Cuidados que você precisa ter antes de comprar um imóvel

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Comprar um imóvel pode parecer uma tarefa muito complicada a primeira vista. Muitas pessoas acabam realizando essa transação apenas uma vez durante toda a vida, então, é normal que surjam algumas dúvidas durante o caminho.

Para clarear esses pontos, criamos uma lista que irá te guiar nesse processo para você não esquecer de nada durante esse momento tão importante:

1. Encontre o imóvel que corresponde às suas necessidades

Começamos com a dica mais direta, é muito provável que você nunca se esqueça dele quando comprar um imóvel, porém existem alguns pontos que algumas pessoas acabam não dando a devida importância:

2. Verifique a documentação do imóvel

Talvez este momento comece a maior parte das dúvidas das pessoas em relação a compra de imóveis. A lista de documentos obrigatórios é muito extensa e a ajuda de um advogado nesse processo se faz praticamente indispensável. Em relação ao imóvel, os documentos que você não pode deixar de verificar são:

Além dessa documentação, também é interessante verificar se o imóvel não é declarado como sendo de utilidade pública, de modo que não haja problemas posteriores relacionados a desapropriação.

3. Verifique a documentação do vendedor

Para garantir a segurança da transação e evitar a ocorrência de fraudes, é necessária a emissão de algumas certidões negativas, assim como a verificação de alguns documentos do vendedor para comprovação da ausência de pendências com a justiça. Os documentos e certidões negativas necessárias são:

4. Prepare a sua documentação

Além de comprovar que não existem problemas com o imóvel e o vendedor, é preciso checar se não existem pendências também no seu nome, para que depois não ocorram imprevistos durante a transação. De modo geral é importante que sejam verificadas as mesmas certidões negativas que o vendedor.

Se por acaso você optar realizar um financiamento e desejar utilizar o FGTS como parte da entrada, é preciso verificar a documentação necessária para isso. Neste link é possível sanar essa e mais dúvidas relacionadas a este procedimento.

A lista de pontos a se lembrar, de fato, é muito grande e mesmo com esse, ou outros guias disponíveis na internet, é muito fácil se perder e acabar se esquecendo de uma coisa ou outra.

Esse é um dos diferenciais da EmCasa, além de termos especialistas de vendas que te ajudarão, durante todo o processo, a encontrar o seu imóvel ideal, suprindo suas necessidades como sugerimos antes, temos uma equipe jurídica que irá cuidar de toda parte burocrática relacionada a lista de documentos que mencionamos antes para você não ter dúvida.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis