5 dicas infalíveis para criar uma decoração com a sua cara

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Em celebração ao Dia do Decorador, a EmCasa, especialista em compra e venda de imóveis, convidou a arquiteta Jennifer Maropo, fundadora do JEMA Studio, para ajudar com uma missão: criar uma lista com as melhores dicas para quem quer acertar na decoração da casa nova, ou dar aquela repaginada em um espaço existente, sem perder a própria identidade.

Continue lendo e confira as 5 dicas infalíveis para criar uma decoração com a sua cara!

1 – Monte um moodboard do ambiente.

Um ambiente harmonioso começa com a composição de objetos e cores que se conversam, e criar um moodboard ajuda a planejar essa composição.

O moodboard é uma espécie de mural composto por imagens, vídeos e elementos visuais para representar a essência de um projeto. É como um painel de inspiração que ajuda a definir a identidade que faltava para transformar qualquer trabalho em algo muito mais especial. Veja um exemplo de moodboard criado pela Jennifer Maropo:

Dicas infalíveis para decoração: crie seu próprio moodboard.

O primeiro passo para começar a compor seu moodboard é levantar quais são os elementos “mandantes” do local a ser intervido. Por exemplo: se você possui um piso de madeira que será mantido, comece a composição com este elemento e depois vá adicionando todos os outros itens e acabamentos que serão adotados.

Outros elementos que podem enriquecer o seu moodboard:

2 – Cores opacas são mais assertivas!

O ditado de que no inverno as pessoas ficam mais bonitas, pode ter muito a ver com essa dica, já que no frio geralmente temos o costume de adotar roupas mais escuras e opacas em nossa vestimenta. 

Além de ser mais fácil neutralizar uma paleta de cores mais vivas adotando cores opacas como sobreposição, também é mais assertivo se quiser montar uma composição com diversas cores dentro desta proposta.  

Cores opacas de uma forma resumida, são cores que possuem baixa saturação, podendo ser claras ou escuras e abranger os mais diversos tons. Por exemplo, veja as possibilidades de cores opacas que podemos extrair de uma cor azul primária:

Imagem com variações de cores do azul ao cinza.
Dicas infalíveis para decoração: aposte em cores opacas.

3 – Atenção aos espaços de circulação.

Beleza não é tudo nesta vida, não é mesmo? Os ambientes precisam ser funcionais antes de qualquer coisa, para serem práticos e sustentáveis. 

As medidas dos acessos e circulações podem variar conforme a necessidade de trânsito das pessoas no ambiente e proporções dos usuários do espaço, por isso é sempre importante estudar como será o fluxo do local, e qual ergonomia poderá atender todos.

Imagem com 6 bonecos de diferentes esterotipos como: alto, magro, gordo, baixo e cadeirante.
Dicas infalíveis para decoração: considere as características de circulação.

A principal dica de para uma boa circulação é: sempre simule para entender o que funciona para você: Qual espaço de circulação por exemplo fica confortável para você manusear e provar as peças do seu guarda-roupa?

Além disso, é importante que sempre seja respeitada a distância mínima de 0,60 m entre uma mobília/barreira e outra, caso haja circulação de pessoas entre os elementos. Mas sempre lembrando que a medida de circulação ideal é a medida que você ocupa.

4 – Organize a bagunça.

Opte por marcenarias e mobiliários que possam esconder a bagunça: os cabos dos aparelhos eletrônicos e utensílios domésticos, objetos de higiene, limpeza e trabalho.  

Sabemos que muitas vezes não há como evitar a bagunça da vida real, mas é importante que no final do dia você possa guarda-la ou oculta-la, dentro de armários, gaveteiros e painéis. 

“Neste projeto que fizemos no apartamento JERE pelo JEMA studio, optamos por alocar os eletrodomésticos (micro-ondas, lava-louças e adega de vinhos) no interior dos armários, já que muitos deles eram mais antigos e desgastados, mas funcionavam super bem, então não havia a necessidade de serem substituídos.”

Jennifer Maropo, fundadora e arquiteta do JEMA Studio
Duas imagens, do lado esquerdo uma cozinha nas cores preta, verde claro e branca. Aparece também uma geladeira cinza, uma bancada preta e uma chaleira preta e branca.
Na imagem a direita, um mesa de trabalho com uma cadeira, as paredes são cinzas, com algumas plantas e uma guitarra.
Dicas infalíveis para decoração: escolha móveis que organizem a bagunça.

Assim, o mesmo acontece na estação de trabalho, que ao longo do dia fica ocupada com notebook, cadernos e canetas, mas no final do dia vai tudo para dentro dos gaveteiros para ninguém perceber que existe bagunça ali.

5 – Conte a sua história!

Não há nada mais confortável do que sentir que seu lar tem a sua cara, portanto, usufrua da sua personalidade e dê a sua identidade na decoração.

Você anda de skate ou surfa? Que tal comprar um suporte para expor seu shape na parede e ainda facilitar o armazenamento deste objeto na casa? Gosta de fotografar? Aquela foto conceitual da última viagem pode ficar incrível emoldurada na sua parede. Toca um instrumento? Que tal deixar ele exposto e ainda facilitar aquele “chorinho” nos intervalos de uma reunião ou outra.

Três imagens, na primeira do lado esquerdo possui uma parede branca, nela está pendurada 1 skate e 2 longs. Na imagem central: Um sofá no estofado azul marinho com detalhes marfim. A parede branca, com 2 quadros com uma paisagem de praia, um vaso e metade de uma mesa de centro marfim. Na terceira imagem: metade de um sofá azul marinho, com aparelhos musicais como violão, guitarra, baixo, um microfone.
Dicas infalíveis para decoração: use objetos que contem a sua história.

Acreditamos que todos nós temos gostos e vivências diferentes, mas que sempre podemos e devemos explorar essa singularidade na decoração para que você possa chamar o seu espaço de lar.

Gostou? Agora que você já entende tudo de decoração, que tal começar a procurar um novo imóvel? Escolha a melhor experiência! A EmCasa é a única que oferece ajuda de Especialistas de Vendas em todo o processo de compra e venda, para uma jornada muito mais fácil, agradável e segura.

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis