclusive, proibir a instalação de aparelhos de ar-condicionado.

Além desse tipo de inconveniente, problemas na rede elétrica podem provocar acidentes graves, como curtos-circuitos, choques e até incêndios. Por isso, antes de comprar um apartamento, certifique-se de que o imóvel terá condições de atender às suas necessidades.

Sinais para trocar a fiação elétrica do apartamento antigo

Nada mais desagradável do que o disjuntor antigo desarmar na hora em que você está no meio do banho. Esse é um dos indicativos de que a fiação está precisando de uma boa vistoria.

Além da queda dos disjuntores, existem outros sinais de problema, como a oscilação da luz, o aquecimento dos aparelhos elétricos e o cheiro de queimado. Fios desgastados, amassados, expostos, desencapados ou com muitas emendas também denunciam más condições da rede.

Uma outra forma de identificar problemas na instalação elétrica é analisar o histórico das contas de luz do imóvel. Valores muito desproporcionais ao tamanho do apartamento podem sinalizar anormalidades, como fuga de energia.

Mas nem sempre os sinais de problemas na fiação elétrica residencial são tão evidentes. Nestes casos, é preciso providenciar uma avaliação especializada, que deve garantir que a rede elétrica atenda às recomendações da NBR-5410, aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essa norma define as regras para uniformizar e garantir a qualidade das instalações elétricas de baixa tensão no Brasil.

A revisão mostrará se os disjuntores, tomadas e a fiação são compatíveis com a demanda do imóvel, ou seja, com os aparelhos e equipamentos elétricos em uso no local.

Rede elétrica de apartamento antigo: imagem de um eletricista observando um disjuntor

Revisão da instalação elétrica de um apartamento antigo: o que não pode faltar

Mesmo que não haja sinais de problemas na instalação elétrica, é recomendável que uma vistoria seja feita, pelo menos, a cada cinco anos. O profissional encarregado, que pode ser eletricista ou engenheiro eletricista, irá analisar o desgaste natural dos componentes da instalação, em especial a fiação. Em geral, é aconselhada a troca dos fios rígidos antigos por novos cabos flexíveis.

Além da fiação, na vistoria podem ser identificados desgastes e defeitos nos quadros elétricos, tomadas, interruptores e todos os componentes da instalação. As peças fora dos padrões recomendados ou que não atendam ao perfil de consumo de energia da casa devem ser substituídas.

Também será observado se a instalação é compatível com a quantidade de equipamentos em uso no imóvel e com as necessidades de quem está morando nele. Por esse motivo, na hora de comprar uma casa ou um apartamento antigo é importante se certificar de que o local passou por uma vistoria completa na fiação elétrica, feita por uma pessoa habilitada.

O custo de uma boa revisão varia de acordo com o tamanho e outras características do imóvel. Mas o gasto deve ser visto como um investimento, pois a vistoria irá detectar problemas que, se não fossem previamente identificados, poderiam causar prejuízos muito maiores ao imóvel. Além disso, a troca de fios e componentes incompatíveis resultará em um menor consumo de energia.

E vale enfatizar: se você notar algum indício de problema na instalação elétrica, não espere o prazo de cinco anos para rever a fiação.

Check-list da fiação elétrica

Lembre-se que apenas profissionais habilitados sabem como fazer instalação elétrica residencial, a revisão e a reforma elétrica. Quem mexe na fiação sem conhecimento técnico pode tomar choques e acabar provocando acidentes.

Alguns problemas na fiação, porém, são tão evidentes que podem ser identificados por qualquer pessoa. Veja alguns dos mais comuns:

Na EmCasa, todos os detalhes do seu imóvel importam

A compra da sua casa ou do seu apartamento é cercada de muitas expectativas e responsabilidades. São muitos os fatores envolvidos na escolha do imóvel ideal para você, como a localização, o preço, o tamanho e, com certeza, questões técnicas como a rede elétrica.

Com tantas decisões a tomar, é natural que alguns detalhes do negócio sejam colocados em segundo plano. Mas isso não precisa ser um problema para você, já que a EmCasa conta com um time capacitado de Especialistas Imobiliários, que te acompanha ao longo de todas as etapas da compra de um imóvel e está pronto para tirar todas as suas dúvidas, inclusive aquelas relacionadas à infraestrutura do imóvel, como a rede elétrica.

Então, que tal acessar o site EmCasa para procurar um imóvel em sua cidade e agendar uma visita? Aproveite também para conhecer o nosso blog, onde você pode conferir muitas dicas sobre o mercado imobiliário.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis