Chá de casa nova: o que é e como fazer o seu

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Chá de casa nova: mulheres preparando comida

Open house, chá de cozinha, chá de panela ou chá de casa nova: são muitos os diferentes nomes que marcam esse tipo de evento para celebrar a jornada de uma pessoa ou família em um novo endereço. 

O chá de casa nova nada mais é do que uma oportunidade de comemorar este novo passo e, ainda, receber uma ajuda de amigos e familiares com alguns presentes úteis para o novo lar.

Neste post, você vai entender em detalhes como organizar seu evento, montar listas assertivas com itens essenciais e as vantagens de planejar esse encontro para quem está de mudança marcada. Continue a leitura para saber mais.

O que é chá de casa nova?

O chá de casa nova é um evento normalmente realizado por pessoas que estão se mudando para uma casa nova, mais especificamente pela primeira vez. 

Isso porque essas pessoas precisam “montar” seu lar do zero, ou seja, além de investir em móveis e na residência em si, os novos moradores também se ocupam de providenciar itens como talheres, roupas de cama, copos, espremedor de suco e uma série de outras miudezas do dia a dia. 

Logo, a ideia do chá de casa nova é contar com a ajuda de pessoas próximas para presentear quem está de mudança e colaborar com a composição da nova casa. 

A comemoração é inspirada no clássico chá de panela ou chá de cozinha, organizado por pessoas que vão se casar e sair de casa pela primeira vez. Contudo, hoje em dia o conceito se tornou mais democrático, surgindo outras denominações como chá de casa nova ou open house. 

Assim, o propósito é poder reunir família e amigos para comemorar o novo passo e ganhar presentes, independentemente de quem está de mudança: seja um casal ou uma pessoa sozinha. 

Inclusive, é comum que pessoas que já tenham uma casa — ou seja, que já possuem grande parte dos itens básicos — organizem um chá de casa nova quando estão de mudança como uma oportunidade de ganhar mimos para renovar a decoração ou os objetos do lar e também celebrar o momento ao lado de pessoas especiais. 

Como fazer um chá de casa nova?

Agora que você sabe o que é um chá de casa nova e como ele pode ser democrático e versátil, está na hora de conferir o passo a passo para organizar o seu. Afinal, existem muitas maneiras de preparar o evento de acordo com as suas necessidades e estilo de vida. 

Lista de presentes

Vamos começar com a parte boa: os presentes que você vai receber. 

Fazer listas é uma excelente maneira de garantir que você vai ganhar apenas o que realmente precisa ou o que faz sentido para sua realidade. Além dos utensílios em si, é possível determinar cores e estilos básicos para ter certeza de que as pessoas convidadas comprarão itens que combinam entre si. 

Por esse motivo, muitas pessoas optam por criar listas de presente para chá de casa nova em lojas e direcionar convidados para adquirir os itens em locais específicos. 

Isso é vantajoso, pois facilita a troca (caso seja necessário) e a vida da pessoa que está comprando, que não precisa procurar os objetos em diferentes estabelecimentos. A internet e o e-commerce facilitam muito essa tarefa nos dias de hoje. 

Veja alguns itens essenciais que você pode incluir na sua lista de chá de casa nova. 

Cozinha

Banheiro

Quartos

Sala

Envio dos convites

Uma vez organizada a lista, comece a planejar detalhes do evento. Um bom começo é definir a data, assim você já pode verificar se a maioria das pessoas poderá comparecer. 

Com isso em mente, faça uma lista de convidados. Anote todas as pessoas com quem gostaria de celebrar a novidade e se atente às quantidades, levando em conta o espaço disponível para o chá de casa nova. 

Assim que selecionar as pessoas, faça o convite oficial. Vale a pena criar uma arte básica em programas com modelos prontos, como o Can va. Assim, com a arte pronta, você só precisa disparar por e-mail ou via aplicativo de mensagens para todo mundo. 

Organização da festa

A organização da festa em si envolve muitos detalhes. Primeiro, pense no local. Em contextos como um casamento, o chá costuma ser organizado antes do dia do casório e quando os noivos ainda não se mudaram ou estão de mudança. Assim, ele é realizado em outros locais como salão de festas, jardins ou espaços para eventos. 

Alternativamente, muitos chás de casa nova são realizados na casa nova em si. Afinal, dependendo do contexto, a ideia é apresentar o novo lar para os convidados. Desse modo, caso seu novo imóvel seja pequeno para receber todos, pense em alugar o salão de festas do condomínio, por exemplo. 

Em seguida, pense em uma decoração simples e decida o que vai servir. Nesse ponto, o chá de casa nova é um evento bem simples. Vale fazer um almoço, um jantar, um churrasco ou até mesmo apostar em aperitivos rápidos e práticos enquanto as pessoas conversam e desfrutam do momento. 

Por fim, considere também oferecer uma lembrancinha para quem participou do seu chá de casa nova. Não precisa ser algo mirabolante, apenas um mimo para agradecer os presentes e o apoio. Pode ser um doce, uma vela, uma caneca personalizada ou algo do tipo para marcar a data. 

Vantagens de fazer um chá de casa nova

O chá de casa nova é um evento muito agradável e vantajoso para quem está se mudando. Acompanhe os principais benefícios. 

Receber amigos e familiares

É sempre bom reunir amigos e familiares para passar um tempo juntos, independentemente do motivo. Com o chá de casa nova, a reunião se torna ainda mais especial, já que você está compartilhando com essas pessoas especiais seu novo lar e fazendo com que elas façam parte dessa jornada. 

Ganhar presentes 

Ganhar presentes certamente é uma das maiores vantagens do chá de casa nova. Além de poder contar com a ajuda de pessoas queridas na tarefa de preencher seu lar com itens essenciais que estão faltando, é sempre muito agradável receber um mimo de quem gostamos. 

Montar a casa nova

Montar uma casa, sobretudo do zero, é sempre uma tarefa atordoante. São muitos os itens que as pessoas usam em diferentes cômodos, pequenos objetos e detalhes que, em certos momentos, fazem toda a diferença. Para quem vai se mudar pela primeira vez, a tarefa não é somente trabalhosa, mas também custosa. 

Assim, o chá de casa nova é uma ótima chance de receber uma ajuda de quem você gosta, e ainda contar com a experiência de pessoas que, por ventura, moram sozinhas e podem contribuir com aquele presente útil que você nem havia pensado a respeito. 

Comemore sua casa nova com a EmCasa

Depois de tanto esforço para encontrar o imóvel ideal e cuidar de aspectos estruturais necessários, nada melhor do que poder comemorar este passo ao lado de pessoas que você quer bem. 

Mas, antes de organizar o chá de casa nova, conte com a EmCasa para encontrar o imóvel que você deseja. Nosso time de Especialistas Imobiliários está preparado para entender suas necessidades, dores e demandas na hora de comprar um imóvel. 

Inclusive, no nosso site, você pode usar a ferramenta para avaliar imóvel antes de comprar e, assim, mapear as residências disponíveis na região pretendida, entender faixas de preços e muito mais. Se você gostou deste post, não deixe de navegar pelo Blog EmCasa, que está recheado de outros conteúdos relevantes sobre compra e venda de imóveis.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis