Pompeia: Multiculturalismo residencial

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Sesc Pompeia

Com uma cultura fortemente marcada pelos imigrantes que vieram para a região no início do Século XX, a Vila Pompeia, mais conhecida como Pompeia, é um bairro situado na Zona Leste de São Paulo e considerado uma ótima opção residencial por todo o seu charme com vias arborizadas e clima agradável.

Vamos mostrar por aqui vários argumentos que te levarão a considerar a Pompéia como o bairro do seu próximo lar.

Origem

Uma das teorias é que o nome, idêntico ao da famosa cidade do Império romano, foi dado ao bairro no início do século XX como uma homenagem à esposa do dono da companhia que realizava o loteamento dos terrenos.
Por conta do bairro abrigar grandes indústrias em seu início, a maioria da sua população era constituída por imigrantes. Com o objetivo de trabalharem nessas fábricas,  italianos, portugueses, espanhóis, japoneses e alemães se deslocaram para a região e por lá se estabeleceram, ajudando a estruturar todo o multiculturalismo do bairro.

Tal estrutura cultural é evidente até hoje, e um dos maiores exemplos disso é a grande influência italiana que o bairro possui, abrigando instituições como o clube de futebol Palmeiras, que tinha como sede, até pouco tempo atrás, o Estádio Palestra Itália. 

Outra parte da história do bairro, um pouco mais recente, é seu reconhecimento por servir de berço para importantes nomes da música brasileira, como a banda Os Mutantes. Por conta disso, o bairro é conhecido por alguns como a Liverpool brasileira, em alusão à cidade britânica que foi lar dos Beatles.

Preço do Metro Quadrado

Os imóveis no bairro são encontrados com uma média de R$10.000 por metro quadrado. Esse preço é similar em bairros próximos como Perdizes e está dentro da média dos preços praticados no restante da cidade. No entanto, pela localização e toda a infraestrutura presente na região, podemos considerar que o bairro apresenta um ótimo custo benefício.

Locomoção

A Pompeia é cercada pelos bairros de Perdizes, Água Branca, Lapa, Barra Funda, Vila Anglo Brasileira, Vila Romana e Sumaré, o que faz com que ela seja extremamente bem localizada.

Ele conta com duas importantes avenidas da cidade de São Paulo, a Avenida Pompeia, que corta o bairro de norte a sul, e uma parte da Avenida Francisco Matarazzo, que liga o bairro a regiões mais próximas ao centro da cidade .

Existem também boas opções de transporte público no bairro. Sua parte sul fica próxima Estação Vila Madalena da Linha 2 – Verde do Metrô. Já a parte norte, fica próxima ao Terminal de Ônibus da Barra Funda, que além de ônibus rodoviários, oferece opções de metrô na Linha 3 – Vermelha e de trem na Linha 7 – Rubi da CPTM. Por todo o bairro, também existem diversas estações de ônibus que levam tanto para as estações de metrô próximas, quanto para outras partes da cidade.

Turismo e Lazer

O bairro abriga um importante centro cultural da cidade de São Paulo, o Sesc Pompeia. Situado em uma antiga fábrica de tambores que existia no bairro na década de 30, sua arquitetura já é uma característica que vale a visita. O centro oferece diversas opções de atividades e também sempre apresenta várias modalidades artísticas como shows, danças e peças de teatro.

Muito próximo ao bairro também fica o Allianz Parque, nova arena do time de futebol Palmeiras, que foi construído no mesmo local onde se encontrava o Estádio Palestra Itália, antiga sede do time. A arena que além de sediar suas partidas, também já foi palco de importantes shows como os de Paul McCartney, Elton John, Guns N’ Roses e Coldplay.

Por todas suas raízes na música e proximidade com a Vila Madalena, um dos bairros mais boêmios de São Paulo, a Pompeia também oferece diversas opções de barzinhos, sendo considerado um grande polo de cerveja artesanal na cidade.

E aí, se interessou ainda mais pela Pompeia? Escolha um dos nossos imóveis no bairro e fala já com um de nossos especialistas! 

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis