Ipanema: Custo, cultura, belezas naturais e serviços

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Morar em Ipanema é com certeza o sonho de muita gente que já mora no Rio de Janeiro ou está de mudança para a cidade maravilhosa. Conhecido internacionalmente pela música de Tom Jobim, o bairro reúne a boemia, a sofisticação e efervescência cultural carioca.

Um dos melhores bairros para morar no Rio de Janeiro, morar em Ipanema é ter próximo belezas naturais estonteantes como o Arpoador e seu pôr do sol, restaurantes de alto padrão, livrarias e teatros de qualidade e cafés tranquilos em cada rua.

Sim, o custo de vida para morar no Rio de Janeiro é alto e o metro quadrado em Ipanema é um dos fatores que tornam morar no bairro um investimento mais alto ainda. Entretanto, outros fatores devem ser considerados além do preço dos imóveis, correto?

Como falamos anteriormente, morar em Ipanema é morar em um dos bairros mais seguros do Rio. Quando falamos de uma metrópole, esse é um fator importante a ser considerado.

A seguir, separamos algumas dicas para você que está considerando morar em Ipanema. Falamos sobre custo do metro quadrado, perfil de moradores do bairros, serviços oferecidos e o que faz o carioca e moradores de outras cidades se apaixonarem!

Porque morar em Ipanema?

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça!

Morar em Ipanema é se sentir dentro de uma letra da Vinícius e Tom. Além da localização privilegiada na Zona Sul do Rio de Janeiro, entre os bairros do Leblon, Copacabana e Arpoador, com vista para Praia de Ipanema e a Lagoa Rodrigo de Freitas, a região ainda apresenta uma lista de serviços prestados como escolas de qualidade, hospitais, bons restaurantes, teatros e cafés.

Custo do metro quadrado

Vamos começar esse guia falando do custo do metro quadrado em Ipanema, o que não é um atrativo, mas precisa estar presente, afinal é relevante para quem está pensando em morar e comprar um apartamento no bairro.

O preço médio do metro quadrado no bairro é de R$ 19.563,00, perdendo apenas para o Leblon. Como você verá a seguir, muitos são os fatores que elevam a qualidade de vida no bairro, e consequentemente, seu custo.

Locomoção

Mesmo com a característica de ser um bairro nobre do Rio de Janeiro, Ipanema oferece a seus moradores um bom serviço de transporte público, com duas estações de metrô – que liga até a Tijuca – e ônibus, que ligam o bairro ao restante da cidade. Resumindo, se você vai precisar sair do bairro para trabalhar, diariamente, poderá contar com boas opções.

Praia de Ipanema

Uma das melhores praias do Rio de Janeiro, a Praia de Ipanema é bastante conhecida por sua beleza e seus postos, principalmente o 9 e o 10, frequentados por muita gente descolada, inclusive artistas, são pontos de encontro para uma cervejinha e bons drinks, pós trabalho ou banho de mar.

Se você gosta de praticar esportes em contato com a natureza, pode se preparar para boas partidas de frescobol e vôlei de praia, muito comuns no dia a dia do bairro.

Turismo

Além da praia de Ipanema, que já foi citada anteriormente, morar em Ipanema permite que você conviva diariamente com pontos turísticos de tirar o fôlego. Entre eles a Pedra do Arpoador, onde você pode assistir a um dos mais belos pôr do sol do Brasil. 

Para fiéis ou apaixonados por história, a Igreja Nossa Senhora da Paz é outro monumento que merece sua visita. A construção de 1918 guarda a imagem de Nossa Senhora da Paz vinda da França para o Rio de Janeiro.

O Mirante da Paz está localizado no Complexo Rubem. No local é possível ter uma vista 360º do bairro. Uma experiência inesquecível que pode ser realizada em conjunto com uma visita ao elevador panorâmico.

O Forte de Copacabana, como o próprio nome sugere está no bairro vizinho mais pode ser acessado por Ipanema. A construção do século XX e serviu como uma fortaleza militar por décadas. Recomendamos passar pela filial da confeitaria colombo e apreciar a vista maravilhosa!

Por último, mas não menos relevante – e apaixonante – a Lagoa Rodrigo de Freitas também é parte do bairro e é um dos atrativos turísticos mais marcantes para quem deseja morar em Ipanema.

Vida cultural

Outro aspecto que atrai muita gente que sonha em morar em Ipanema é respirar o mesmo ar que tantas opções culturais. Uma gastronomia que vai dos butecos aos grandes restaurantes internacionais, cada noite pode ser tornar inesquecível. Bares com blues e jazz, se misturam à gafieira e às boates com sons eletrônicos. Ao mesmo tempo cafés e livrarias podem tomar horas do seu dia, com boas leituras e ambientes super charmosos. Para os fãs de música e literatura, conhecer a Toca de Vinícius (de Moraes) é quase estar em contato com compositor..

Comércio de Luxo

Morar em Ipanema também é estar em contato com as lojas de luxo do Brasil e do mundo. Mega lojas, ambientes intimistas e conceituais pontuam o comércio do bairro.

As ruas Garcia D’ávila e Nascimento Silva reúnem algumas das principais marcas nacionais e internacionais.

E aí? Já decidiu morar em Ipanema? Ainda em dúvida? Nossos especialistas podem de ajudar.

Encontre apartamentos e casas à venda no Rio de Janeiro em Ipanema, Leblon, Copacabana, Botafogo, e toda Zona Sul com a EmCasa.

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis