Assoalho, piso ou ladrilho: entenda a diferença

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Encontrar o lar perfeito é uma jornada emocionante e repleta de escolhas. Quando você começa a explorar o mundo imobiliário, é inevitável se deparar com termos como assoalho, piso e ladrilho. Embora essas palavras estejam no vocabulário cotidiano do setor, nem todos compreendem as distinções cruciais entre elas. É essencial entender as diferenças entre esses tipos de revestimentos para tomar uma decisão informada e encontrar o espaço que verdadeiramente reflete seu estilo e necessidades.

Continue lendo para mergulhar no mundo dos assoalhos, pisos e ladrilhos, descobrindo as particularidades de cada um e como eles podem moldar a atmosfera de um lar.

Se preferir, vá direto para o assunto que mais te interessa:

Tipos de assoalhos

O assoalho é uma opção de revestimento que confere elegância e durabilidade aos espaços. Geralmente, refere-se a um piso de madeira maciça, que traz um charme atemporal a qualquer ambiente. Isso porque, a beleza natural da madeira e sua capacidade de envelhecer graciosamente ao longo dos anos são pontos fortes que atraem muitos compradores de imóveis.

Existem vários tipos de madeira utilizados para assoalhos, como carvalho, ipê e cerejeira, por exemplo, cada um com suas próprias características de cor e resistência. Se você valoriza um toque clássico e aconchegante em um imóvel, um assoalho de madeira pode, portanto, ser a escolha perfeita

Ao explorar as opções de assoalhos, você se deparará com uma variedade de tipos, cada um com suas próprias características únicas. A escolha do tipo de assoalho não apenas influencia a estética de um ambiente, mas também sua durabilidade e resistência ao desgaste. Vamos dar uma olhada mais detalhada em alguns dos tipos mais populares de assoalhos disponíveis:

Assoalho de Madeira Maciça

Este é o clássico dos clássicos quando se trata de assoalhos. Feito de tábuas de madeira maciça, esse tipo de assoalho oferece uma aparência rica e natural. A variedade de tipos de madeira, como carvalho, cerejeira e ipê, por exemplo, oferece opções de cores e padrões diversificados. Além disso, a capacidade de restaurar e refinish esses assoalhos permite que eles mantenham sua beleza ao longo dos anos.

Assoalho de Madeira de Engenharia

Ideal para ambientes onde a madeira maciça pode ser menos viável devido à umidade ou variações de temperatura, o assoalho de madeira de engenharia é composto por camadas de madeira sobrepostas, proporcionando assim maior estabilidade. Eles também oferecem a aparência autêntica da madeira e podem ser instalados em diferentes formatos, como placas ou réguas, por exemplo.

Assoalho Laminado

Embora não seja feito de madeira genuína, o assoalho laminado é uma alternativa acessível que imita a aparência da madeira. É composto por camadas sintéticas que são prensadas juntas e cobertas com uma camada de imagem decorativa, que pode ser uma reprodução fiel de diferentes tipos de madeira. Além disso, sua resistência a riscos e umidade o torna uma opção popular para áreas com tráfego intenso.

Assoalho de Bambu

Uma escolha sustentável e ecologicamente correta, o assoalho de bambu oferece uma aparência única e moderna. Afinal, o bambu é uma planta de crescimento rápido, o que o torna uma opção ambientalmente amigável. Sua resistência rivaliza com a da madeira tradicional, tornando-o assim adequado para muitos tipos de ambientes.

Assoalho de Vinil

Com avanços na tecnologia, o assoalho de vinil evoluiu para uma opção versátil e de baixa manutenção. Ele está disponível em uma variedade de estilos, como por exemplo, imitações de madeira e pedra. O assoalho de vinil é conhecido por sua durabilidade e resistência à umidade, tornando-o assim uma escolha popular para cozinhas e banheiros.

Assoalho de Pedra

Embora menos comum, o assoalho de pedra, como mármore, granito ou ardósia, pode ser usado para criar um ambiente elegante e sofisticado. Esses materiais são duráveis e fáceis de limpar, mas podem ser mais frios ao toque, o que pode ser uma consideração em climas mais frios.

Cada tipo possui suas próprias vantagens, e a escolha certa pode aprimorar a beleza e a funcionalidade do seu espaço, tornando-o verdadeiramente único.

Tipos de pisos

Os pisos podem ser feitos de diversos materiais, como cerâmica, porcelanato, laminado e vinil, por exemplo. A escolha do tipo de piso pode depender do estilo de vida, preferências estéticas e orçamento do comprador.

Por exemplo, um piso de cerâmica é altamente durável e resistente à umidade, sendo uma opção excelente para áreas molhadas como cozinhas e banheiros. Enquanto isso, os pisos laminados podem imitar a aparência da madeira, proporcionando um visual sofisticado a um custo mais acessível. A versatilidade dos pisos oferece opções para todos os gostos e necessidades.

Quando se trata de revestimentos de piso, a variedade de escolhas pode ser impressionante. Cada tipo de piso oferece características únicas que atendem a diferentes necessidades e estilos de vida. Vamos explorar os diversos tipos de pisos disponíveis, para que você possa escolher o revestimento ideal para a sua futura residência:

Piso de Cerâmica

O piso de cerâmica é conhecido por sua durabilidade e resistência à umidade, tornando-o assim uma excelente escolha para áreas úmidas, como cozinhas e banheiros. Disponível em uma ampla gama de cores, tamanhos e padrões, os pisos de cerâmica são fáceis de limpar e mantêm sua aparência ao longo do tempo.

Piso de Porcelanato

Semelhante à cerâmica, o porcelanato é ainda mais resistente e possui uma textura mais uniforme. Ele é uma opção popular para ambientes internos e externos devido à sua durabilidade e baixa absorção de água.

Piso Laminado

Os pisos laminados imitam a aparência da madeira ou de outros materiais a um custo mais acessível. Também são resistentes a riscos e manchas, tornando-os assim ideais para espaços de alto tráfego. Além disso, são fáceis de instalar e requerem pouca manutenção.

Piso de Madeira

Assim como os assoalhos, os pisos de madeira adicionam uma sensação de elegância e calor aos ambientes. Disponíveis em diferentes tipos de madeira e acabamentos, eles podem se adequar a uma variedade de estilos de decoração.

Piso Vinílico

O piso vinílico é uma escolha versátil e durável, disponível em uma ampla gama de cores e padrões. Além disso, ele é resistente à umidade e pode ser instalado em praticamente qualquer ambiente, incluindo áreas úmidas.

Piso de Pedra

Para uma estética natural e rústica, o piso de pedra, como granito, ardósia ou mármore, por exemplo, pode ser uma opção impressionante. Esses pisos são duráveis e podem adicionar uma sensação de luxo a qualquer espaço.

Piso de Carpete

Ideal para criar um ambiente acolhedor e confortável, o piso de carpete é macio ao toque e ajuda a isolar o som. É uma opção popular para quartos e salas de estar.

Piso de Concreto Polido

Para um visual industrial e moderno, o piso de concreto polido oferece uma aparência minimalista e durável. Ele pode ser personalizado com corantes e acabamentos para se adequar ao estilo desejado.

A escolha do tipo de piso dependerá do seu estilo de vida, preferências estéticas e necessidades práticas.

Veja também: Chão de Cimento Queimado: tipos e como fazer

Tipos de ladrilhos

Ladrilhos são peças de cerâmica ou pedra, muitas vezes usadas para criar padrões decorativos no chão ou nas paredes. Eles acrescentam um toque de beleza artesanal e personalidade a um imóvel. Os ladrilhos são ideais para áreas onde o design e a estética desempenham um papel importante.

Se você deseja um ambiente único e cheio de charme, considere um imóvel com ladrilhos. Eles vêm em uma variedade de cores, formas e padrões, permitindo que você crie um espaço verdadeiramente exclusivo.

Quando se trata de adicionar um toque especial e personalidade aos ambientes, os ladrilhos desempenham um papel fundamental. Os diferentes tipos de ladrilhos não apenas elevam a estética de um espaço, mas também criam padrões únicos que podem transformar qualquer ambiente. Vamos explorar os diversos tipos de ladrilhos disponíveis, para que você possa escolher aqueles que darão vida ao seu lar dos sonhos:

Ladrilhos de Cerâmica

Os ladrilhos de cerâmica são uma escolha popular devido à sua versatilidade e disponibilidade em uma ampla variedade de cores, padrões e tamanhos. Eles são duráveis, fáceis de limpar e adequados para áreas internas e externas. Ladrilhos de cerâmica podem ser usados, por exemplo, para criar mosaicos vibrantes ou padrões geométricos elegantes.

Ladrilhos de Porcelanato

Semelhante aos pisos de porcelanato, os ladrilhos de porcelanato são conhecidos por sua durabilidade e resistência. Eles são ideais para áreas com alto tráfego, como corredores e cozinhas, e estão disponíveis em uma variedade de texturas e acabamentos.

Ladrilhos de Mármore

O mármore é um material nobre e luxuoso, frequentemente usado em ladrilhos para criar padrões elegantes e sofisticados. Apreciados por sua beleza natural e durabilidade, são comumente usados em áreas de destaque, como por exemplo, halls de entrada e banheiros.

Ladrilhos de Vidro

Ladrilhos de vidro adicionam um toque de brilho e luminosidade aos espaços. Eles são ideais para áreas que desejam capturar a luz, como cozinhas e banheiros. Além disso, podem ser encontrados em uma variedade de cores e formas.

Ladrilhos de Cimento

Ladrilhos de cimento são artesanais e oferecem uma estética única e vintage. Eles podem ser personalizados com uma ampla gama de padrões e cores, permitindo assim que você crie um visual exclusivo para o seu espaço.

Ladrilhos Hidráulicos

Com um apelo nostálgico, os ladrilhos hidráulicos são tradicionalmente feitos à mão e apresentam padrões geométricos ou florais. Aliás, eles são ideais para adicionar um toque de charme retro a interiores modernos.

Ladrilhos de Pedra Natural

Ladrilhos de pedra natural, como ardósia, travertino e calcário, por exemplo, oferecem uma estética orgânica e rústica. Eles são duráveis e podem ser usados tanto em ambientes internos quanto externos.

Ladrilhos de Metal

Ladrilhos de metal, como aço inoxidável e alumínio, são escolhas modernas e elegantes. Eles são frequentemente usados como destaques em backsplashes de cozinha e áreas de destaque.

Ao escolher os tipos de ladrilhos para o seu imóvel, considere o estilo geral que você deseja alcançar, bem como a função do espaço.

Assoalho, piso ou ladrilho: qual escolher para cada ambiente?

Quando se trata de escolher entre assoalho, piso e ladrilho, a decisão não se resume apenas ao estilo, mas também à funcionalidade de cada ambiente. Cada tipo de revestimento oferece características únicas que se adaptam melhor a diferentes espaços e necessidades. Abaixo, ajudaremos você a entender qual revestimento é mais adequado para cada ambiente da sua futura residência:

1. Assoalho:

Salas de Estar e Quartos: Assoalhos de madeira maciça ou de engenharia trazem aconchego e sofisticação a esses ambientes. Isso porque, sua textura natural cria uma atmosfera acolhedora e convidativa.

2. Piso:

Cozinha: Pisos de cerâmica, porcelanato ou vinil são ideais para a cozinha devido à sua resistência à umidade e facilidade de limpeza. Isto é, em áreas onde há risco de respingos e derramamentos frequentes, esses pisos oferecem durabilidade e praticidade.

Banheiro: Da mesma forma, pisos de cerâmica ou porcelanato são a escolha certa para o banheiro, onde a umidade é uma preocupação constante. A resistência desses materiais garante a longevidade do revestimento.

Áreas de Tráfego Intenso: Para corredores e áreas de tráfego intenso, como a entrada principal, pisos laminados ou vinílicos podem resistir ao desgaste causado pelo constante movimento de pessoas.

3. Ladrilho:

Áreas Externas: Ladrilhos de cerâmica ou porcelanato são adequados para áreas externas, como varandas e áreas de lazer ao ar livre, por exemplo. Eles são resistentes às condições climáticas e proporcionam um espaço durável e esteticamente agradável.

Paredes Decorativas: Ladrilhos podem ser usados não apenas no chão, mas também como revestimento de parede. Eles adicionam textura e estilo a espaços como backsplashes de cozinha, paredes de banheiro ou até mesmo como detalhes decorativos em salas de estar.

Espaços com Foco Estético: Ladrilhos de cimento, hidráulicos, mármore ou outros materiais especiais são ideais para espaços onde o design e a estética são fundamentais. Eles podem ser usados, por exemplo, para criar padrões exclusivos e destacar elementos específicos do ambiente.

A escolha entre assoalho, piso e ladrilho depende da funcionalidade de cada ambiente, das suas preferências estéticas e do orçamento disponível.

Veja também: Cimento Queimado: guia completo para aplicação

Encontre o imóvel ideal para investir no revestimento de sua preferência

Na jornada de encontrar o imóvel ideal, compreender as diferenças entre assoalho, piso e ladrilho é fundamental para tomar decisões informadas. Cada opção possui suas próprias características e vantagens, que podem se alinhar às suas preferências e estilo de vida. A EmCasa está comprometida em ajudá-lo a descobrir propriedades que atendam às suas necessidades e desejos, independentemente do tipo de revestimento que você escolher. Comece hoje mesmo a sua busca pelo lar dos sonhos.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis