Vila Mariana: Infraestrutura completa

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

A Vila Mariana é um dos bairros mais desejados de se morar na cidade de São Paulo. É um bairro com ótima infraestrutura de serviços e mobilidade, está muito bem localizado, e também é um dos mais seguros da cidade. 

Origem

O bairro Vila Mariana, originalmente chamado Cruz das Almas, por conta das cruzes colocadas no local pela morte de tropeiros por ladrões, foi fundado em 1782 por uma concessão do governador da época para Lázaro Rodrigues Piques. Já a origem do nome atual possui duas versões. A primeira diz que o coronel da guarda nacional nomeou a terra de acordo com a junção dos nomes da mãe e da filha, Maria e Ana. Já a segunda, afirma que o engenheiro responsável pela construção de uma estrada no local, deu o nome de sua esposa.

Custo do metro quadrado

A Vila Mariana é um bairro da zona centro-sul da cidade de São Paulo,  sua população é de classe média e classe média-alta e possui tanto características residenciais como comerciais. O local é desejado por pessoas que valorizam a qualidade de vida, a infraestrutura e a mobilidade. O bairro conta com maior índice de renda média por habitante da cidade, variando em torno de 3.600 reais mensais, quase o triplo da média municipal. O preço médio do metro quadrado de um imóvel residencial é de 9.500 reais.

Locomoção

O bairro está localizado entre vias principais como a Avenida 23 de Maio, Paulista, Ricardo Jafet, Lins de Vasconcelos e Rua Vergueiro, permitindo grandes opções de deslocamento. Além disso, o bairro é atendido pelas linhas Azul e Verde do Metrô de São Paulo e pela linha Lilás da Via Mobilidade, sendo um dos bairros com mais estações de metrô da cidade.

Escolas e Hospitais

Na área da educação, no bairro encontram-se a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Escola Superior de Propaganda e Marketing (mais conhecida como ESPM), a Escola de Belas Artes e a Faculdades Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). Na área da saúde, encontram-se o Hospital São Paulo e o Hospital do Servidor Público Estadual. O bairro conta ainda com três bibliotecas municipais, a Biblioteca Chácara do Castelo, a Biblioteca Viriato Corrêa e o Espaço de Leitura Zalina Rolim.

Turismo e Lazer

Em relação à cultura, o principal ponto turístico do bairro é a Cinemateca Brasileira, onde ficava o antigo Matadouro Municipal, construído no começo do século XIX para suprir a demanda dos paulistanos. Hoje é uma instituição que tem o objetivo de preservar e divulgar a produção audiovisual brasileira, sendo dona de um dos maiores acervos da América Latina. Já na Galeria Quarta Parede são exibidas as mais diversas exposições de artes de artistas nacionais e internacionais. Outras opções de lazer estão o SESC Vila Mariana, o Museu Belas Artes de São Paulo, vinculado ao Centro Universitário Belas Artes, o Museu do Instituto Biológico, o Museu Lasar Segall e a casa Modernista.

O bairro é considerado seguro para se morar, contando com policiamento e câmeras de segurança em diversos locais. O bairro é bem movimentado nas principais vias, onde possui um caráter mais comercial, mas possui muitas áreas residenciais, com ruas mais tranquilas. Quer morar na Vila Mariana?Encontre no bairro o imóvel dos seus sonhos, converse com um de nossos especialistas e comece agora sua nova fase! Conheça mais aqui!

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis