O que fazer se um herdeiro não quiser vender o imóvel?

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Imóveis de herança costumam trazer muitos sentimentos a tona. Não só eles surgem diante do falecimento de um proprietário, mas eles também podem exigir muita paciência e compreensão de todos os envolvidos. Contamos aqui um pouco mais sobre o que você deve esperar nessa situação:

Quem são os herdeiros?

Os herdeiros são as pessoas que têm o direito de receber os bens deixados por uma pessoa falecida. A lei estabelece quem são, de acordo com uma cadeia de sucessão, ou também podem ser aqueles que são informados em testamento, ou seja, que o autor da herança atribuiu em vida.

Para que a venda de um imóvel seja concretizada nessas condições, ou seja, advinda de herança, é necessária a concordância de todos os herdeiros. 

O que fazer em caso de discordância?

Quando um bem imóvel não pode ser partilhado para um herdeiro apenas, ou seja, quando existe discussão no plano de divisão dos bens e direitos da herança, o juiz poderá decretar a venda judicial do imóvel, a não ser que os herdeiros entrem em um acordo. 

Os próprios herdeiros possuem o direito de comprar as partes dos demais, pelo preço estipulado na avaliação do imóvel. Mas, se nenhum  herdeiro se interessar em comprar, o imóvel pode ir para leilão. Após o processo de venda pelo leilão, o valor da venda será partilhado entre os herdeiros.

Vale a pena?

A venda do imóvel por meio do leilão costuma ser menos vantajosa para os herdeiros, isso porque os valores da venda são menores que uma negociação imobiliária usual. Além disso, os processos judiciais são custosos e costumam ser demorados. Quanto mais processos judiciais, maior é o dinheiro gasto.

O melhor a se fazer nesses casos é realizar um acordo entre os herdeiros. É importante que os herdeiros conversem e concordem sobre as próximas etapas, tentando encontrar um caminho contrário à ação judicial.

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis