O que você precisa saber antes de comprar um imóvel

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Apartamento com ambientes integrados, a imagem mostra a sala junto a sala de jantar. Uma janela grande que adiciona luminosidade ao ambiente à esquerda. Observa-se piso de taco, e uma decoração clean e moderna, com plantas pelo espaço e móveis marrons.

O momento da compra de um imóvel é iniciado muito antes das transações financeiras. Muitas vezes está relacionado a sonhos, objetivos de vida e é cercado por uma série de sentimentos.

Mas para garantir que a escolha do imóvel seja a mais assertiva possível, é preciso seguir alguns passos para saber se o novo lar escolhido é o mais adequado para você.

Um passo a ser destacado é a negociação:  você pode conseguir entrar num acordo que seja bom para ambas as partes.

Geralmente, os proprietários estão mais abertos a negociações e a dar descontos no valor do imóvel. Pelo fato dos altos custos que um imóvel parado pode oferecer, os donos de imóveis apresentam valores que condizem com a realidade. 

Outro passo importante é o planejamento financeiro. Caso você considere comprar um imóvel por meio de um financiamento imobiliário, é fundamental que você saiba:

Como escolher imóvel ideal. Na imagem, é possível observar uma sala ampla integrada com a cozinha, um sofá marrom de três lugares, uma poltrona cinza e plantas. As paredes são predominantemente brancas e cinzas.)
Para escolher o imóvel ideal, garanta que as características da propriedade se adequam às suas necessidades.

Preparamos abaixo um guia com o que você precisa saber antes de comprar um imóvel:

1) Veja se o imóvel está no seu orçamento

É muito importante que seja pensado se o valor do imóvel está dentro do que cabe no seu bolso. Além de levar em consideração os custos de aquisição, como o financiamento, também é preciso considerar os custos de condomínio, manutenção e IPTU.

2) Confira o estado geral do imóvel

Nas negociações intermediadas pela EmCasa, os especialistas de vendas sempre apontam todos os detalhes do imóvel durante as visitas. Mesmo assim, é importante considerar se em alguns casos será necessária uma reforma ou ampliação. Também é preciso considerar se o imóvel atende suas expectativas a longo prazo e se é adequado para o seu estilo de vida e moradia.

3) Consulte a situação jurídica do imóvel

Além de conferir a parte estrutural, é preciso consultar a situação jurídica do imóvel. Saber se existem débitos pendentes, por exemplo, é um fator muito relevante. Para isso, você pode contar com a nossa assessoria jurídica, que te auxiliará em todo o processo com muita transparência, oferecendo documentos que atestam que o imóvel segue as exigências estabelecidas.

4) Pesquise sobre a localização

Certifique-se que a localização atende às suas necessidades. Saber se há serviços disponíveis no bairro, se possui fácil acesso à locomoção, segurança nos arredores e a valorização da área pode melhorar sua experiência de moradia, reduzir seus custos de vida e até mesmo facilitar uma futura venda do imóvel.

Após avaliar as informações apresentadas neste guia, você pode decidir se agora é o momento ideal para comprar seu imóvel.

Recapitulando o que você precisa saber antes de comprar um imóvel

1) Veja se o imóvel está no seu orçamento;

2) Confira o estado geral do imóvel;

3) Consulte a situação jurídica do imóvel;

4) Pesquise sobre a localização;

5) Parcelas do financiamento não devem comprometer mais de 30% da renda familiar.

Tem dúvidas?

Caso ainda não seja o momento de comprar o seu imóvel, não deixe de acompanhar as principais notícias do mercado imobiliário e ficar atento às novidades que podem favorecer uma negociação.

Assista o nosso canal do YouTube e confira as principais dicas de compra e venda com os nossos Especialistas Imobiliários.

E se você deseja realizar a compra de um imóvel em breve, não deixe de conferir as opções disponíveis em nosso site e conte com a ajuda gratuita de especialistas da EmCasa para facilitar todos os processos.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis