Dicas para mudança: como fazer de maneira organizada

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Dicas para mudança: família encaixotando itens da casa e escrevendo nas caixas

Se para você mudar de casa é sinônimo de dor de cabeça, saiba que este processo não precisa ser assim. Com organização, planejamento e as dicas para mudança certas, você certamente vai passar por esta jornada com maior facilidade. 

Neste post, vamos compartilhar várias dicas para embalar mudança, organizar e transportar as caixas e até mesmo para deixar a casa em ordem e desfrutar do seu novo lar. 

Está de mudança marcada e quer tornar o processo mais fácil e coordenado? Então, continue a leitura deste post e confira todas as nossas dicas para fazer mudança residencial. 

Dicas para mudança: como começar

Fazer uma mudança organizada tem tudo a ver com planejamento. Uma vez firmado o contrato e com as chaves na mão, é hora de começar a esquematizar todas as etapas para uma jornada mais tranquila para o novo imóvel. Para isto, comece levando em conta alguns aspectos como: 

Com isto em mente, você consegue estabelecer os primeiros passos e entender o quanto precisa empacotar, o que será possível levar com você, que tipo de empresa contratar, entre outros fatores. Agora, vamos às dicas para uma mudança organizada e sem grandes complicações. 

Liste todos os itens

Sabendo tudo sobre o seu novo endereço, fica mais fácil entender o que vai caber no seu novo estilo de vida. Isto porque, se o espaço para o qual você está se deslocando for menor, certamente precisará fazer alguns ajustes e abrir mão de algumas coisas. 

Assim, comece fazendo uma lista ou planilha bem completa com tudo que você tem e que irá na mudança. Classifique os itens por cômodo e anote as quantidades. Ter esta listagem em mãos vai facilitar muito sua vida após a mudança, uma vez que vai mostrar claramente tudo que foi embalado. 

Pegue caixas de papelão

É comum que estabelecimentos comerciais disponibilizem caixas para clientes usarem nas mudanças. Hoje em dia, também é possível contratar serviços que oferecem as caixas no pacote da mudança. 

Se quiser economizar e embalar por conta própria (que é, inclusive, recomendado para itens pessoais ou afetivos), prefira usar caixas de papelão. Outros itens, como sacos de lixo, são frágeis e podem rasgar durante o transporte. Isto pode resultar na perda ou avaria dos seus pertences. 

Identifique as caixas

Monte as caixas reforçando as tampas com bastante fita adesiva, para que não rompam. Não deixe de identificá-las e escreva de forma bem clara o conteúdo de cada uma. Depois que tudo estiver empacotado e você estiver a procura de algo, vai agradecer por ter feito esta sinalização. 

Com relação ao conteúdo, tenha mais atenção ao embalar itens delicados, que sejam de vidro, porcelana, entre outros. Até mesmo materiais resistentes, como acrílico ou madeira, podem trincar e arranhar durante o manuseio, empilhamento e transporte. 

Sendo assim, proteja os itens antes de colocá-los na caixa. Use papel de seda, plástico bolha e semelhantes. No topo da caixa, sinalize com a palavra ‘frágil’ para deixar claro que ela contém objetos delicados. Outra boa dica para mudança é anotar para onde cada uma deve ir quando o transporte chegar.

Faça cada cômodo separadamente

Resista a tentação de misturar itens de diferentes cômodos em uma mesma caixa, mesmo que sobre aquele espacinho estratégico. Na hora de desembalar a mudança, vai ser muito mais prático ter todos os objetos reunidos no seu destino final do que precisar vasculhar todas as outras caixas em busca de algum item. 

Organize o transporte

Pesquise empresas de carreto ou transporte para fazer sua mudança para casa nova. Neste ponto, tenha em mente que o barato pode sair caro. Vale a pena pedir referências para amigos, família e até vizinhos. Há uma série de transtornos que você pode evitar contratando uma equipe profissional e com experiência. 

Um aspecto importante para saber de antemão é se a empresa desmonta os móveis no local e os remonta no novo endereço. Converse com o representante da empresa para não ter surpresas. 

O mesmo deve ser discutido em relação a itens grandes que não cabem no elevador e precisam ser movidos por escadas ou içados. Cada empresa tem suas regras e cobranças extras. Faça uma checklist para ter certeza de não esquecer de perguntar isto. 

Pergunte também quantas pessoas farão parte da equipe de transporte. Assim, você vai saber se precisará pedir ajuda extra de amigos e familiares no dia. 

Por fim, cheque as regras do condomínio caso esteja planejando organizar uma mudança para apartamento. Afinal, você não quer causar um desconforto de violar regras logo na sua chegada à casa nova.

Condomínios têm diferentes horários permitidos para mudanças, e alguns prédios inclusive não permitem este tipo de operação em certos dias da semana. Também é essencial informar o condomínio antecipadamente para reservar, proteger e sinalizar um elevador. 

Descarte o que não for necessário

Uma mudança para casa nova é sempre uma oportunidade de rever o que não faz mais sentido e fazer uma limpeza. Em momentos assim, vale a pena reavaliar o que cabe na sua vida e doar ou descartar itens que não são necessários nesta nova etapa. 

Dicas para mudança: homens trazendo caixas para casa nova

O que fazer no dia da mudança?

Com tudo esquematizado e embalado, chegou a hora de fazer a mudança para a casa nova. Confira, a seguir, dicas de como se preparar para o grande dia.

Certifique-se de que tudo foi empacotado

Antes da empresa de transportes chegar, faça uma última ronda pela casa e verifique se não se esqueceu de embalar algo. Vasculhe o interior de todos os armários e gavetas para ter certeza de que não tem nada que pode ficar para trás. 

Leve primeiro as caixas com itens essenciais

Uma dica para mudança muito importante é, literalmente, fazer as malas para ir para a nova casa. Isto significa que é sempre bom guardar objetos pessoais como algumas roupas, escova de dente, computadores e documentos e levá-los com você em vez de colocá-los no caminhão de mudanças. Assim, você não corre riscos de perdê-los ou demorar para encontrá-los.

Uma boa ideia é, se possível, fazer uma caixa com itens que você precisará ter à mão de forma mais imediata (como artigos de higiene pessoal, panelas, travesseiros, etc.) e levar antes. Assim, estes objetos já estarão disponíveis quando você precisar. 

Coloque as caixas nos cômodos certos

Falamos antes sobre a importância de sinalizar as caixas por cômodos. No dia da mudança, peça que a equipe de transporte coloque as caixas nos ambientes correspondentes, pois isto vai facilitar muito sua vida na hora de desempacotar. 

Como organizar tudo após a mudança

Agora que todos os itens chegaram na sua casa nova em segurança, é hora de colocar tudo em seu devido lugar. Existem empresas especializadas em organização pós-mudança, mas você pode cuidar desta tarefa com nossas dicas a seguir. 

Uma coisa de cada vez

Uma casa pós-mudança costuma ficar um caos, por isto, evite que a bagunça se espalhe ainda mais arrumando várias coisas diferentes ao mesmo tempo. Cuide de um cômodo por vez para manter a ordenação. 

Faça uma boa limpeza

Com tudo em seu lugar, faça uma boa limpeza na casa. Desarrumar embalagens e a movimentação de muitas pessoas durante o transporte acabam deixando a casa muito suja. 

Aproveite a casa nova

Se você chegou até aqui, depois de muito trabalho, sua mudança está finalizada. Agora é o momento de desfrutar o novo lar e também seu novo bairro ou cidade. Aproveite e pesquise as opções de comércio local e pontos de lazer para começar a conhecer a região. 

Faça uma mudança tranquila com a EmCasa

Mudança de casa é uma atividade, sem dúvidas, trabalhosa. Mas é possível torná-la mais produtiva e menos caótica com algumas boas práticas. Com nossas dicas para mudança, você pode se planejar aos poucos e garante que o processo todo seja o mais organizado possível. 

A EmCasa auxilia você a encontrar o imóvel ideal que vai fazer todo seu esforço na mudança valer a pena. O time de especialistas da EmCasa está preparado para dar todo suporte que você precisa na hora de encontrar o imóvel que atende suas necessidades e demandas. 

Use também a ferramenta gratuita para avaliar imóveis antes de comprar no nosso site e faça uma pesquisa otimizada de valores e casas disponíveis na região da sua preferência. Se você gostou das dicas deste post, aproveite e visite o blog da EmCasa para ler mais conteúdos úteis como este.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis