Como funciona a calculadora da EmCasa?

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
precificador EmCasa

Uma das principais dores do mercado imobiliário consiste na dificuldade que as pessoas têm em precificar seus imóveis. São poucas as ferramentas disponíveis que oferecem uma maneira objetiva e confiável de realizar essa tarefa e, com isso, o preço dos imóveis pode acabar sendo enviesado por questões emocionais, como em casos que pessoas acabam supervalorizando seus imóveis por fazerem parte de suas histórias.

No entanto, o contrário também existe por falta de conhecimento. Não é raro pessoas colocarem um preço menor do que deveriam em seus imóveis, e tudo isso faz com que não haja uma padronização no cálculo desses preços.

Ao perceber essa dor do mercado e conhecendo de perto todos os problemas que ela causava, a equipe da EmCasa decidiu desenvolver um produto que, além de determinar o preço de imóveis utilizando dados estatísticos, fornecesse argumentos para essa precificação, de modo que essa ação não fosse influenciada por questões emocionais, e oferecendo uma confiabilidade muito maior para essas transações. E foi, a partir dessa necessidade, que nasceu a primeira versão da nossa calculadora.

Essa primeira versão utilizava dados de imóveis obtidos em portais de anúncio e, utilizando um algoritmo, traçava uma função que determinava o preço de imóveis com base em suas características, como número de quartos, localização, e preço de anúncio nesses portais. 

Por mais que fosse um produto extremamente inovador, o precificador ainda precisava de alguns aprimoramentos e o principal ponto estava relacionado ao preço que os portais de anúncio apresentavam. Como em qualquer negociação, é comum que o preço inicialmente anunciado não seja o acordado no final do processo e muitos vendedores aceitam oferecer um desconto em seus produtos com o intuito de garantir a venda. 

Acontece que a primeira versão da calculadora sofria com essa questão, ao considerar apenas o preço de anúncio nos portais, não era contabilizado esse desconto normalmente oferecido, o que fazia com que a precificação realizada pela nossa calculadora não fosse o mais acurada possível. Com isso, nossa equipe de especialistas decidiu levar em conta o preço dos imóveis que estavam em nossa base e haviam sido vendidos recentemente, seja pela EmCasa, ou por terceiros. A partir desse momento, a calculadora passou a apresentar um intervalo de valores que condiziam com o real valor de mercado do imóvel, mostrando um valor mínimo e um máximo que fariam com que o imóvel tivesse uma boa liquidez

Com o passar do tempo, foram implementadas novas otimizações na ferramenta. Hoje a calculadora considera vários detalhes que influenciam muito no cálculo desse preço. Um exemplo é a análise da latitude e longitude do imóvel a ser precificado. Isso permite que além do preço médio na região, sejam consideradas informações exatas do prédio em que o imóvel se encontra, e com isso, casos onde existe um prédio mais valorizado que outros em uma rua são levados em conta e contribuem para o cálculo do preço do imóvel.

 Além disso, atualmente a base de dados é atualizada automaticamente e conta com ajuda de algoritmos de aprendizado de máquina, permitindo que a ferramenta esteja em constante construção, sempre se aprimorando e considerando novos pontos, que fazem com que ela passe a ser cada dia mais confiável. Por conta de todos esses recursos, a calculadora é um produto extremamente adaptável e pode ser aplicado em qualquer cidade do mundo. Como exemplo disso, disponibilizamos hoje em nosso site, uma seção para a avaliação de seu imóvel nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mesmo em bairros que não atuamos, onde você pode inserir as informações e ter como resposta o intervalo de preço dele.

O precificador desempenha um papel extremamente importante nas vendas da EmCasa. Por fornecer o preço mínimo de um imóvel no mercado, ele é utilizado nas negociações para encontrar um valor que condiga com o interesse do comprador e do vendedor, sempre procurando proporcionar um acordo que seja confortável para ambos. 

Além de todo orgulho envolvido em desenvolver uma ferramenta de vanguarda feito totalmente pelo nosso time interno, a implementação do precificador, aliado à outras iniciativas do time da EmCasa, proporciona que tenhamos resultados extremamente satisfatórios.

Por conta de todas essas ações desempenhadas pela nossa equipe, hoje, um imóvel que entra em nossa base é vendido pelo preço justo após um período médio de apenas 140 dias, aproximadamente três vezes mais rápido que o mercado tradicional. Esse é um dos indicadores que nos motivam a continuar transformando a experiência das pessoas na transação mais importante de suas vidas.

Já sabe quando vale o seu imóvel? Descubra agora com o precificador da EmCasa!

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis