Descubra como montar uma proposta de valor para o imóvel ideal

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Comprar um imóvel é uma transação que acontece em muitas etapas. Muito antes da proposta financeira, vários pontos são avaliados: expectativas, orçamento, estado geral do imóvel, situação jurídica, localização, dentre outros aspectos. Confira aqui tudo o que você precisa saber antes de tomar a decisão final.

Se você já verificou todos os detalhes importantes a respeito da propriedade e tem certeza que esse é o imóvel perfeito, não há outra coisa a fazer, senão montar uma proposta de valor! Você sabe como fazer isso? Não se preocupe, a gente te ajuda.

Saiba o que é e o que pode ser contemplado em uma proposta de valor

A proposta de valor nada mais é do que um documento detalhado contendo informações como o preço que você gostaria de pagar pelo imóvel e, depois das tratativas, tudo o que foi estabelecido entre vendedor e comprador.

Para tornar esse momento ainda mais prático, transparente e seguro, selecionamos algumas dicas valiosas sobre o que pode ser considerado nessa negociação. 

Defina sua proposta perfeita

Antes de qualquer coisa, qual é a proposta perfeita para você? É importante definir o valor que você gostaria de pagar, qual o meio de pagamento, os prazos para a mudança e demais pontos relevantes, como uma data limite para receber o retorno sobre sua oferta, por exemplo.

Identifique os diferenciais da sua proposta de valor em relação ao mercado. Todas as informações devem ser contempladas: pagamentos à vista, com cartas de crédito pré-aprovadas, imóvel recém-reformado, dentre outros detalhes. Se o pagamento for à vista, por exemplo, você pode propor que o responsável pela venda seja flexível sobre algum outro aspecto da transação.

Considere sua situação atual e quais são os seus pontos de resistência

Para que todos os envolvidos no processo de compra e venda fiquem satisfeitos, é fundamental calcular uma proposta de valor coerente com o que foi pedido pelo proprietário do imóvel. 

Caso a outra parte não aceite os seus termos, o ideal é entender o seu limite de negociação sobre os aspectos que você mesmo propôs. Assim, você avalia o que pode e o que não pode ser flexibilizado, de acordo com os seus objetivos.

Analise a situação atual do imóvel e entenda quais as motivações da outra parte

É importante identificar ainda as motivações do vendedor sobre o negócio: há quanto tempo o imóvel está disponível para venda, quantas propostas recebeu, as condições da casa ou apartamento e outras informações que possam te ajudar a firmar os acordos de forma prática e transparente.

Por exemplo, se o imóvel recebeu apenas a sua proposta, está à venda há muito tempo ou demanda pequenas reformas, você tem vantagens na negociação e pode flexibilizar pontos que sejam importantes para você.

Busque o preço de imóveis similares no mercado

As pesquisas são parte importante durante as transações de compra – e não apenas durante a seleção do imóvel. Portanto, busque entender a faixa de preço de outras casas e apartamentos na mesma região ou no mesmo prédio para comparar à propriedade que você quer comprar. 

Fique atento: alguns detalhes são diferenciais e podem interferir no valor do imóvel. Propriedades com mobília, reformadas ou com projetos autorais tendem a custar mais, por exemplo.Para te ajudar nessa etapa, a EmCasa desenvolveu um precificador online exclusivo para esse tipo de busca. Você descreve informações como o endereço e características do imóvel e nós usamos tecnologia e dados do mercado para gerar uma média de preço. Acesse aqui!

Na hora de negociar, converse

Não há melhor forma de conduzir uma transação do que a partir do diálogo. Todas as partes devem ser ouvidas para entender o que é inegociável e flexibilizar outros pontos.

Anote tudo o que for importante para você e tenha argumentos para o caso de objeções. Além disso, crie uma narrativa que exponha o quanto essa aquisição é importante, trazendo também motivações pessoais e emocionais.

Antes de fazer uma proposta, consulte o nosso time de Especialistas, que te ajuda a realizar essa etapa do processo com mais credibilidade e sensibilidade. Depois desse passo, você pode receber um aceite, uma contraproposta ou uma recusa.

Ouça a contraproposta e chegue a um acordo

Caso o responsável pela venda não concorde com algum dos seus termos, podendo ser o valor ou outros detalhes como a forma de pagamento, por exemplo, você provavelmente receberá uma contraproposta.

Se isso acontecer, analise os pontos do vendedor e busque chegar a um denominador comum. O mais importante é que todas as partes envolvidas fiquem felizes com o acordo.

Formalize o acordo com todas as informações negociadas

Depois de combinar tudo, é necessário formalizar todos os pontos de forma clara no documento (meio e data de pagamento, parcelas, posse, itens que ficam no imóvel e data de mudança). Não esqueça de atualizar a proposta com os termos que possam ter sofrido ajustes após conversas com o vendedor.Todas as informações devem estar explícitas para que não reste nenhuma dúvida sobre a transação. Depois, é só oficializar o que foi combinado, assinando a Promessa de Compra e Venda, documento que garante o compromisso com todos os pontos combinados até o fim do processo de compra.

Checklist para montar uma proposta de valor

Relembre tudo o que você deve fazer durante essa etapa:

Não se esqueça que o pagamento de algumas despesas extras também pode ser negociado entre comprador e vendedor. Descubra aqui todos os custos de comprar um imóvel, além do preço da propriedade e conte com os nossos Especialistas para fechar bons acordos.

Conte com a EmCasa em todas as etapas e conquiste o imóvel ideal

Uma transação prática, transparente e segura

Nossos Especialistas te acompanham para que você não se esqueça de contemplar nenhum detalhe importante durante a negociação e te ajudam a expor, da melhor maneira, os seus termos na proposta de valor. Conte com a EmCasa.

Assista o nosso canal do YouTube e confira as principais dicas de compra e venda com os nossos Especialistas Imobiliários.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis