Cuidados que você precisa ter antes de comprar um imóvel
Comprar um imóvel pode parecer uma tarefa muito complicada a primeira vista. Muitas pessoas acabam realizando essa transação apenas uma vez durante toda a vida, então, é normal que surjam algumas dúvidas durante o caminho.
Para clarear esses pontos, criamos uma lista que irá te guiar nesse processo para você não esquecer de nada durante esse momento tão importante:
1. Encontre o imóvel que corresponde às suas necessidades
Começamos com a dica mais direta, é muito provável que você nunca se esqueça dele quando comprar um imóvel, porém existem alguns pontos que algumas pessoas acabam não dando a devida importância:
- Procure um Imóvel que caiba no seu bolso. Se for realizar a compra a vista, certifique-se que o dinheiro é suficiente para a compra do imóvel e para toda a documentação necessária. Se for realizar um financiamento, faça simulações e encontre parcelas e prazos que se adequem a sua realidade.
- Visite a vizinhança do seu imóvel. Verifique a distância até pontos de transporte público (se for do seu interesse), supermercados, padarias, farmácias. Não esqueça também de investigar se existe algum estabelecimento próximo que possa gerar aglomerações durante a noite ou fins de semana;
- Tire todas as suas dúvidas quanto estiver visitando o imóvel. Pergunte (e aproveite para testar) sobre a situação dos encanamentos em torneiras, vasos sanitários e instalações elétricas presentes no imóvel. Saber da condição desses itens irá te preparar para possíveis reformas e possivelmente incluir isso na sua negociação.
2. Verifique a documentação do imóvel
Talvez este momento comece a maior parte das dúvidas das pessoas em relação a compra de imóveis. A lista de documentos obrigatórios é muito extensa e a ajuda de um advogado nesse processo se faz praticamente indispensável. Em relação ao imóvel, os documentos que você não pode deixar de verificar são:
- Matrícula atualizada do imóvel: para verificar que o imóvel é mesmo de propriedade do vendedor;
- Certidão negativa do IPTU: necessária para afirmar que não existem pendências com a prefeitura;
- Certidão negativa de ônus reais: para comprovar que o imóvel está livre de dívidas;
- Declaração de débitos condominiais: para confirmar que não existem débitos relacionados a condomínio (se o imóvel pertencer a um).
Além dessa documentação, também é interessante verificar se o imóvel não é declarado como sendo de utilidade pública, de modo que não haja problemas posteriores relacionados a desapropriação.
3. Verifique a documentação do vendedor
Para garantir a segurança da transação e evitar a ocorrência de fraudes, é necessária a emissão de algumas certidões negativas, assim como a verificação de alguns documentos do vendedor para comprovação da ausência de pendências com a justiça. Os documentos e certidões negativas necessárias são:
- Cópia do RG e CPF ou CNPJ;
- Certidão de nascimento atualizada;
- Certidão negativa de débitos tributários da Fazenda;
- Certidão da justiça federal e estadual;
- Certidão da justiça do trabalho.
4. Prepare a sua documentação
Além de comprovar que não existem problemas com o imóvel e o vendedor, é preciso checar se não existem pendências também no seu nome, para que depois não ocorram imprevistos durante a transação. De modo geral é importante que sejam verificadas as mesmas certidões negativas que o vendedor.
Se por acaso você optar realizar um financiamento e desejar utilizar o FGTS como parte da entrada, é preciso verificar a documentação necessária para isso. Neste link é possível sanar essa e mais dúvidas relacionadas a este procedimento.
A lista de pontos a se lembrar, de fato, é muito grande e mesmo com esse, ou outros guias disponíveis na internet, é muito fácil se perder e acabar se esquecendo de uma coisa ou outra.
Esse é um dos diferenciais da EmCasa, além de termos especialistas de vendas que te ajudarão, durante todo o processo, a encontrar o seu imóvel ideal, suprindo suas necessidades como sugerimos antes, temos uma equipe jurídica que irá cuidar de toda parte burocrática relacionada a lista de documentos que mencionamos antes para você não ter dúvida.