Muito além do preço: conheça todos os custos de comprar um imóvel

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Sobre uma mesa branca estão, à esquerda, um notebook cinza e, à direita, uma caneta preta sobre um caderno com folhas em branco. Ao centro, no canto superior, há uma xícara branca com um líquido marrom e no canto inferior, há uma calculadora preta com o resultado de uma conta.
Conheça as despesas envolvidas na transação de compra

O planejamento financeiro é um dos primeiros e mais importantes passos para comprar um imóvel. É essencial estabelecer uma meta de valor a ser poupado periodicamente para a realização desse sonho e considerar ainda outros meios de fazer o dinheiro render: exercer atividades extras ou fazer investimentos, por exemplo.

Ao organizar as finanças, é necessário ter em vista que a compra de uma casa ou apartamento não envolve apenas o preço da propriedade, mas alguns custos extras. Junto aos nossos Especialistas, listamos o que são essas despesas, para quem e quando devem ser pagas, além de outras informações. 

Descubra quais taxas devem ser pagas e organize o seu orçamento

Além do valor negociado com o responsável pela venda, é imprescindível reservar pelo menos 5% do valor do imóvel para o pagamento de custos extras, considerando uma margem de segurança. Confira quais taxas devem ser previstas ao comprar um imóvel:

ITBI

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um tributo pago pelo comprador ao adquirir o imóvel. Cada prefeitura determina um valor para esse imposto, de acordo com a legislação adotada no município onde a propriedade está localizada e, apesar da obrigatoriedade desse tributo, é importante verificar a possibilidade de não incidência ou isenção.

Motivos como o valor do imóvel, cessão de direitos ou transferência da propriedade como capital social para uma empresa podem isentar o comprador sobre esse pagamento.

Existem ainda os casos de isenção parcial, que geralmente acontecem quando há desconto referente ao valor financiado do imóvel, mais uma vez, variando de acordo com a cidade em que a casa ou o apartamento estão situados.

É necessário estar atento ainda ao valor de avaliação do imóvel pela Prefeitura, já que caso ele seja superior comparado ao preço de venda, o tributo será calculado a partir do preço estipulado pelo município. 

Escritura

Tanto para compras à vista quanto financiadas, é importante prever alguns gastos extras.

No primeiro caso, o documento precisa ser assinado diante de um notário, tabelião ou escrevente – como podem ser chamados os oficiais de um Cartório de Notas. É preciso verificar os valores de acordo com cada Estado, já que cada região adota uma tabela de custos própria, variando de acordo com o valor da transação. 

Já para compras financiadas, embora os bancos não cobrem pela emissão da escritura, há taxas como a de vistoria do imóvel, que pode variar entre 800 e 4 mil reais, dependendo da instituição financeira envolvida no processo. 

Registro

A escritura pública e o instrumento particular com força de escritura pública devem ser levados para registro no Cartório de Imóveis. Você só terá a propriedade do imóvel após a transmissão jurídica da casa ou apartamento. 

É importante saber que cada Estado possui uma tabela de custos própria para executar esse serviço e o preço do registro costuma variar de acordo com o valor da transação.

Se a sua compra for financiada, além da compra e venda, é preciso registrar também a alienação fiduciária do imóvel, o que costuma aumentar as despesas de registro. Mas não se esqueça: se essa for a primeira compra financiada pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), a lei concede um desconto de 50% sobre o custo do registro.

Além disso, é fundamental lembrar que algumas despesas tradicionalmente pagas pelo vendedor podem ser responsabilidade do comprador, dependendo do que foi negociado. É o caso de custos sobre certidões, comissão de corretagem, laudêmio e demais gastos para regularização da documentação.

Conte com a EmCasa para negociar esses custos da melhor forma

Temos um time Jurídico especializado em mapear e negociar todas essas despesas.Conheça todos os benefícios da assessoria jurídica da EmCasa!

Por último, mas não menos importante…

Em cima de uma mesa de madeira, estão uma planta arquitetônica, uma trena, uma furadeira laranja e alguns outros itens de reforma e construção, como pregos e buchas.
É necessário considerar eventuais custos de manutenção e reforma

Muitas pessoas esquecem que além dos custos de compra e regularização do imóvel, é preciso se organizar financeiramente para eventuais necessidades de manutenção e reforma. Por isso, se o seu imóvel precisa de ajustes, é fundamental mapear esses gastos – e ainda que não precise dessas adequações, é essencial prever custos fixos, como é o caso do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Seguro Residencial, para quem contrata esse serviço.

Se o seu imóvel é um apartamento, considere ainda o valor do condomínio e tenha em mente que gastos inesperados podem acontecer, se houver necessidade de reformas em espaços compartilhados, por exemplo, o que pode gerar um custo de rateio para todos os moradores do edifício. 

Checklist de custos extras para evitar surpresas

Além do valor de compra do imóvel, você precisa ficar atento às despesas abaixo: 

Assista o nosso canal do YouTube e confira as principais dicas de compra e venda com os nossos Especialistas Imobiliários.

Conte com a EmCasa para uma jornada de compra prática, transparente e segura! Nosso time de especialistas te apoia em todas as etapas dessa transação, desde a busca do imóvel ideal até a tão esperada entrega das chaves. 

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis